null Curso de Introdução ao Jornalismo de Dados e outros de curta duração têm inscrições abertas

Ter, 28 Junho 2022 17:07

Ampliar habilidades relacionadas à profissão está entre as possibilidades das formações oferecidas na Educação Continuada da Unifor. Identifique uma delas e escolha como investir na própria carreira

O curso prepara os alunos para trabalhar em projetos complexos de análise de dados que exigem o desenvolvimento de interfaces visuais para comunicar resultados (Foto: Getty Images)

O jornalista é o profissional que coleta, investiga, analisa e transmite periodicamente informações da atualidade. A abundância de dados amplia as possibilidades de atuação de jornalistas, especialmente aos que estão aptos a analisá-los de forma mais complexa e a fazer cruzamentos de informações. Para contribuir com a formação de profissionais da área, o curso de Introdução ao Jornalismo de Dados será realizado na Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, a partir do dia 1º de agosto, ministrado pelo professor Ilo Aguiar.

O docente é doutor em Media Digitais pela Universidade Nova de Lisboa (UNL) no âmbito do programa internacional da Universidade do Texas em Austin (Estados Unidos)/Portugal, é membro do iNOVA Media Lab, laboratório do ICNOVA na UNL, e do Computational Media Lab, na Universidade do Texas. Ilo Aguiar é graduado em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza e mestre em Novos Media e Práticas Web pela UNL, sua principal área de investigação explora visualização de dados, redes sociais, métodos digitais e jornalismo de dados.

O curso capacita profissionais que pretendem ampliar conhecimentos, capacidades e competências necessárias para formar sólida base em campos que ganham cada vez mais relevância na investigação e no mercado de trabalho.Também visa preparar os alunos para trabalhar em projetos complexos de análise de dados que exigem o desenvolvimento de interfaces visuais para comunicar resultados.

“Saber extrair dados de páginas da Internet ou de arquivos PDF, analisar essa informação, procurando padrões e outliers nos dados, e criar gráficos são competências cada vez mais necessárias para os jornalistas atualmente”, ressalta o professor. Ele ressalta ainda que essas técnicas podem ser aplicadas a todas as editorias de um jornal, por exemplo. “Com a pandemia da COVID-19, a visualização de dados ganhou ainda mais evidência. Atualmente muitos veículos possuem equipes dedicadas ao Jornalismo de Dados e o investimento se paga: as matérias mais lidas da história de jornais como The New York Times, The Washington Post e Financial Times são visualizações de dados”.

O curso será ministrado pelo doutor em Media Digitais pela Universidade Nova de Lisboa (UNL) no âmbito do programa internacional da Universidade do Texas em Austin (Estados Unidos)/Portugal Ilo Aguiar (Foto: arquivo pessoal)

Para o professor, o domínio dos dados também pode levar o jornalista a atuar em outras áreas da comunicação, como assessoria de imprensa, marketing, etc. já que as informações obtidas com a extração e a interpretação são fundamentais para a construção de estratégias de comunicação personalizadas.

O curso busca suprir uma carência no mercado apresentando conceitos, técnicas e ferramentas utilizadas para desenvolver projetos baseados em dados e criar visualizações interativas. Dessa forma, permite integração em diferentes setores de atividade, possibilitando desempenhar profissões em áreas como Comunicação Social, Marketing e Gestão de Redes Sociais.

Cursos de curta duração

Na Unifor, os cursos de curta duração, na Educação Continuada, são voltados para profissionais e estudantes que estão buscando melhorias na formação em curto período de tempo em áreas como Comunicação e Gestão, Direito, Saúde, Arte e Design e Tecnologia e Engenharia. Além dos segmentos de negócios, a instituição também oferta cursos voltados para o bem-estar e qualidade de vida, em ramos como artes, saúde, esportes, lazer e outras.

Dessa forma, além da agilidade em se conseguir a formação, a experiência junto a outros colegas do mesmo ramo auxilia no networking e pode ampliar as possibilidades no mercado de trabalho.

Serviço:

Curso de Introdução ao Jornalismo de Dados (20 horas-aula)
Período do Curso: 1 a 5  e 8 a 12 de agosto de 2022
Horário das aulas: 19h às 21h.
Modalidade Online

Conteúdo do curso de Introdução ao Jornalismo de Dados

MÓDULO 1 – ENTREVISTANDO BASES DE DADOS
História do Jornalismo de Dados;
Contextualização e importância dos dados abertos;
Como coletar e navegar em grandes conjuntos de dados;
Como utilizar planilhas para limpar e analisar os dados;
Como criar gráficos simples.

MÓDULO 2 – VISUALIZAÇÃO DE DADOS
História da Visualização da Informação;
Design da visualização;
Como contar histórias com dados:
O que fazer e o que não fazer em visualizações;
Cor e estética.

MÓDULO 3 – FERRAMENTAS DE VISUALIZAÇÃO DE DADOS
Como extrair dados de documentos, websites e redes sociais;
Vantagens e pontos fracos de diferentes ferramentas de visualização de dados;
Como criar gráficos interativos;
Como criar mapas interativos;

MÓDULO 4 – PRODUTO FINAL
Em grupos, alunos apresentam uma visualização de dados.