null Unifor disponibiliza site para divulgar editais e oportunidades de pesquisa

Qui, 31 Março 2022 18:35

Unifor disponibiliza site para divulgar editais e oportunidades de pesquisa

O ambiente divulga iniciativas relacionadas à pesquisa científica na Universidade de Fortaleza, como editais, projetos, publicações de alto impacto e financiamentos

Os interessados podem acessar a página no site da Unifor para acompanhar editais e oportunidades (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz (FEQ), tem como um de seus propósitos apoiar o desenvolvimento da atividade científica pela comunidade acadêmica. Para evidenciar a importância da pesquisa, a Unifor disponibiliza canais de comunicação para divulgar editais e oportunidades de pesquisa. Os interessados devem acessar a página “Editais”, que é o principal canal de divulgação, além de acompanhar os perfis oficiais da Unifor no Instagram, LinkedIn e Telegram.

Segundo Adriana Rolim, pesquisadora da Unifor e coordenadora de Pesquisa da Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP), o dia a dia de cientistas é muito dinâmico: delinear estudos, realizar coleta de dados, escrever artigos e relatórios, estudar, orientar estudantes, emitir pareceres, entre outras tantas demandas.

Por conta desse alto volume de atividades, ela pontua que muitas chances de benefício podem acabar não sendo vistas pelos pesquisadores. “Um espaço no nosso site, onde as oportunidades de financiamento podem ser consultadas, aumenta a chance de captação de recursos e, com isso, a participação do nosso corpo discente em projetos de pesquisa”, destaca a docente.

São disponibilizadas diversas formas de apoio para a comunidade acadêmica elaborar e aprimorar as atividades científicas. Destacam-se os editais de estímulo à pesquisa para o fortalecimento de grupos acadêmicos, assim como o incentivo à publicação de alto impacto. O corpo discente dispõe ainda do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (ICT), que periodicamente oferta bolsas aos discentes da Unifor.

+ Quero fazer pesquisa!

Referência em pesquisa

Reconhecida em rankings internacionais anualmente divulgados, a Unifor se destaca por seus investimentos e incentivos na área de pesquisa científica. Junto aos esforços aplicados pela instituição, os pesquisadores ainda podem robustecer os recursos para seus projetos buscando financiamentos externos. A Universidade divulga oportunidades e auxilia na submissão de trabalhos científicos a editais vigentes, identificando áreas estratégicas e captação de fundos financeiros.

“(Isso) é consequência do grande esforço da FEQ na manutenção do fomento, com recursos próprios e em parceria com agências de incentivo. Este reconhecimento também está intimamente ligado ao caráter inovador das pesquisas realizadas em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável da sociedade”, destaca a coordenadora de Pesquisa da VRP.

Iniciando na ciência

O engajamento na pesquisa científica ainda nos primeiros anos de graduação é uma prática primordial para estudantes que desejam ter uma carreira na esfera acadêmica e profissional também. Afinal, os alunos irão agregar conhecimentos gerais e específicos em suas respectivas áreas durante as experiências de pesquisa.

Adriana Rolim destaca a importância do ingresso no campo científico para os alunos: “Participar de projetos de pesquisa durante a graduação aumenta o desempenho acadêmico, além de promover desenvolvimento pessoal e profissional. A iniciação científica também melhora a análise crítica do(a) discente, a maturidade intelectual, e a compreensão da ciência e possibilidades futuras tanto acadêmicas como profissionais”.

Acesse a página de editais e pesquisa: clique aqui
Coordenação de Pesquisa: pesquisa@unifor.br