null Universidade de Fortaleza recebe visita de vice-reitor de Ensino e gestores da Unisuam

Seg, 29 Novembro 2021 17:58

Universidade de Fortaleza recebe visita de vice-reitor de Ensino e gestores da Unisuam

Encontro teve como objetivo troca de conhecimento e experiências entre as duas Universidades


A Unifor contou com a presença de representantes da Unisuam, instituição de ensino superior sediada no Rio de Janeiro (Fotos: Ares Soares) 
A Unifor contou com a presença de representantes da Unisuam, instituição de ensino superior sediada no Rio de Janeiro (Fotos: Ares Soares) 

O encontro entre representantes da Unisuam, sediada no Rio de Janeiro, e da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, possibilitou maior aproximação, além da troca de conhecimento e experiências, entre as duas instituições de ensino nas áreas de Odontologia, Ensino, Extensão, Inovação e Pesquisa. Na visita ao campus da Unifor, a instituição do Rio de Janeiro contou com o vice-reitor de Ensino, Bruno Teixeira; o  gerente de Inovação e extensão, Diego Braga; a diretora de Pesquisa, Inovação e Extensão, Cláudia Costa, e o coordenador do curso de Odontologia, Vitório Moraschini, no última dia 19 de novembro. 

Bruno Teixeira, Vice-Reitor de Ensino da Unisuam, comenta sobre a visita. “Muito mais que uma visita, foi uma verdadeira troca de conhecimentos e experiências extremamente agradável e proveitosa. Tínhamos dois objetivos: conhecer as instalações do curso de Odontologia e estreitar relacionamento na Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu, bem como as atividades de extensão”, diz Bruno Teixeira.

De forma mais específica, o vice-reitor destaca a estrutura de Odontologia da Unifor, exaltando o destaque da Universidade em relação à pesquisa. “A visita à estrutura de Odontologia tinha como objetivo conhecer o funcionamento dos processos de distribuição de materiais e instrumentais aos alunos, um processo que também será feito na Unisuam. Não poderia deixar de exaltar o grande empenho que a UniFor possui na pesquisa, para que o conhecimento possa ser difundido e ampliado, gerando conquistas significativas e expressivas para a Educação do País”, explica. 


A equipe foi apresentada a projetos desenvolvidos com participação da Unifor (Foto: Ares Soares)

O professor Milton Sousa, vice-reitor de Pesquisa da Universidade de Fortaleza, ressalta a importância da interação entre as duas instituições. “Foi uma satisfação receber a equipe da Unisuam, tivemos uma reunião produtiva onde explicamos as atividades desenvolvidas no âmbito da VRP. Devemos manter contato e compartilhar melhores práticas, haja vista que temos muitas similaridades”.

A coordenadora da Pós-graduação da Unifor, professora Christina Praça, também comenta a importância da visita e as temáticas tratadas durante o encontro. “A visita dos gestores da Unisuam na Universidade de Fortaleza foi uma oportunidade de troca de ideias e experiências. Nós abordamos vários assuntos, entre eles a Pós-graduação, modelos disruptivos e linkamos as estratégias da Pós-graduação associadas à importância e relevância da pesquisa”, diz Christina Praça.

Destaque para a pesquisa

A Universidade de Fortaleza é considerada a melhor instituição de ensino superior particular do Brasil, segundo um dos mais conceituados rankings educacionais do mundo, o britânico Times Higher Education (THE). Em sua edição mais recente, divulgada em 1º de setembro de 2021, foram avaliadas mais de 1.600 universidades de 99 países. 
 
Com a criação da Vice-Reitoria de Pesquisa, em 2021, o pilar da pesquisa ganha ainda mais relevância na Universidade de Fortaleza. A nova Vice-Reitoria tem à frente o professor titular na Universidade de Fortaleza, doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV- SP), Milton Sousa.  Ele participa do programa Microeconomics of Competitiveness (MOC) da Harvard Business School (EUA, 2016-Atual), é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2) e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA) e no Mestrado Profissional em Administração.