null Alunos e professores da Pós-Unifor ministram workshop em evento de inovação e sustentabilidade

Alunos e professores da Pós-Unifor ministram workshop em evento de inovação e sustentabilidade

Realizada por docentes e estudantes do Mestrado Profissional de Ciências da Cidade, a oficina vai promover estudo da vila do Cumbuco


A programação em conjunto com kitesurfistas também procura estabelecer novo recorde mundial a ser registrado no Guinness World Record em 2023 (Foto: Liliana Santoro)
A programação em conjunto com kitesurfistas também procura estabelecer novo recorde mundial a ser registrado no Guinness World Record em 2023 (Foto: Liliana Santoro)

Professores e estudantes do Mestrado Profissional de Ciências da Cidade da Universidade de Fortaleza – instituição de ensino mantida pela Fundação Edson Queiroz – vão ministrar workshop no evento "Kite for the Ocean” (K4tO), promovido pelo movimento Winds For Future (W4F), nos dias 22 e 23 de setembro. A oficina é aberta ao público, mediante inscrição, e explora o tema “Estudo da cidade: uma aplicação na vila do Cumbuco"

O workshop tem como base o livro do arquiteto norueguês Jan Gehl e da arquiteta dinamarquesa Brigitte Svare “A Vida na Cidade: Como estudar”, que retrata as diretrizes de como compreender melhor espaços públicos para que aconteçam projetos voltados para seus habitantes. 

Dessa forma, a programação conta com três etapas. O primeiro momento tem como proposta realizar um panorama dos principais pontos do livro. Já na segunda parte da oficina, será realizada uma visita em campo em espaços públicos da vila do Cumbuco, com levantamentos fotográficos e diferentes análises para mapear os principais trajetos ocupados da vila. A terceira parte da oficina consiste na construção de maquete física da região com auxílio das percepções e principais pontos de melhoria levantados. 

Ao final, a Unifor, em parceria com a Winds For Future, vai realizar uma carta manifesto, com pontuações e sugestões feitas durante a dinâmica para o Poder Público. 

Melhorias para além da universidade 

Para Renata Celestino, arquiteta do Grupo Hapvida Notredame Intermédica, mestranda do Mestrado Profissional em Ciências da Cidade e uma das palestrantes, o evento é uma oportunidade para que a universidade evidencie suas missões e propósitos para melhorar a cidade. 


(Foto: Arquivo pessoal)

“O evento serve para transmitir e ganhar conhecimentos, trocando ideias, vendo outros pontos de vista, enfim, saindo da bolha da academia e estando mais próxima da vida na cidade”, pontua a profisisonal.

Conheça o evento Kite for Ocean

O evento Kite for Ocean é iniciativa do movimento “Winds For Future” (W4F) e tem como objetivo promover a cultura oceânica, gerar mudanças e debates sobre o tema sustentabilidade global. A iniciativa acontece na Praia de Cumbuco, aproximadamente 30 km de distância da capital cearense e reúne painelistas, líderes sociais  e organizações que exploram inovação e sustentabilidade no estado do Ceará. 

Neste ano, a proposta do evento é reunir grupos de kitesurfistas de diferentes partes do mundo para percorrerem o total de 44 mil km, equivalente a uma volta ao redor da terra. A jornada vai acontecer em prol da saúde do oceano. Desse modo, a cada quilômetro percorrido pelos profissionais de kite surf, o projeto se compromete a remover um quilo de lixo das praias e estuários. O gesto garante um total de 44 toneladas de materiais retirados entre agosto de 2023 e maio de 2024. 

Mais sobre o Mestrado Profissional de Ciências da Cidade da Unifor 

A formação é destinada para profissionais de diferentes áreas que desejam se qualificar para atuar de modo científico, técnico, sistemático e metódico em planejamento, execução, avaliação e ação de desenvolvimento de cidades. 

No Mestrado Profissional em Ciências da Cidade (MCPP), os estudantes podem aprimorar a formação teórica e prática. Desse modo, capacita futuros profissionais para assumir responsabilidades para tomar decisões de modo objetivo, sistematizado e crítico a fim de intervir na dinâmica e no contexto da cidade contemporânea.

A pesquisa ao longo do curso tem como objetivo integrar o conhecimento aplicado à atividade profissional na área do planejamento de cidades, redes de sensores sem fio voltadas para o monitoramento e controle de processos do meio urbano. Além disso, por meio da grade curricular, garante que os estudantes desenvolvam compreensão de espaço urbano e da cidade conectada e a potencialidade para a inovação e criatividade. 

Adicionalmente, o MPCC tem parceria com a renomada Columbia University, de Nova York (EUA), considerada uma das melhores universidades americanas. Ainda no âmbito dessa parceria, ao longo do curso, acontecem dois módulos com a temática Tratamento e Reuso de Água Servida e o outro explora Empreendedorismo e Inovação

Serviço

Workshop no “Kite for the Ocean”
Data: 22 e 23 de setembro 
Local: Praia de Cumbuco 
Horário: 13h30 às 17h (sexta) | 9h às 12h30 e 13h30 às 17h  (sábado)
Inscreva-se aqui 
Mais informações: mpcc@unifor.br |  (85) 3477-3166