null Núcleo de Biologia Experimental recebe visita da Fiocruz-RJ

Qua, 10 Novembro 2021 18:12

Núcleo de Biologia Experimental recebe visita da Fiocruz-RJ

Encontro teve como objetivo apresentar a infraestrutura do Nível de Biossegurança 3 (NB3) e Nível de Biossegurança Animal 3 (NBA3)


Pesquisadores da Universidade de Fortaleza e da Fiocruz-RJ em visita ao laboratório no campus da Unifor (Foto: Arquivo pessoal)
Pesquisadores da Universidade de Fortaleza e da Fiocruz-RJ em visita ao laboratório no campus da Unifor (Foto: Arquivo pessoal)

O Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, recebeu na primeira semana de novembro a visita do gerente do Laboratório de Experimentação da Fiocruz no Rio de Janeiro (Fiocruz-RJ), Rodrigo Müller. O encontro teve como objetivo apresentar a infraestrutura do Nível de Biossegurança 3 (NB3) e Nível de Biossegurança Animal 3 (NBA3), espaços que compõem o Nubex. Os participantes puderam trocar informações sobre o funcionamento adequado de um Laboratório NB3 conforme as normas de biossegurança, além de entender como está ocorrendo o funcionamento do NBA3 na Fiocruz-RJ. 

A visita contou ainda com a participação de Ramon Raposo, coordenador dos biotérios de produção, experimentação animal e NB3/NBA3, Cristina Moreira, diretora do Nubex, e  Angelo Roncalli, coordenador de pesquisa da Vice-Reitoria de Pesquisa da Unifor. Além das docentes, Danielle Malta, Dionne Rolim e Louhanna Teixeira

Rodrigo Müller, gerente do Laboratório de Experimentação da Fiocruz-RJ, explica sobre os motivos da vinda à Universidade de Fortaleza. “O objetivo da visita foi fazer uma avaliação prévia de biossegurança da nova instalação animal de nível de contenção biológica 3, na qual haverá manipulação de microrganismos de classe 3 e de animais infectados por estes patógenos que demandam alta contenção biológica. A visita teve o objetivo também de verificar a segurança operacional da área, avaliando fluxos de pessoal, material, insumos, além de avaliar estrutura, equipamentos e demais itens que compõem a segurança da área como um todo,  a fim de proteger a saúde dos trabalhadores e a saúde coletiva”, afirma Rodrigo. 

O NB3/NBA3 será um ambiente laboratorial de alto nível de contenção biológica, por visar atividades de manipulação de agentes patogênicos de risco biológico da classe 3, ou seja, de microrganismos de elevado risco individual, que podem causar doenças graves ou potencialmente fatais devido à exposição por via inalatória. É importante alertar, portanto, que exigirá a intensificação dos programas de boas práticas laboratoriais e de segurança, além da existência obrigatória de dispositivos e do uso de equipamentos de proteção individual e coletiva específicos para este tipo de trabalho.

O professor Ramon da Silva Raposo comentou sobre o encontro no Nubex. “Na visita foi possível compartilhar com o Rodrigo (Muller) as nossas expectativas para o início do funcionamento do nosso NB3/NBA3 dentro de critérios consistentes de biossegurança para o trabalho com SARS CoV 2. Pudemos ouvir o depoimento dele dos pontos críticos que Bio-Manguinhos já superou desde o início do NBA3 e quais precisamos ficar atentos, foi muito enriquecedor”, diz Ramon Raposo. 

Sobre o Nubex

O Núcleo de Biologia Experimental (Nubex) é um centro de excelência em pesquisa da graduação e pós-graduação da Universidade de Fortaleza. O Nubex foi inaugurado em março de 2013 com o objetivo de produzir novos conhecimentos que respondam aos desafios científicos, biotecnológicos e sociais do país. O Núcleo  atua nas áreas de pesquisa, de inovação e desenvolvimento para diversos segmentos, principalmente os da saúde, o de alimentos, fármacos e educação. 

No Nubex são desenvolvidas pesquisas numa perspectiva multidisciplinar nas áreas de ciências biológicas e da vida. O Núcleo também atua como unidade de suporte aos mestrados institucionais em Ciências Médicas, Enfermagem e Odontologia e ao Doutorado em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), além de programas de Pós-Graduação de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) parceiros.