null Universidade de Fortaleza se destaca no Ceará pela qualidade da produção científica

Ter, 5 Outubro 2021 15:28

Universidade de Fortaleza se destaca no Ceará pela qualidade da produção científica

De acordo com dados obtidos no Web Science, o índice de citações da Universidade é superior à média do estado


Ciência da Computação, Engenharia, Saúde Pública Ambiental e Ocupacional estão entre as áreas que mais se destacaram (Foto: Ares Soares)
Ciência da Computação, Engenharia, Saúde Pública Ambiental e Ocupacional estão entre as áreas que mais se destacaram (Foto: Ares Soares)

Segundo a Web Science ‒ plataforma que cataloga e acompanha a produção de pesquisadores de todo o mundo ‒, a Universidade de Fortaleza se destaca no estado do Ceará com o maior índice de citação por artigo, parâmetro adotado internacionalmente como medida de qualidade. A Unifor tem a média de 5,6, enquanto a média do Ceará é de 4,1. Além disso, a instituição tem o maior índice de citação normalizada por área, com 1,45.

De acordo com a mesma fonte, as áreas que mais se destacam, em volume de publicações são Ciência da Computação, Engenharia, Saúde Pública Ambiental e Ocupacional, Dentística, Telecomunicações, Economia e Business e Enfermagem.

Antonio Gomes Souza Filho, professor do departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Cientista Chefe da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), comenta sobre o desempenho da Unifor na área.


O cientista chefe da Funcap, professor Antonio Gomes Souza Filho, ressalta os indicadores de qualidade para pesquisa (Foto: acervo pessoal)

“Os pontos que qualificam bem a produção da Unifor são citação por artigo e o impacto ponderado por campo de pesquisa. O número médio de citações por artigo depende de cada área do conhecimento, e portanto, esse número isolado é um indicador de qualidade que merece ser olhado com a devida ponderação. No entanto, quando consideramos o impacto ponderado por área, podemos comparar diferentes instituições e nesse caso a Unifor se destaca no estado do Ceará com o maior índice de impacto. Esses dois indicadores, principalmente o último, têm contribuído para a presença e destaque crescente da Unifor nos rankings internacionais”, comenta o Cientista Chefe da Funcap.

O desempenho da produção científica cearense é destacado pelo professor Tarcísio Pequeno, presidente da Funcap (Foto: ares Soares)

Tarcísio Pequeno, presidente da Funcap, comenta a relação entre as duas instituições e reforça o excelente desempenho da Unifor. “A Funcap se congratula com a Unifor pelo incremento na qualidade de sua produção científica e vê nesse fato evidência do êxito da política de ciência, tecnologia e inovação aplicada no estado do Ceará", afirma Tarcísio Pequeno.

Reconhecimento


A importância do fomento à ciência foi reforçada pelo professor Angelo Roncalli, coordenador de Pesquisa da Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares)

Para o professor Angelo Roncalli, coordenador de Pesquisa da Unifor, os dados e o reconhecimento possuem relação com a inovação presente nas pesquisas realizadas. ”Neste momento de pandemia, ver a pesquisa da instituição se destacando no estado pode ser visto como consequência ao grande esforço da Fundação Edson Queiroz na manutenção do fomento, com recursos próprios e em parceria com agências de fomento, destacando-se a Funcap. Este reconhecimento também está intimamente ligado às pesquisas realizadas com caráter inovador, em áreas estratégicas, para o desenvolvimento sustentável da sociedade”, explica o docente.