null Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Unifor está com inscrições abertas

Ter, 10 Janeiro 2023 14:11

Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Unifor está com inscrições abertas

Curso favorece o networking com professores, pesquisadores e profissionais de saúde, abrindo portas para o mercado de trabalho


O egresso do mestrado terá competência para desenvolver pesquisas e tecnologias baseadas em evidências de maneira a contribuir para a transformação da prática hospitalar e atenção primária (Foto: Getty Images)
O egresso do mestrado terá competência para desenvolver pesquisas e tecnologias baseadas em evidências de maneira a contribuir para a transformação da prática hospitalar e atenção primária (Foto: Getty Images)

Está aberto o edital para o Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz. As inscrições estão sendo realizadas exclusivamente pelo e-mail: mpe@unifor.br, por meio de formulário on-line, até 6 de fevereiro de 2023. Ao todo, 20 vagas são ofertadas.

Com foco prático e rigor teórico e metodológico, o curso aproxima os alunos da tecnologia e desenvolve habilidades de liderança, além de oferecer um modelo de dissertação diferenciado (projeto de intervenção) e módulo internacional.

Uso da tecnologia na Enfermagem

Um dos diferenciais do curso é a oferta de disciplinas que oportunizam a concepção e o desenvolvimento de produtos tecnológicos em forma de softwares, aplicativos, portais e outras ferramentas. Isto é possível devido à parceria com o Vortex - ambiente de formação vinculado à Diretoria de Tecnologia da instituição - e cursos como Engenharia de Produção, Ciência da Computação e Engenharia da Computação.

Para Karla Rolim, coordenadora do curso e docente da Unifor, essa aproximação tem possibilitado aos mestrandos desenvolver dissertações com inovação tecnológica. Ao final do programa, “o enfermeiro conseguirá gerar produtos e tecnologias que impactem nas instituições de saúde pública e privada, além de preparar profissionais para o desenvolvimento do cuidado de Enfermagem no sistema de saúde local, regional e nacional”, frisa.

Karla Rolim, coordenadora do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (Foto: Arquivo pessoal)

Vanessa Monte, que defenderá sua dissertação ainda este semestre, confirma a importância da tecnologia no seu dia a dia como enfermeira para auxiliar no cuidado aos pacientes. “Conhecer as tecnologias disponíveis nos proporciona o aprimoramento do cuidado com abordagem fundamentada e com rigor científico”, relata.

Desenvolvimento de lideranças e estímulo à pesquisa 

A formação do aluno enquanto tomador de decisões e líder é outra característica do curso, que atende a uma necessidade diária da atividade, uma vez que o enfermeiro responde por equipes de trabalho em diversas frentes. Suzana Aires Barbosa, egressa do mestrado, acredita que esse aspecto do MPTIE é de extrema relevância na construção de um perfil de qualidade profissional. “Precisamos cada vez mais de líderes que saibam liderar”, afirma.

Em paralelo à formação de lideranças, o incentivo à pesquisa no mestrado, revela aos alunos novas formas de atuação. Suzana conta que antes de ingressar no mestrado, acreditava que apenas quem atuava na academia conseguia realizar pesquisas, o que foi desmistificado com a vivência no curso.

Ela percebeu que, como enfermeira de serviço, poderia fazer pesquisas para embasar decisões diárias, gerando conhecimento científico em benefício dos pacientes. “Ele [o mestrado] trouxe o mundo da pesquisa científica para a beira do leito do paciente”, observa.

Experiência internacional

Para muitos alunos, o módulo internacional é o grande diferencial do curso. Com parcerias com a Universidade de Rouen, na França; a Universidade de Castilla de la Mancha, na Espanha; e a Escola Superior de Enfermagem do Porto e a Escola Superior de Enfermagem de Viseu, ambas em Portugal, a Unifor proporciona aos mestrandos uma experiência enriquecedora durante o período que permanecem fora do país.


Estudantes do MPTIE Unifor participam de módulo internacional no CHU - Centro Hospitalar Universitário de Rouen, na França (Foto: Arquivo pessoal) 

Além da visita técnica a um centro hospitalar, onde podem ver de perto a atuação dos profissionais, os estudantes desenvolvem seminários sobre especialidades da Enfermagem europeia, com aulas com professores estrangeiros. “Pude aprender e conviver com enfermeiros de outro país e ver como funciona minha profissão ao redor do mundo”, descreve Dyego Oliveira, egresso do mestrado.

Vanessa, aluna que também participou do módulo, fala sobre sua experiência: “Identifiquei as semelhanças, os déficits e a melhor qualidade em comparação com o Brasil, além das formas de trabalho inovadoras que podem ser aplicadas à nossa realidade”. Segundo a  coordenadora Karla Rolim, as instituições parceiras da Unifor primam pela transmissão e difusão da cultura, do saber e da ciência e tecnologia, por meio da articulação do estudo, do ensino e da investigação.

A docente reforça ainda que o egresso do MPTIE terá sua visão ampliada para prestar assistência de forma inovadora, transformadora e resolutiva. “A composição dessas características culminará na formação de um profissional adequado para atuar em qualquer ambiente de saúde”, assegura.

Serviço

Seleção para o Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem
Período: 2 de janeiro a 6 de fevereiro de 2023
Taxa de inscrição: R$ 136,00
Edital R Nº 58/2022
> Ficha de inscrição
> Modelo do projeto de pesquisa
Inscrições pelo e-mail: mpe@unifor.br
Mais informações: (85) 3477.3166