null Pós-Unifor promove Aula Magna com professor italiano Pier Luigi Petrillo

Pós-Unifor promove Aula Magna com professor italiano Pier Luigi Petrillo

Com o tema "Teorias e técnicas do lobbying", homônimo ao livro de 432 páginas traduzido para o português e lançado no Brasil em 2022, Pier Luigi Petrillo irá abordar a temática que permeia todo o conceito de Estado de Direito


Pier Luigi Petrillo foi chefe de Gabinete e Chefe do Gabinete Legislativo de vários ministros italianos (Ambiente, Cultura, Universidade, Agricultur e Políticas Europeias) (Foto: Divulgação)
Pier Luigi Petrillo foi chefe de Gabinete e Chefe do Gabinete Legislativo de vários ministros italianos (Ambiente, Cultura, Universidade, Agricultur e Políticas Europeias) (Foto: Divulgação)

O Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Universidade de Fortaleza (Mestrado e Doutorado) — da Fundação Edson Queiroz —, promoverá, no dia 24 de fevereiro, às 9h, no Auditório da Biblioteca, Aula Magna sobre “Teorias e técnicas do lobbyingcom Pier Luigi Petrillo.

O evento é destinado a alunos, docentes, egressos ou mesmo pessoas que queiram ter contato com o tema, como juristas, cientistas políticos, parlamentares e assessores parlamentares. Para participar e receber certificado de participação referente a três horas/aula é necessário realizar inscrição. 

A palestra será ministrada em italiano com slides em português, seguida por debate e, ao final, haverá uma sessão de autógrafos do livro “Teorias e Técnicas do Lobbying”, de autoria do palestrante. Quem tiver interesse em adquirir o livro previamente deverá preencher este formulário. A aula terá transmissão ao vivo por meio do canal do YouTube do PPGD. 

“O objetivo da Aula Magna é introduzir os pesquisadores do programa em um tema normativamente disciplinado nas grandes democracias mundiais, mas que em outras, traumatizadas por grandes escândalos de corrupção, a exemplo do Brasil e da Itália, o confundem com esta inaceitável prática, ao invés de o tomarem como legítima pressão sobre os eleitos. Tal tema é o lobbying”, diz o professor do PPGD, Humberto Cunha

Teorias e técnicas de lobbying

“Teorias e técnicas de lobbying” também é título do livro do professor italiano Pier Luigi Petrillo. Com 432 páginas, a obra conta com tradução de Antonio Araldo Ferraz Dal Pozzo e Augusto Neves Dal Pozzo, e visa examinar em profundidade um tema que permeia todo o conceito de Estado de Direito: o lobbying — entendido aqui não como sinônimo de corrupção, mas como legítimo mecanismo de pressão sobre os responsáveis por decisões públicas.

O livro visa apresentar modelos íntegros para nortear a relação entre o setor público e o privado; em oferecer elementos essenciais para a criação ou reforma de legislações sobre a matéria; e em ministrar técnicas aos lobistas para maior eficácia da pressão exercida sobre os tomadores de decisões públicas.

Denso, mas acessível, o texto de Petrillo recorre a tabelas, gráficos e quadros explicativos (chamados de “focus”, “palavras-chave” e “o caso”) para analisar o fenômeno do lobby a partir de diferentes experiências na Europa e nas Américas, em exercício crítico de enorme valia para o contexto brasileiro, carente ainda de uma legislação a respeito da temática. Na Aula na Unifor, o professor pesquisador irá abordar temáticas centrais do livro. 

Pier Luigi Petrillo

Pier Luigi Petrillo é doutor em Direito Comparado pela Universidade de Siena e mestre em História Constitucional Europeia pela Universidade Sapienza de Roma. Como professor e pesquisador visitante, teve passagens por universidades norte-americanas (Columbia University) e brasileiras (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Universidade do Estado do Rio de Janeiro), entre outras. Atualmente é professor de Direito Público Comparado na Universitá degli Studi di Roma (Unitelma Sapienza) e de Teoria e Técnicas de Lobbying na Universidade Luiss Guido Carli. Foi chefe de Gabinete e Chefe do Gabinete Legislativo de vários ministros italianos (Ambiente, Cultura, Universidade, Agricultur e  Políticas Europeias). Além de consultor da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em lobbying, e presidente do órgão de peritos mundiais da UNESCO.

Serviço

Pós-Unifor - Aula Magna “Teorias e técnicas do lobbying” com Pier Luigi Petrillo 
Data: 24 de fevereiro, sexta-feira
Horário: 9h
Local: Auditório da Biblioteca
Mais informações: ppgd@unifor.br