null Oficina capacita costureiras para o desenvolvimento de calcinhas absorventes

Oficina capacita costureiras para o desenvolvimento de calcinhas absorventes

Iniciativa idealizada por alunas do MBA em Comunicação e Marketing de Moda da Unifor visa promover dignidade menstrual no Ceará


Capacitação acontece no Laboratório de Costura do Bloco N, no campus da Unifor (Foto: Getty Images)
Capacitação acontece no Laboratório de Costura do Bloco N, no campus da Unifor (Foto: Getty Images)

De acordo com levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Locomotiva, em parceria com a marca de absorvente Always, 52% das mulheres no Brasil já foram atingidas pela pobreza menstrual. Ao levar este cenário em consideração, concludentes do MBA em Comunicação e Marketing de Moda da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, desenvolveram um projeto de impacto que visa promover dignidade menstrual. 

A iniciativa consiste em uma oficina que visa capacitar costureiras para o desenvolvimento de calcinhas absorventes. O momento acontece no dia 16 de setembro, de 8h às 12h, no Laboratório do Bloco N, e terá o professor Ricardo Bessa como facilitador. O projeto é capitaneado pelas alunas Mayara Farias, Trycia CostaLarissa Maia  a última é idealizadora da Comunidade Sangue Nosso, que doa, desde 2020, absorventes e itens de higiene para pessoas que menstruam e/ou em situação de rua e vulnerabilidade social. 

“Nós sabemos que não podemos apenas distribuir absorventes. Isso não vai solucionar o problema da falta de dignidade menstrual. Então, oferecer uma formação para costureiras que vivem nas comunidades permite que elas desenvolvam calcinhas para os locais onde moram e, possivelmente, tornem isso um negócio. Além disso, isso possibilita que, no futuro, a gente possa comprar a produção delas e fazer doação”, pontua Larissa.

Gabriela Lima, orientadora do projeto, reforça que a capacitação das costureiras gera um ciclo positivo, pois além da distribuição das calcinhas absorventes dentro das comunidades, a iniciativa pode gerar renda e emprego para essas mulheres. Ademais, no aspecto ambiental, contribui para a redução do desperdício e poluição advindas do descarte inadequado dos absorventes comuns. 

Sobre o MBA em Comunicação e Marketing de Moda

O MBA em Comunicação e Marketing de Moda da Unifor é voltado para profissionais com formação superior nas áreas de Design de Moda, Marketing, Publicidade e Propaganda, Administração, Comunicação e Jornalismo. Graduados em outros campos do conhecimento que tenham interesse em se especializar na área também podem se inscrever.

O curso visa formar especialistas capazes de atuar com excelência na gestão e direção do Marketing e da Comunicação de empresas no ramo da moda, além de capacitar os alunos para a compreensão dos processos de marketing, comportamento do consumidor, mídias digitais para moda, e-commerce, visual merchandising, imagem de moda, entre outros.

Serviço

Projeto de impacto – Oficina de costura
Data: 16 de setembro
Horário: 8h às 12h
Local: Laboratório de Costura, Bloco N