Apoio Institucional

Equipes conversam no Laboratório de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (LCDIA)

 

A Universidade de Fortaleza é um ambiente de construção e transformação de pessoas, onde o conhecimento é gerado e transmitido, e, quanto mais próxima ela estiver da sociedade, isso favorecerá a aplicação do conhecimento nela gerado e a instituição estará exercendo melhor seu papel.

A parceria entre a Unifor e as empresas representa uma cooperação onde os benefícios são mútuos e ampliam as possibilidades de crescimento para ambos, considerando o interesse das partes em contribuir para o incremento técnico-científico do país, mediante a expansão, a disseminação e a transferência do conhecimento científico e tecnológico; a possibilidade de contribuir para a inovação e o aperfeiçoamento dos modelos e sistemas sócio produtivos brasileiros; a possibilidade de propiciar a capacitação institucional na realização de atividades de projetos de desenvolvimento científico, pesquisa e capacitação tecnológica, respondendo aos anseios do governo e da sociedade brasileira.

Diversas formas de apoio institucional são disponibilizados pela Unifor. A duração do apoio institucional é de, no máximo, seis meses, sendo cada projeto reavaliado ao final do prazo para possível continuidade no apoio.

O apoio institucional ocorre de acordo com as necessidades individuais dos projetos, podendo ser com consultorias, mentorias, apoio à propriedade intelectual, intermediação com o mercado, bolsas de pesquisa, capacitações e suporte ao desenvolvimento.

Serviços

A Unifor conta com vários laboratórios de pesquisa. Os proponentes de ideias terão acompanhamento com a equipe, de acordo com o projeto, além de poderem pleitear acesso à área de desenvolvimento e prototipação.

As ideias com destino ao mercado precisam de validação, comercial e técnica. Para isso é necessário que os proponentes e idealizadores tenham um apoio para transformar protótipos em MVPs (Minimum Viable Product).

Projetos inovadores e escaláveis têm possibilidades de impacto mundial. A Unifor entende a importância do cenário internacional para startups e inventores e, por isso, dá apoio à internacionalização com: Possibilidade de realização de viagens internacionais, participação em feiras e congressos e conexão com hubs internacionais de inovação, financiados pelo Fundo de Pesquisa e Inovação.

Confira o Manual de Proteção à Propriedade Intelectual

Acredita que possui uma tecnologia passível de patenteamento? Clique aqui e acesse o "Formulário para Avaliação de Patenteabilidade de Tecnologia".

Os proponentes podem receber, de acordo com o projeto, apoio na forma de reuniões e apresentações dos projetos ou protótipos executados à empresas e parceiros da DPDI e Unifor, afim de gerar contratos de pesquisa e desenvolvimento ou contratos comerciais.

A Unifor poderá apoiar a inovação aproximando inovadores a fundos de investimento públicos ou privados. Este apoio dependerá do estágio de maturidade do projeto de inovação, o que será avaliado pela DPDI. Além disso poderá ser dado apoio para busca de recursos públicos ou privados por meio de editais ou outras oportunidades que possam surgir. Isso envolve atividades como:

  • Levantamento das oportunidades de financiamento de forma sistemática e contínua;

  • Comunicação e orientação acerca das oportunidades identificadas;

  • Auxílio na elaboração do projetos de captação;

  • Participar como interveniente, proponente, executora ou co-executora em oportunidades de captação de recursos;

  • Participar como parceiro (ICT) em Editais ou Chamadas Públicas de captação; ou

  • Mobilizar recursos complementares e ou contrapartidas exigidos para a captação de recursos.

As ideias propostas podem receber apoio na forma de bolsas de pesquisa, a critério da direção da DPDI. Paralelamente, os alunos e professores que desejam inovar podem submeter solicitações de bolsas em resposta a chamadas de editais de fomento lançados por agências como CNPQ, FINEP, FUNCAP e CITINOVA.

Com o objetivo de manter o conhecimento fluido e atualizado, uma das formas de apoio é a levantamento e realização de encontros com temas relevantes aos projetos selecionados, abertos a todo o público interno da Unifor, como criação de planos de negócio, projetos para editais, modelo CANVAS, registro de propriedade intelectual mantidos pelo INPI, prototipação de software e hardware, etc.

Informações para contato

Apoio Institucional

  • E-mail de contato: inovacao@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477-3409 | 3477-3632
  • Endereço de contato: Bloco M, sala 30