Alavanque sua carreira com a Especialização em Medicina do Trabalho

qui, 7 março 2024 08:37

Alavanque sua carreira com a Especialização em Medicina do Trabalho

Formação dura 24 meses e tem como proposta preparar profissionais aptos a enfrentarem diferentes adversidades no ambiente laboral 


Médicos do trabalho são responsáveis por prevenir doenças ocupacionais e promover ambientes laborais seguros (Ilustração: Getty Images)
Médicos do trabalho são responsáveis por prevenir doenças ocupacionais e promover ambientes laborais seguros (Ilustração: Getty Images)

A presença de profissionais especializados em questões relacionadas à saúde e segurança dos trabalhadores é frequentemente destacada como relevante em ambientes de trabalho. Esses especialistas possuem conhecimentos técnicos e habilidades metodológicas que lhes permitem avaliar, organizar e gerenciar ambientes laborais, com foco na promoção da saúde do trabalhador e na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A atuação desses profissionais é fundamentada em bases legais que visam assegurar um desenvolvimento humano qualificado, compreendendo a complexidade das relações entre trabalho, saúde e ambiente.

É nesse contexto que a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino mantida pela Fundação Edson Queiroz, oferece a Especialização em Medicina do Trabalho. Com o objetivo geral de formar médicos do trabalho dotados de competências e habilidades para atuação consciente, crítica, prática e reflexiva, o curso visa capacitar profissionais para enfrentar desafios presentes nos ambientes laborais. Os objetivos específicos da especialização incluem a formação de um espaço de excelência na área de segurança e saúde do trabalhador, a promoção da interdisciplinaridade e o desenvolvimento de um referencial teórico que propicie a reflexão e ações voltadas para a garantia dos direitos dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e saúde.

Destinada a profissionais graduados em Medicina com interesse na área de Saúde do Trabalhador, a especialização oferece um programa abrangente e rigoroso. Com periodicidade quinzenal e uma carga horária de 1926 horas/aulas, o curso tem duração de 24 meses, proporcionando aos participantes formação completa e atualizada para enfrentar os desafios da saúde ocupacional e contribuir para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

Foco na promoção da qualidade de vida

Para Franklin Martins, egresso da especialização e perito oficial em saúde, a formação adicional foi importante para seu desenvolvimento profissional, uma vez que trouxe diferentes aulas práticas, debates sobre temas contemporâneos e a participação de profissionais de diversas áreas da saúde e segurança ocupacional. 

Ele também destaca o motivo pelo qual escolheu a especialização em Medicina do Trabalho para  trilhar sua carreira profissional.

A principal motivação foi a excelência do curso, amplamente reconhecida em todo o País, uma vez que a especialização atrai estudantes de diversas regiões. Além disso, destaco o credenciamento da especialização pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) e pela Associação Médica Brasileira (AMB)." — Franklin Martins, egresso da Especialização em Medicina do Trabalho da Unifor

Segundo Ana Paula Martins, egressa que atua como médica do trabalho, a decisão de se especializar nessa área surgiu da sua aspiração em trabalhar na prevenção de doenças e na reintegração de pacientes, visando contribuir de forma significativa para a qualidade de vida desses indivíduos. 

 "A melhor decisão que tomei foi buscar uma pós-graduação em uma universidade abrangente, onde pude adquirir conhecimentos teóricos e práticos com professores especializados, além de ter a oportunidade de realizar um estágio de um ano sob a orientação do professor Pedro Fernandes. Isso me permitiu aprender e vivenciar a realidade da profissão, facilitando minha entrada no mercado de medicina do trabalho." — Ana Paula Martins, egressa da Especialização em Medicina do Trabalho da Unifor 

A profissional também ressalta a importância primordial, em sua formação, de manter-se constantemente atualizada com as exigências vigentes do mercado de trabalho. 

“As competências essenciais para se tornar um médico do trabalho de excelência foram adquiridas durante minha formação na pós-graduação na Unifor. A evolução contínua no campo da Medicina do Trabalho e a crescente demanda por profissionais qualificados têm sido evidentes nos últimos anos, impulsionadas pelas transformações decorrentes da globalização e pelo uso cada vez mais avançado de tecnologias”, finaliza Ana Paula.