null Projeto da Unifor com Tribunal de Justiça visa celeridade dos processos judiciais

Ter, 29 Setembro 2020 10:07

Projeto da Unifor com Tribunal de Justiça visa celeridade dos processos judiciais

O objetivo é utilizar a inteligência artificial e a ciência de dados para eliminar tarefas repetitivas, aumentando a produtividade e a qualidade dos serviços para a sociedade.


Projeto tem como Cientista-Chefe o professor Vasco Furtado, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unifor. (Foto: Ares Soares)
Projeto tem como Cientista-Chefe o professor Vasco Furtado, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unifor. (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, celebra o início de mais um projeto de ciência de dados e inteligência artificial no sistema de justiça cearense. A parceria é com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), por meio do Programa Cientista-Chefe, implementado pelo Governo do Estado através da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O projeto prevê a implementação de ações que visam aumentar a produtividade na prestação jurisdicional de 1º e 2º grau. A pesquisa será desenvolvida nos próximos dois anos. Atualmente, a Unifor também desenvolve projeto de transformação digital no Ministério Público

O projeto do TJ-CE visa utilizar a inteligência artificial para subsidiar o trabalho de juízes e servidores a partir do acesso rápido a informações que contribuam para a análise e a elaboração de minutas de despachos, decisões, sentenças e acórdãos. A equipe de trabalho envolve 15 pesquisadores, entre professores e alunos de pós-graduação e graduação da Unifor, Instituto Federal do Ceará e Universidade Federal da Paraíba, sob a coordenação do professor Vasco Furtado, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unifor. 

Atualmente, o time de pesquisadores já trabalha na análise de processos e na identificação de gargalos dos trâmites processuais, com a finalidade de fazer um retrato do judiciário cearense com base em ciência de dados. “A etapa seguinte será a de identificar o que pode ser aplicado em termos de inteligência artificial, com o objetivo de eliminar tarefas repetitivas e reduzir perda de tempo, conferindo mais eficácia na prestação dos serviços do Tribunal de Justiça à sociedade”, explica Vasco Furtado. 

Para o juiz auxiliar do TJ-CE, Ricardo Alexandre Costa (foto), o projeto vai melhorar a qualidade de trabalho da comunidade jurídica. “Não vamos substituir ninguém. Ao automatizar tarefas repetitivas, vamos trazer mais conforto e saúde. E o usuário direto, o cidadão, será beneficiado com isso, pois terá uma decisão judicial mais rápida, mais segura e alinhada com as jurisprudências dos tribunais superiores. A inteligência artificial vai trazer sugestões, mas a decisão continuará sendo do ser humano”, enfatiza.

Ricardo Alexandre explica que projeto implementado pela Unifor no TJ-CE, a partir do Programa Cientista-Chefe, faz parte de um plano de gestão do órgão ancorado em inovação. Atualmente, o TJ-CE implementa o Programa de Modernização do Judiciário (Promojud), que investirá U$ 35 milhões na transformação digital da instituição via Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “As duas iniciativas estão interligadas. O Promojud inclui pesquisadores de Harvard e Stanford, que terão contato com os pesquisadores da Unifor”, destaca.