null Pós-Unifor debate os desafios na gestão de riscos da engenharia clínica

Pós-Unifor debate os desafios na gestão de riscos da engenharia clínica

Mesa-redonda será composta por especialistas na área e docentes da Unifor
 


Profissional que atua na área de engenharia clinica visa compreender a arquitetura hospitalar, sua normalização, planejamento e especialização  (Foto: Getty Images)
Profissional que atua na área de engenharia clinica visa compreender a arquitetura hospitalar, sua normalização, planejamento e especialização (Foto: Getty Images)

No próximo dia 19 de outubro, a especialização em Engenharia Clínica da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, promove uma mesa-redonda para discutir e compartilhar experiências relativas aos desafios vividos pelos profissionais no gerenciamento de risco da engenharia clínica. O evento, aberto ao público, é destinada a engenheiros eletricistas, clínicos, bem como gestores de unidades clínicas e hospitalares. Para participar do evento, que acontece às 19h, nas salas B42 e B44, é necessário fazer inscrição.

Segundo o coordenador do curso, Roberto Moura, o evento marca a finalização da sexta turma de Engenharia Clínica da Unifor, bem como visa dar as boas-vindas aos alunos da oitava turma, que estão prestes a iniciar o curso. “É um importante momento de fortalecimento e difusão para esses profissionais, o que é essencial para a promoção da saúde em unidades hospitalares”, destaca o docente.


Professor Roberto Moura, coordenador da especialização em Engenharia Clínica da Pós-Unifor (Foto: Divulgação)

Os profissionais com especialização em Engenharia Clinica têm acesso ao controle dos processos de gestão hospitalar, de manutenção e de incorporações tecnológicas diretamente relacionados com a otimização dos recursos financeiros, redução dos dispêndios e com a qualidade dos serviços. Nesse sentido, o profissional é capacitado para compreender a arquitetura hospitalar, sua normalização, planejamento e especialização em EAS. 

+ Saiba mais sobre a especialização em Engenharia Clínica da Unifor 

Convidados

Irão compor a mesa-redonda, o atual gerente corporativo da área de Engenharia Clinica da Unimed Fortaleza, Ribamar Filho; o ex-secretario da saúde do Ceará, Henrique Javi; o especialista em manutenção, com atuação nas áreas de equipamentos médicos, refrigeração e elétrica, Daniel Temoteo; e o docente do curso de pós-graduação em Engenharia Clínica da Unifor, David Guabiraba, responsável por moderar o debate. Após a mesa, os participantes poderão fazer perguntas e também compartilhar experiências. 

  • Ribamar Filho

Atuante na área há 15 anos, Ribamar Filho possui formação em Engenharia Eletrônica e é especialista em Engenharia Clínica. Atualmente é gerente corporativo da área de Engenharia Clínica da Unimed Fortaleza, atuando nos dois hospitais da rede própria, além de clínicas e laboratórios. Na pandemia, atuou para garantir equipamentos hospitalares a demanda clientes, assim como atuou na construção dos hospitais de campanha que foram alocados no Hospital Unimed Fortaleza.

  • Daniel Temoteo

Experiência de sete anos em manutenção, com atuação nas áreas de equipamentos médicos, refrigeração e elétrica, executando atividades de corretivas, preventiva, calibrações e segurança elétrica em equipamentos de suporte a vida e de imagem.

  • Henrique Javi 

Atualmente Diretor Regional do Serviço Social do Comércio (Sesc-Ce). Diretor Corporativo do Grupo São Carlos Medicina e Saúde entre 2019 e 2021. Exerceu a função de Secretário da Saúde do Ceará de 2015 até 2018. 

  • David Guabiraba

Engenheiro eletricista, especialista em engenharia clínica. Professor do curso de pós-graduação em Engenharia Clínica da Unifor. 

Serviço

Mesa-redonda “Os desafios na gestão de riscos da Engenharia Clínica”
Data: 19 de outubro de 2022 
Horário: 19h
Local: Salas B42 e B44
Mais informações:  (85) 3477.3174 | (85) 99246.6625 (WhatsApp) | Bloco B, Sala B08