null Conexões Internacionais realiza palestra com pesquisador canadense sobre dor orofacial

Conexões Internacionais realiza palestra com pesquisador canadense sobre dor orofacial

Organizado pelos Mestrados de Ciências Médicas e de Odontologia da Unifor, o evento é voltado para alunos da pós-graduação e da graduação, bem como demais interessados no tema


Barry Sessle é professor da Faculdade de Odontologia e do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Toronto, no Canadá (Foto: Divulgação)
Barry Sessle é professor da Faculdade de Odontologia e do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Toronto, no Canadá (Foto: Divulgação)

No próximo dia 11 de agosto, a Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, promoverá a palestra “Orofacial pain mechanisms and their clinical significance to diagnosis and management”. O momento acontecerá em formato híbrido, na sala B03 e por videoconferência (via Google Meet), às 12h, e será conduzido pelo professor canadense Barry Sessle, especialista em pesquisas internacionais renomadas sobre dor orofacial e disfunção e função.

O evento é uma iniciativa do Programa Conexões Internacionais da Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza (Pós-Unifor), realizada pelos Mestrados de Ciências Médicas e de Odontologia. Podem participar alunos da pós-graduação e da graduação, além de outras pessoas interessadas no tema, mediante inscrição por meio do link abaixo. As inscrições são gratuitas.

“Participar deste momento com o professor Barry Sessle é uma excelente oportunidade para os alunos e docentes da Universidade na troca de conhecimentos, além de fortalecer a colaboração entre os discentes e docentes”, reforça Danielle Malta, docente e coordenadora do Mestrado em Ciências Médicas da Unifor.

Sobre Barry Sessle

Barry Sessle é professor da Faculdade de Odontologia e do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Toronto, no Canadá. Sua pesquisa sobre o tema tem sido apoiada por mais de 40 anos pelos Institutos Canadenses de Pesquisa em Saúde e pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA. 

Foi presidente da Associação Internacional de Pesquisa Odontológica, da Associação Canadense de Pesquisa Odontológica, da Associação Internacional para o Estudo da Dor e da Sociedade Canadense de Dor. Além disso, foi reitor da Faculdade de Odontologia da Universidade de Toronto de 1990-2001.

Sua produção científica consiste na publicação de 11 livros e 450 artigos, de periódicos e capítulos de livros. Proferiu quase 500 palestras como convidado em todo o mundo e orientou vários estudantes, bolsistas de pós-doutorado e cientistas visitantes. 

Programa Conexões Internacionais

Com o objetivo de reforçar o processo de internacionalização do seu Programa de Pós-graduação, a Unifor lançou o Programa Conexões Internacionais. Por meio da iniciativa, são realizadas palestras mensais em diferentes áreas do conhecimento, ministradas por pesquisadores estrangeiros que trabalham em parceria com professores dos programas de pós-graduação e mestrados profissionais da Unifor. 

+ Unifor lança programa para fortalecer a internacionalização da Pós-graduação

Os eventos são gratuitos e têm como público-alvo alunos e professores da pós-graduação, graduação, pesquisadores e demais interessados nos temas. Os encontros ocorrem sempre das 12h30 às 13h30, no bloco B e em formato híbrido (presencial e on-line síncrono). 

Mestrado em Ciências Médicas

Iniciado em 2014, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Unifor foi concebido com a missão de promover a capacitação de alto nível para profissionais da área da saúde, inseridos ou interessados na atuação em instituições educacionais, de pesquisa, de caráter assistencial ou ainda no setor produtivo.

Tem ainda por objetivo a formação de futuros docentes e pesquisadores na área das Ciências Médicas, capacitados para o desenvolvimento de pesquisas inovadoras que invistam no conhecimento científico e formação de profissionais adequados para as necessidades de nossa sociedade. 

+ Saiba mais sobre o Mestrado em Ciências Médicas da Unifor

O mestrado está com inscrições abertas com 10 vagas disponíveis para profissionais que desejam agregar conhecimentos e habilidades relacionados à competência e criatividade do conhecimento científico na área. O Edital Nº 38/2023 estabelece as condições de seleção. As inscrições podem ser feitas de 31 de julho a 12 de setembro pelo formulário on-line. Os documentos listados no edital devem ser enviados por email para ppgcm@unifor.br.  

Os candidatos poderão escolher entre duas áreas de concentração: Ciências Médicas, com as linhas de pesquisa em: Estudos Clínicos em Ciências Médicas e Estudos Translacionais em Ciências Médicas; e na área em Ensino em Saúde, com a linha: Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas.

O processo seletivo é composto de três etapas: avaliação cognitiva, análise curricular e entrevista. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 14 de setembro.

O curso é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com conceito 5. 

Serviço

Palestra “Orofacial pain mechanisms and their clinical significance to diagnosis and management”
Data: 11 de agosto de 2023
Horário: 12h
Local: sala B03 e via Google Meet
Inscrições aqui