null Pesquisadora Brigitte Jaumard é convidada para palestra sobre otimização em larga escala

Pesquisadora Brigitte Jaumard é convidada para palestra sobre otimização em larga escala

O evento é uma realização da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI) e do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIA).


Brigitte Jaumard é cientista da computação e especialista em programação matemática. Ela obteve seu doutorado em 2006 pela ENSTA ParisTech, sob a supervisão de Michel Minoux, depois de lecionar na Polytechnique Montréal.(Foto: Pedro Ruiz/Le Devoir)
Brigitte Jaumard é cientista da computação e especialista em programação matemática. Ela obteve seu doutorado em 2006 pela ENSTA ParisTech, sob a supervisão de Michel Minoux, depois de lecionar na Polytechnique Montréal.(Foto: Pedro Ruiz/Le Devoir)

No dia 14 de janeiro de 2020, a Universidade de Fortaleza receberá a cientista da computação e professora da Universidade de Concordia, Brigitte Jaumard. O evento acontecerá na sala B41 e terá como tema “Otimização em larga escala e aprendizado de máquina”.

A cientista da computação irá apresentar uma visão geral dos seus projetos recentes em colaboração com diferentes parceiros industriais. Além disso, Brigitte irá discutir alguns projetos com provedores de serviços de rede que combinam modelos e algoritmos de otimização em larga escala e teoria dos grafos, como as aplicações recentes de aprendizado de máquina no contexto de aplicações inteligentes de cidade, saúde e logística. O evento é aberto ao público.

Sobre a palestrante

Brigitte Jaumard possui uma cadeira de pesquisa da Universidade de Concordia, Tier 1, sobre otimização de redes de comunicação no Departamento de Ciência da Computação e Engenharia de Software (CSE), da Universidade de Concordia. Sua pesquisa se concentra na modelagem matemática e no design de algoritmos para problemas de otimização em larga escala que surgem em redes de comunicação, redes de transporte e logística e inteligência artificial. Estudos recentes incluem o design de algoritmos eficientes para design, dimensionamento e provisionamento de redes, algoritmos de agendamento em grades ou nuvens ópticas, em redes sem fio de banda larga e em redes ópticas passivas.

Em Inteligência Artificial, as contribuições incluem o desenvolvimento de algoritmos de otimização eficientes para lógica probabilística (raciocínio sob incerteza) e para projeto mecânico automatizado em redes sociais (projeto de ferramentas de estimativa de confiança).

No transporte, suas contribuições recentes incluem novos algoritmos para agendamento de trens de carga e atribuição de locomotivas sujeitos a minimização de energia, bem como estruturas de aprendizado de máquina para um cross-docking eficiente. B. Jaumard publicou mais de 300 artigos em revistas internacionais em Operações de Pesquisa e Telecomunicações.

Serviço

Palestra "Otimização em larga escala e aprendizado de máquina: algumas aplicações"
Data: 14 de janeiro de 2020 (terça-feira)
Horário: 16h
Local: Sala B41