null Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor fortalece carreira profissional no Ministério Público do Ceará

Ter, 16 Maio 2023 18:02

Promotor de Justiça do Ministério Público do Ceará e ex-Procurador Geral de Justiça, Plácido Barroso Rios revela como o PPGD da Unifor auxilia no exercício da profissão

Plácido Barroso Rios é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Unifor (Foto: Divulgação)

Com inscrições abertas até o dia 5 de junho e início das aulas previsto para agosto deste ano, o Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Unifor está no mercado há 25 anos e é reconhecido pela excelência e tradição. O programa, que recebe estudantes de todo o Brasil em função de sua qualidade, é uma das principais opções para profissionais de instituições de Justiça.

O promotor de Justiça do Ministério Público do Ceará, Plácido Barroso Rios, é doutorando do PPGD e conta como o estudo tem auxiliado em sua carreira profissional. Entre os principais benefícios, está a qualidade do corpo docente, com 18 docentes doutores/pós-doutores qualificados e com experiências em suas áreas de estudo, além de reconhecimento nacional e internacional.

De acordo com o discente, o Doutorado na área do Direito Constitucional propicia uma visão holística da profissão, com análise profunda dos institutos jurídicos, o que leva os alunos a sair do modo de mera aceitação do sistema para, a partir do novo conhecimento, questioná-lo e criticá-lo, buscando de forma madura e qualificada o aprimoramento das atividades de trabalho nas instituições de Justiça.

Plácido ingressou no curso com o objetivo de contribuir mais para a efetividade do Direito, tornando-o mais acessível, simples e ágil. Para ele, o estudo e a pesquisa, somados à experiência, são caminhos pavimentados para o amadurecimento e aperfeiçoamento das instituições.

“Não conseguiremos ser bons profissionais sem a humildade de reconhecer nossas fragilidades e deficiências. O doutorado nos ajuda a conhecer melhor nossa principal ferramenta de trabalho, o Direito, e, com ele, superar inúmeros obstáculos que surgem todos os dias no exercício de nossas atividades”, explica o promotor do Ministério Público do Ceará.

Seleçao aberta

Para o segundo semestre de 2023, estão em oferta 40 vagas para o Mestrado e 20 para o Doutorado. Estando entre os melhores programas do país, o PPGD tem conceito 6 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para Plácido Rios, o principal diferencial da Universidade é ter como principal foco a transformação social como consequência do ensino.

“O aprendizado que não produz frutos é absolutamente estéril e sem sentido. É esta a maior inspiração que o PPGD nos transmite, passando sempre para os alunos a ideia de sermos instrumentos de transformação social, verdadeiramente líderes que transformam. É essa energia que nos instiga, nos encanta e nos estimula”, revela o doutorando do Programa.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail ppgd@unifor.br, com taxa de R$136,00. Todos os documentos exigidos para a inscrição estão listados, por modalidade de curso, no Edital R Nª 20/2023. No momento da inscrição, o candidato deverá escolher uma das duas áreas de atuação: Direito Constitucional Público e Teoria Política e Direito Constitucional nas Relações Privadas. Os candidatos com inscrições deferidas serão submetidos a duas etapas de seleção: análise curricular e entrevista pessoal/arguição. O resultado final do processo seletivo está previsto para 22 de junho.

Sobre o PPGD

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Unifor está no mercado há 25 anos e tem conceito 6 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), configurando-se como um dos melhores do país, atraindo estudantes de outros estados em função de sua qualidade.

Todo ano o Programa abre as inscrições para Mestrado e Doutorado, em que os candidatos devem escolher uma das duas áreas de concentração: Direito Constitucional Público ou Teoria Política e Direito Constitucional nas Relações Privadas.

Seleção Mestrado e Doutorado em Direito Constitucional
Edital R Nº 20/2023