null Egresso da Pós-Unifor é nomeado como Técnico Judiciário do TRF 1ª Região

Sex, 23 Dezembro 2022 16:38

Egresso da Pós-Unifor é nomeado como Técnico Judiciário do TRF 1ª Região

Lucas Veras foi aluno do curso de Especialização em Direito e Processos Administrativos da Universidade de Fortaleza entre janeiro de 2017 e julho de 2018

Além do TRF 1ª Região, Lucas Veras foi aprovado em outros cinco concursos e aguarda nomeação para o cargo de Técnico do Ministério Público da União – MPU (Foto: Ares Soares)

“Pessoas com deficiência podem alcançar além do que elas imaginam”. Essa é a mensagem que Lucas Veras, advogado e ex-aluno do curso de Especialização em Direito e Processo Administrativo do programa de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, reforça após ser nomeado para atuar como Técnico Judiciário no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Brasília, no Distrito Federal. O egresso da Unifor contabiliza ainda outras cinco aprovações em concursos públicos.

Lucas foi diagnosticado com deficiência auditiva bilateral severa e profunda aos quatro anos de idade, após sua mãe perceber que ele fazia leitura labial para entender o que as pessoas falavam. A surdez foi consequência da rubéola e, desde então, ele usa aparelho auditivo para melhorar sua audição.

Contudo, ser uma Pessoa com Deficiência (PcD) não determinou o destino de Lucas, que frequentou, na sua vida escolar e acadêmica, turmas para alunos sem deficiência. “A limitação auditiva não me prejudicou nos estudos, pelo contrário, gerou motivação para superar os obstáculos da vida, em prol de um olhar inclusivo”, esclarece.

Antes mesmo de se formar em Direito, Lucas passou no XX Exame de Ordem Unificado, em 2016. Na Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), o advogado participou da Comissão de Direito Administrativo e da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

No ano seguinte, ingressou na Especialização em Direito e Processo Administrativo na Unifor, visando ampliar seus conhecimentos na área jurídica e se capacitar profissionalmente. “A especialização contribuiu sobremaneira, não somente para aprovações nos concursos públicos, como também para o meu ingresso no mercado de trabalho, qual seja, na 2ª Vara da Comarca de Pacatuba/CE, onde passei quase três anos, e também para a minha participação nas comissões da OAB/CE”, reforça.

Enquanto aluno da Pós-Unifor, Lucas se destacou e chamou a atenção pelo seu compromisso e envolvimento com a formação. “Ele sempre se mostrou um aluno muito interessado e dedicado, sempre participando e questionando. Fiz parte da banca de avaliação do trabalho de conclusão dele na especialização, em que ele apresentou um estudo bem atual, diferenciado, trazendo propostas e problemáticas, um trabalho muito conclusivo e de grande relevância para a academia. É uma satisfação grande para nós ter um aluno como o Lucas, ele é um grande exemplo. E o sucesso dele é motivo de muita alegria”, celebra o professor e Assessor Geral de Pós-Graduação Lato Sensu e Educação Continuada da Unifor, Paulo Meyer.

Aprovações

Em 2017, Lucas ingressou no curso de Especialização em Direito e Processo Administrativo na Unifor e, no mesmo ano, prestou seu primeiro concurso público para os cargos de Técnico Judiciário e Analista Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho 7ª Região (TRT7), sendo aprovado dentro do cadastro de reserva, em 27º e 17º colocado, respectivamente.

No mesmo ano, em 2017, fez o segundo concurso, para os cargos de Técnico Judiciário – Área Administrativa e Analista Judiciário – Área Judiciária do Tribunal Regional Federal 1ª Região (TRF1) – Brasília/DF, no qual obteve aprovação dentro do cadastro de reserva, em 27º e 34ª colocado, respectivamente.

Em 2018, concorreu para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa do Tribunal Regional Federal 5ª Região (TRF5) – Ceará/CE e foi aprovado dentro do cadastro de reserva, em 35º colocado. Ainda em 2018, fez o concurso para Técnico do Ministério Público da União (MPU) – Brasília/DF, tendo sido aprovado dentro de cadastro de reserva, em 34° lugar estadual e 54° nacional.

No ano seguinte, em 2019, fez a prova para Agente Administrativo da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFOR), sendo aprovado dentro do cadastro de reserva como 26º colocado. E, no ano passado, em 2021, obteve aprovação, dentro das vagas, como 20º colocado no concurso para Inspetor de Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).

No início deste mês, no último dia 6 de dezembro, Lucas foi nomeado para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa do TRF1, e aguarda ser nomeado como Técnico do MPU. Contudo, a vida de concurseiro não finalizou, pois ele sonha ainda ser Procurador do Ministério Público Federal.