null Programa de computador, desenho industrial e marca são temas da 2ª edição da Academia de Propriedade Intelectual

Evento promovido pela Vice-Reitoria de Pesquisa visa capacitar docentes e discentes da Unifor

A Academia de PI é uma ação destinada à comunidade acadêmica da Unifor que deseja se aprofundar nos temas propostos (Foto: Getty Images)

Visando disseminar a cultura da proteção das criações advindas de trabalhos  e projetos desenvolvidos pela comunidade acadêmica da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, a Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) realiza a segunda edição da Academia de Propriedade Intelectual, com a temática “proteção industrial para além das patentes: programas de computadores, desenhos industriais e marcas”. O evento acontece no dia 30 de setembro, das 9h30 às 11h30, no Auditório A3.

A iniciativa é destinada a professores e alunos da Unifor e terá a participação da palestrante Carla Fernandes Freitas, chefe do Centro de Propriedade Intelectual, Negócio e Inovação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI/CE). As inscrições podem ser feitas pelo link abaixo.

Ricardo Colares, coordenador de Prospecção e PI, explica quais serão as abordagens utilizadas no decorrer da palestra. “Neste evento específico, falaremos em outras criações menos comumente destacadas, mas que também oferecem possibilidade de proteção e ganhos econômicos na sua exploração comercial”.

O coordenador de Prospecção e PI reforça que a ação busca capacitar representantes de todas as áreas de conhecimento da Universidade para identificar a qualidade e induzir a proteção dos projetos, o que resulta em ganhos não só institucionais, mas também pessoais. “Acreditamos que existem diversas criações com esse potencial que não são percebidas pelos próprios criadores e o processo para protegê-las é bem mais simples que no caso de patentes”, explica.

Naiderson Lucena, coordenador de Inovação, destaca como a iniciativa vai contribuir a longo prazo. “No futuro, esperamos aumentar a quantidade e qualidade das propriedades intelectuais, bem como estimular o desenvolvimento de contratos de tecnologia e de transferência de tecnologia, desenvolvidos pela Unifor, e, também, em conjunto com as empresas. Além disso, fomentar a criação spin-offs acadêmicas, com intuito de disponibilizar para sociedade, produtos e serviços inovadores de alto valor agregado”.

Sobre a convidada

Carla Fernandes Freitas é mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Possui especialização em Gestão Pública pela Universidade de Fortaleza. É graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela também é técnica em Propriedade Industrial desde 2005, e atualmente está responsável pela Seção de Difusão Regional Nordeste II do INPI. Tem interesse em propriedade intelectual, inovação, políticas e gestão pública.

Academia de Propriedade Intelectual
Data: 30 de setembro de 2022