seg, 1 abril 2024 18:40
Missão República Tcheca promove experiência internacional em arquitetura e urbanismo
Promovida pela Universidade de Fortaleza, a iniciativa acontecerá de 12 a 23 de outubro e conta com o apoio da embaixada do Brasil no país europeu
A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza de 12 a 23 de outubro deste ano missão acadêmica à República Tcheca, destinada a docentes, alunos de graduação e pós-graduação da Unifor e demais interessados. A realização é do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), do Mestrado Profissional em Ciências da Cidade (MPCC) e da graduação em Arquitetura e Urbanismo, com apoio da embaixada do Brasil na República Tcheca. As inscrições vão até o dia 31 de julho.
Segundo Camila Bandeira, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, a missão para a República Tcheca nasceu logo após a realização da exposição fotográfica “Villa Tugendhat: modo de morar moderno”, em outubro do ano passado, no hall da Biblioteca Central da Unifor. A missão prevê ainda dois dias de visita a importantes conjuntos arquitetônicos vienenses, na Áustria.
“As viagens pedagógicas já são uma tradição no curso de Arquitetura e Urbanismo, que oferece aos alunos a oportunidade de vivenciar junto aos professores experiências em âmbito local, regional e nacional. Tais experiências, além do conhecimento técnico, permitem aos participantes uma imersão nos conhecimentos sobre arquitetura, urbanismo, paisagismo, além das vivências culturais”, destaca a professora Camila Bandeira.
Sobre a Missão República Tcheca
A professora Cristina Romcy, coordenadora do Mestrado Profissional em Ciências da Cidade (MPCC) da Unifor destaca a importância da missão à República Tcheca: “Passear pelas ruas de cidades como Praga, Brno e Zlin é deparar-se com as marcas deixadas pelos arquitetos Josef Gocár, Adolfo Loos e Mies Van Der Rohe. É deparar-se com marcas da arquitetura modernista inovadora, da planta livre, fluida e integrada com o entorno e com a natureza”.
O MPCC trabalha diversas áreas do saber de forma integrada para oferecer qualidade de vida à população com inovação e tecnologia. Nessa perspectiva integradora, trabalha para a implementação de cidades sustentáveis para redução do impacto ambiental e no combate das alterações climáticas com soluções baseadas na natureza.
“A Missão Unifor tem o objetivo de fortalecer o intercâmbio na busca de soluções para uma cidade sustentável.” — Cristina Romcy, docente e coordenadora do Mestrado Profissional em Ciências da Cidade (MPCC) da Unifor
Organização
Profa. Cristina Romcy
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2005), doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie São Paulo (2010). Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor, coordenadora do Mestrado Profissional em Ciências da Cidade e do Escritório de Acessibilidade da Unifor.
Profa. Camila Bandeira
Arquiteta e urbanista (UFC/1999) com mestrado em transportes (IST/Lisboa, 2002) e doutorado em engenharia de transportes (UFC/2023), é pesquisadora do Núcleo de Pesquisa - Planejamento da Acessibilidade e Mobilidade na Urbe Sustentável (PAMUS). Atua como consultora em sistemas de mobilidade e planejamento urbano, além de professora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de especialização em Mobilidade Urbana da Unifor, além da pós-graduação em Engenharia de Transportes da UFC. Coordena o curso de Arquitetura e Urbanismo (Unifor).
Participação
Prof. André Almeida
Arquiteto urbanista graduado pela I Facoltà di Architettura da Politecnico di Torino (Turim/Itália) e pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará. É também especialista em Gestão de Negócios Imobiliários pela Unifor e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É doutorando no PPGAU da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2021), atualmente em estágio de pesquisa na Leibniz Universität Hannover (Alemanha). É atualmente doutorando bolsista Capes em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em co-tutela com a Leibniz Universität Hannover. Leciona desde 2012 na Unifor em disciplinas e demais atividades de pesquisa e extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo.
Arquiteto Marco Maio
Diretor criativo do Marco Maio Architects, professor na Czech Technical University em Praga, República Tcheca. Seu escritório foi reconhecido e selecionado para receber o Grand Prix Architecture Award 2023 na categoria “Espaço Público e Paisagismo”, com o projeto Fibonacci feito em Praga (Grand Prix - BIG SEE Architecture Award 2023 - Winner, BIG SEE Architecture Award 2023 – Czech Republic, Landscape)
Conexão Unifor – República Tcheca
Na Unifor, a exposição “Villa Tugendhat: modo de morar moderno” contou com o apoio do arquiteto português Marco Maio, atualmente professor na Universidade Técnica de Praga. Ele foi convidado pela Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República Tcheca no Brasil, Pavla Havrliková, por ser um profundo estudioso da arquitetura tcheca.
A Villa Tugendhat é administrada pelo Museu da Cidade de Brno, que começou a gerenciá-la como um monumento da arquitetura moderna tcheca (Foto: Jaroslav Horak)
A mostra reuniu fotografias da Villa Tugendhat, verdadeiro ícone da arquitetura moderna tcheca projetada pelo arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe. Atualmente, o equipamento arquitetônico integra a Lista do Patrimônio Cultural Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Na sequência da mostra, que contou também com workshops e palestras sobre o tema, surgiu a Missão para a República Tcheca. Aberta a alunos dos cursos de mestrado e da graduação em Arquitetura e Urbanismo da Unifor, a iniciativa busca consolidar os conhecimentos sobre a arquitetura moderna, com ênfase na arquitetura tcheca, especialmente a Villa Tugendhat, além da troca de experiências em cidades como Brno, Praga e Viena.
Serviço
Missão à República Tcheca
Período: 12 a 23 de outubro de 2024
Inscrições: Clique aqui e inscreva-se
Mais informações: Professoras Camila Bandeira (85)9.9983-9597 e Cristina Romcy (85)9.9984-4707
Programação - Missão República Tcheca
11 de outubro (sexta-feira)
- Voo Fortaleza/Lisboa/Praga
- Apresentação no Aeroporto Pinto Martins e embarque com destino a Praga.
12 de outubro (sábado)
- Chegada em Praga. Passeio a pé pela parte histórica da cidade, com destaque à Cidade Menor, Cidade Velha, a Charles Bridge e o bairro judeu.
13 de outubro (domingo)
- Café da manhã no hotel e saída para visita do Castelo de Praga, uma das construções mais importantes da cidade, antigamente habitado pelos reis da Boêmia e atualmente residência presidencial. Com área superior a 72,5 mil m², a construção do século IX é considerada pelo Guinness World Records Book o maior castelo do mundo. Visita da Catedral de S. Vito, da Torre Dalibor, do Convento de São Jorge e da Viela Dourada.
- Após o castelo, visita à Villa Müller, uma icônica casa modernista de arquitetura inovadora, construída em 1930, com projeto de Adolf Loos para a residência de František Müller.
- Tempo para almoço (livre) e à tarde visita às principais representações da arquitetura modernista e cubista de Praga, tais como a Dancing House, a Diamant House, a Villa Kovařovicova, a Bauer Villa de Gočár, o Edifício cubista Vyšehrad etc.
- Retorno ao hotel e noite livre.
14 de outubro (segunda-feira)
- Café da Manhã no hotel e translado para recepção na Embaixada do Brasil em Praga.
- Em continuação, saída a pé da embaixada, acompanhada por guia local para visita guiada do Museu Nacional.
- Tempo livre para almoço em restaurante local.
- À tarde, translado para o CVUT, com recepção, visita à Biblioteca, Faculdade de Engenharia e Faculdade de Arquitetura. Apresentação dos pesquisadores para propostas de pesquisas.
- Retorno ao hotel e noite livre.
15 de outubro (terça-feira)
- Café da manhã no hotel e saída para visita ao conjunto habitacional Baba (Osada Baba), com suas 33 casas particulares.
- Em seguida, visita ao Instituto de Planejamento Urbano de Praga IPR/Camp.
- Tarde livre, com sugestão de passeio pela Malastrana e visita à Casa da Madona Negra, que abriga o Museu de Artes Decorativa de Praga, além de passeios a pé pelo centro da cidade.
16 de outubro (quarta-feira)
- Após o café da manhã, saída em direção a Brokis, para visita da Glassworks Janštejn e, logo a seguir, saída em direção a Brno. Acomodação no hotel e tempo livre para almoço.
- À tarde, visita ao Castelo de Brno e à parte histórica da cidade, como a Prefeitura Velha e o Relógio Astronômico, entre outros.
17 de outubro (quinta-feira)
- Café da manhã e visita guiada às quatro vilas mais representativas do Modernismo em Brno, tais como a Villa Tugendhat — Patrimônio Mundial pela Unesco, considerada a obra-prima do arquiteto Mies van de Rohe, e que segundo a Unesco é exemplo marcante do estilo internacional na arquitetura moderna que se desenvolveu na Europa nos anos 20.
- Em seguida, visita à Löw-Beer Villa, construída no início do século XX pelo fabricante têxtil de Brno, Moritz Fuhrmann, e que entre 1913 e 1939 pertenceu ao industrial judeu Alfred Löw-Beer, de quem recebeu o nome atual.
- Tempo livre para almoço e à tarde visita a Casa Jurkovič, belíssima arquitetura funcionalista em Brno. Joia Art Nouveau esta casa projetada pelo arquiteto Dusan Jurkovič que a construiu para si e sua família em 1906.
- Logo a seguir, visita à Casa Stiassni, construída entre 1927-1929 de acordo com o projeto do arquiteto Ernst Wiesner. A obra destaca-se principalmente pelos seus interiores arrojados, quase como um castelo. A moradia está rodeada por extensos jardins, com mais de três hectares, num bairro luxuoso de Brno Pisárky. Atualmente, pertence ao Instituto do Patrimônio Nacional.
18 de outubro (sexta-feira)
- Após o café da manhã, saída para a cidade de Zlin, para visita ao Memorial Tomas Bata, do arquiteto František Lydie Gahuraum e grande marco do funcionalismo: um prisma vazio colocado num ponto visível acima da cidade, no eixo central do espaço ascendente do parque, composto por vários módulos da moldura Zlín de 6,15 x 6,15 m e revestido apenas com vidro. No interior está a aeronave Junkers F 13 na qual Tomáš Baťa morreu em 1932. Gahura reduziu o monumento a três materiais básicos da arquitetura de Zlín: concreto, aço e vidro. A composição do edifício expressa os atributos únicos de Tomáš Baťa: generosidade, clareza, aspiração, otimismo, simplicidade e honestidade.
- Tempo livre para almoço em Zlin e passeio a pé pelo centro da cidade. Retorno ao Hotel em Brno.
19 de outubro (sábado)
- Café da manhã e saída para Viena, Áustria, para acomodação no hotel. Café da manhã no hotel e saída para visita das principais representações do modernismo vienense, tais como a Majolikahaus e Igreja de San Leopoldo (Kirche am Steinhof), o Hospital Otto Wagner, a Villa Wagner II, o Hofpavillion Hietzinga e retornando ao centro da cidade, visita a Palmenhaus, a Looshaus (Casa de Adolf Loos), a Künstlerhaus (Casa de artista ou VBKÖ), o Reloj Anker, a Farmacia del Ángel (Engel Apotheke), a Ponte Zollamtssteg sobre o rio Viena.
- Retorno ao hotel por conta própria.
20 de outubro (domingo)
- Café da manhã no hotel e saída para passeio de dia inteiro, dedicado a Gustav Klimt.
- A seguir, ao Secession Building, construído por Joseph Maria Olbrich, com design Jugendstil branco encimado por uma cúpula construída com 2.500 folhas de louro em ferro dourado e onde se encontra a maior obra de Klimt, o Friso de Beethoven.
- Tempo livre para almoço e à tarde visita ao Leopold Museum, no Museumsquartier, oportunidade para apreciar a pintura Death and Life, de Klimt, bem como a reconstrução de suas pinturas de teto da Universidade de Viena.
- Tarde livre no MuseumsQartier, sempre muito alegre e movimentado e onde será sugerida visita ao Museu de Arte Moderna de Viena.
21 de outubro (segunda-feira)
- Parte do dia livre para explorar Viena, com sugestões de passeios a pé pelo centro da cidade.
- Início do retorno a Fortaleza.