null Pós-Unifor promove aula magna que debate o tema saúde urbana

Pós-Unifor promove aula magna que debate o tema saúde urbana

Promovido pelo Mestrado Profissional em Ciências da Cidade, o momento tem como proposta discutir intervenções para promover o bem-estar da sociedade

Saúde urbana abrange os efeitos do ambiente urbano na qualidade de vida, incluindo acesso a serviços de saúde, qualidade do ar, segurança alimentar e moradia adequada (Foto: Getty Images)

O Mestrado Profissional em Ciências da Cidade (MPCC) da Universidade de Fortaleza  – instituição de ensino mantida pela Fundação Edson Queiroz – promove aula magna no dia 9 de maio, das 14h às 16h. O evento, que será realizado no auditório A4, vai destacar o tema da saúde urbana, ressaltando a relevância das condições urbanas para promover o bem-estar físico, mental e social dos habitantes das cidades. A aula, aberta ao público mediante inscrição, será ministrada pela jornalista e escritora Natália Garcia

Cristina Romcy, docente e coordenadora do Mestrado Profissional em Ciências da Cidade, ressalta a importância da temática que será abordada na aula magna para a formação de profissionais capacitados a enfrentar as diversas demandas do mercado de trabalho.

“A aula magna trará uma reflexão profunda sobre essas dinâmicas sociais e as sensações que acompanham tais intervenções. Nosso foco reside na escala humana, buscando distribuir oportunidades de maneira a reduzir as desigualdades. Trabalhamos de forma colaborativa para criar um ambiente urbano mais inclusivo e justo”, detalha Cristina.

Saiba mais sobre a palestrante

Natália Garcia é jornalista de formação, com histórico inicial de carreira na indústria da mídia, em que acumulou diferentes experiências. Em 2010, fundou o projeto autoral intitulado "Cidades para Pessoas", que a levou a viajar por mais de 100 destinos localizados em mais de 15 países ao longo de uma década. Durante esse período, documentou diversas histórias e projetos relacionados à transformação da vida urbana.

Adicionalmente, teve a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos em eventos proeminentes, como a Bienal de Arquitetura, edições do TEDx, atuou como apresentadora do programa "Brechas Urbanas" no Itaú Cultural, e participou como jurada em concursos como o edital Rumos e o prêmio Design for a Better World.

(Foto: Arquivo pessoal)

Compreender para intervir no espaço urbano

O Mestrado Profissional em Ciências da Cidade (MPCC) oferece uma formação abrangente, combinando teoria e prática para capacitar profissionais a intervirem de forma crítica e objetiva na dinâmica urbana contemporânea. O programa qualifica os participantes nas áreas de planejamento, execução, avaliação e gestão de cidades, promovendo abordagem integrada do conhecimento aplicado.

Durante o curso, os alunos realizam pesquisas voltadas para a compreensão do espaço urbano, incluindo o uso de redes de sensores sem fio para monitoramento e controle de processos urbanos. Além disso, o programa explora o potencial da cidade conectada para impulsionar a inovação e a criatividade.

O MPCC estabeleceu parceria com a renomada Columbia University, dos Estados Unifor, proporcionando aos alunos a oportunidade de participarem de dois módulos internacionais. O primeiro módulo internacional trata da implementação de sistemas centralizados para tratamento de águas residuais em grande escala, além de explorar sistemas e tecnologias descentralizadas para recuperação de recursos em comunidades ao redor do mundo.

O segundo módulo, sediado em Nova York, explora técnicas inovadoras como jardins de chuva, adaptação ao aumento do nível do mar e conceitos de construção de edifícios inteligentes. A partir dessas pesquisas, os estudantes são capacitados para desenvolver sistemas avançados de tratamento de águas residuais.

Aula Magna do Mestrado Profissional em Ciências da Cidade
Data: 9 de maio