null Pós-Unifor promove seminário sobre reprodução humana assistida

Pós-Unifor promove seminário sobre reprodução humana assistida

Iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) aborda tema que tem ganhado importância nos últimos anos 


O seminário tem como objetivo promover o debate de temas atuais ligados às ciências médicas (Foto: Getty Images)
O seminário tem como objetivo promover o debate de temas atuais ligados às ciências médicas (Foto: Getty Images)

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza o seminário “Reprodução Humana Assistida: Uma Jornada de Descoberta e Inovações” no dia 23 de abril, a partir das 18h, na sala B-46. Marcelo Cavalcante, professor de Medicina da Unifor e doutor em Ciências Médicas, será o palestrante do evento.

O seminário tem o objetivo de promover o debate de temas atuais ligados às ciências médicas, além de disseminar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo PPGCM. A iniciativa também visa fomentar novas parcerias e colaborações entre os professores da Unifor e de outras universidades.

O evento é voltada para o corpo docente, discente e egressos do PPGCM da Unifor e de outras instituições, e abordará tópico que vem se tornando relevante nos últimos anos devido ao alto número de infertilidade conjugal. Recentemente, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelaram que, nos últimos 10 anos, o número de casais com dificuldade para engravidar dobrou. 

“Hoje, um em cada cinco casais apresenta infertilidade e precisa de acompanhamento especializado. Além disso, o perfil reprodutivo da população mudou. As mulheres estão adiando a maternidade, tendo filhos cada vez mais tarde. A reprodução humana assistida contribui para o empoderamento da mulher ao oferecer a possibilidade de preservação da fertilidade por meio do congelamento de óvulos”, destaca Marcelo Cavalcante. 

No seminário, serão abordados diversos tópicos fundamentais que refletem uma jornada de descobertas e inovações na área. Os aspectos históricos proporcionarão uma compreensão do desenvolvimento e evolução das técnicas de reprodução assistida ao longo do tempo. A preservação da fertilidade será discutida, destacando os avanços e desafios enfrentados na conservação da capacidade reprodutiva. 

Além disso, o diagnóstico de doenças genéticas pré-implantacional será explorado, evidenciando os métodos utilizados para identificar e mitigar riscos genéticos em embriões antes da implantação. Serão apresentadas também perspectivas futuras, revelando as tendências e inovações que moldarão o campo da reprodução assistida.

Os resultados de estudos desenvolvidos na Unifor serão apresentados durante o evento, com o objetivo de enriquecer a discussão com contribuições significativas provenientes da pesquisa científica desenvolvida na instituição.

Sobre o palestrante 


(Foto: Arquivo pessoal)

A trajetória profissional de Marcelo Cavalcante é marcada por um sólido percurso acadêmico e extensa experiência em medicina reprodutiva. Após concluir sua graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), realizou sua residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, São Paulo.

Sua busca por especialização o levou a um Fellowship em Imunologia da Reprodução pela Chicago Medical School, nos Estados Unidos. Marcelo é também mestre e doutor pela UFC, e possui pós-doutorado na University of Central Florida, em Orlando.

Hoje, contribui ativamente como professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade de Fortaleza, onde compartilha seu conhecimento e orienta futuros profissionais da área médica. Sua trajetória exemplifica um compromisso contínuo com o avanço da medicina reprodutiva e a formação de novos especialistas neste campo.

Serviço 

Seminário "Reprodução Humana Assistida: Uma Jornada de Descoberta e Inovações"
Data: 23 de abril
Horário: 18h
Local: Sala B-41
Mais informações: (85) 3477-3846