null Pós-Graduação em Direito Constitucional promove Ciclo de Lições Internacionais

Pós-Graduação em Direito Constitucional promove Ciclo de Lições Internacionais

Evento é aberto ao público mediante inscrição gratuita até 26 de junho

A iniciativa está vinculada à disciplina de Teoria da Complexidade Estatal do PPGD (Foto: Wirestock/Freepik

O Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza o Ciclo de Lições Internacionais nos dias 26 e 28 de junho, com a participação dos professores italianos Omar Chessa, Costanza Honorati, Serena Crespi e Benedetta Ubertazzi. As aulas serão ministradas em italiano e transmitidas pelo Google Meet. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 26 de junho por meio deste link.

No primeiro dia do evento, o professor Omar Chessa abordará o tema “O Regionalismo Italiano Hoje”. No segundo dia, o tema da aula será "A Organização Política da União Europeia", dividido em três abordagens:

• “Da CEE à UE: desenvolvimentos históricos e estruturais de uma organização internacional sui generis” – Profª. Costanza Honorati;
  • “Competências e poderes do sistema institucional da UE: entre estado federal e organização internacional sui generis” – Profª Serena Crespi;
  • “O sistema de valores: os mecanismos jurídicos de respeito do Estado de direito nos Estados-Membros” – Profª Benedetta Ubertazzi.

O Ciclo de Lições Internacionais tem a coordenação institucional do professor Rômulo Leitão, coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Constitucional (Unifor/PPGD), e coordenação acadêmica do professor Humberto Cunha Filho (Unifor/PPGD).

26 de junho | 8h às 12h

O Regionalismo Italiano Hoje

• Expositor: Professor Omar Chessa, da Universidade de Sassari (Sardenha)

28 de junho | 8h às 12h