null Docente da Pós-Unifor está no ranking dos 60 professores de Direito mais citados da América Latina

Sex, 22 Julho 2022 14:09

Docente da Pós-Unifor está no ranking dos 60 professores de Direito mais citados da América Latina

Martonio é procurador do município de Fortaleza. Possui doutorado em Direito pela Johann Wolfgang Goethe-Universitat Frankfurt am Main e já foi vice-presidente da OAB Ceará na gestão de 2004-2005.


Para Martonio, a acessibilidade e o desenvolvimento da tecnologia são fatores atribuídos ao resultado do ranking. (Foto: Ares Soares)
Para Martonio, a acessibilidade e o desenvolvimento da tecnologia são fatores atribuídos ao resultado do ranking. (Foto: Ares Soares)

O jurista Martonio Mont’Alverne, professor do Programa de Pós Graduação em Direito Constitucional da Universidade de Fortaleza está entre os 60 docentes de Direito mais citados da América Latina. O ranking, realizado pela AD Scientific Index, um dos mais importantes índices do campo científico, destaca os pesquisadores mais influentes em seus respectivos campos de pesquisa.

Único cearense na lista e colocado na 55ª posição, Martonio é procurador do município de Fortaleza. Possui doutorado em Direito pela Johann Wolfgang Goethe-Universitat Frankfurt am Main e já foi vice-presidente da OAB Ceará na gestão de 2004-2005. Entre os colegas de profissão, Martonio é sempre reconhecido pelo incentivo ao conhecimento científico e pela seriedade na pesquisa.

Para Martonio, a acessibilidade e o desenvolvimento da tecnologia são fatores atribuídos ao resultado do ranking. “Com a fácil divulgação de informações, aquilo que nós publicamos se torna mais rapidamente acessível pela rede mundial, nos sites, revistas e periódicos eletrônicos. As nossas publicações não se limitam somente ao o curso de Direito porque sempre gostou do debate político, que engloba a constituição e a redemocratização. Ele destaca dois grandes projetos que, durante sua trajetória profissional, o marcaram mais profundamente.

“Tive dois grandes projetos que me realizaram. O primeiro foi coordenar e elaborar o projeto do Mestrado e Doutorado em Direito da Unifor. A Universidade me deu a oportunidade de um aprendizado riquíssimo no âmbito da experiência profissional. Outra atividade que me realizou foi exercer, de 2006 a 2012, o cargo de procurador geral do município de Fortaleza. Essas duas experiências foram muito importantes pra mim, sobretudo porque me deram horizonte da teoria e do mundo concreto, da prática”, destaca Martonio.

A docência

"O professor Martonio é hoje o jurista cearense de maior prestígio. Um grande constitucionalista e pensador. Estar na lista dos principais juristas da América Latina só confirma isso. Essa conquista é fruto de anos dedicados aos estudos, sempre com rigor científico e o devido aprofundamento", disserta Ana Maria D'Ávila, professora do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor (PPGD). Para ela, Martonio foi essencial para a base sólida conquistada pelo PPGD, consagrado como um dos melhores programas do país.

"O professor Martonio não apenas foi um excelente coordenador do PPGD, mas um verdadeiro líder que motivou todo o corpo docente a dar o melhor de si e a trabalhar de forma conjunta em prol de nosso Programa", relata Ana Maria D'Ávila.

A professora Ana Maria D'Ávila não é a única: Martonio também marcou a vida profissional de Lilia Sales, ex-vice reitora da Unifor e que foi orientanda do professor durante o seu Doutorado, no ano de 2000. Para Lilia, pensar no Martonio é lembrar a persistência em impulsionar o conhecimento científico.

"Ele participou ao longo de toda a minha trajetória profissional. No doutorado, escolhi o tema mediação de conflitos, não comum na área jurídica naquela época (2000-2003). Ele, com uma mente aberta, acolheu, estimulou, buscou comigo uma base filosófica e participou de todo o processo de discussão para elaboração desse trabalho", relembra Lilia Sales. Anos depois, os dois criaram juntos a disciplina de Mediação de Conflitos para o Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor.

Lilia destaca, ainda, que Martonio sempre impulsionou que todos trabalhem a internacionalização. "Ele acredita que o conhecimento que a gente desenvolve aqui (Brasil) deve ser compartilhado com o mundo. Sempre trouxe esse olhar de estímulo ao estudo de autores internacionais, trabalhar com pesquisadores internacionais e valorizando sempre o conhecimento brasileiro. O Martonio pensa global e age local", enfatiza.

Apaixonado pelo Direito Constitucional e pela Teoria Política, Martonio conta que começou a cursar Direito porque sempre gostou do debate político. Para ele, ver o impacto da sua atuação como professor na vida dos alunos é gratificante.

"Quando vejo alunos, orientandos, que ocupam cargos no magistério superior mas que também têm um destaque na vida profissional, me sinto grato. À medida que esses alunos têm sucesso, significa que nós professores, fizemos a nossa tarefa e para mim, não tem nada mais gratificante do que isso", conta Martonio.

Sobre o PPGD

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Unifor está no mercado há quase 25 anos e tem conceito 6 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), configurando-se como um dos melhores do país, atraindo estudantes de outros estados em função de sua qualidade.

O Mestrado em Direito Constitucional da Unifor lançou seleção com as últimas vagas para ingresso no segundo semestre de 2022, de acordo com o Edital R. Nº 33/2022 . No total, estão em ofertas 20 vagas, das quais: 10 serão destinadas para a Área de Concentração em Direito Constitucional Público e Teoria Política, e 10 para a Área de Concentração em Direito Constitucional nas Relações Privadas.

Serviço

Seleção Mestrado em Direito Constitucional
Edital R Nº 33/2022
+ Ficha de Inscrição
+ Tabela de Pontuação dos Títulos
+ Modelo de Projeto do Mestrado

Inscrições: 30/06/2022 a 01/08/2022
Mais informações: (85) 3477.3058 / ppgd@unifor.br