null Pós-Unifor realiza primeira edição do Painel de Empreendedorismo Social e Gestão do 3º Setor

Pós-Unifor realiza primeira edição do Painel de Empreendedorismo Social e Gestão do 3º Setor

No Ceará, a área de empreendedorismo social e o 3º setor tem uma vasta capilaridade, que vão desde uma assistência aos idosos e crianças até instalação de hospitais, administração e gestão de unidades


Ao todo, serão seis painéis que irão apresentar seis instituições do 3º setor, negócios sociais e startups (Foto: Getty Images)
Ao todo, serão seis painéis que irão apresentar seis instituições do 3º setor, negócios sociais e startups (Foto: Getty Images)

Os alunos da primeira turma do MBA em Empreendedorismo Social e Gestão do 3º Setor da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, irão realizar a primeira edição do Painel de Empreendedorismo Social e Gestão do 3º Setor da Pós-Unifor, no próximo dia 25 de outubro, às 19h, no Auditório A3. O evento será em formato de painel, aberto ao público, para participar é necessário realizar inscrição. 

Na ocasião, serão apresentados os resultados dos conhecimentos adquiridos e despertados ao longo do curso, bem como podem ser aplicados e suas diversas atuações. Além disso, o projeto também será usado como fonte de produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da turma. 

Ao todo, serão seis painéis que irão apresentar seis instituições do 3º setor, ou seja, instituições sem fins lucrativos, que geram bens e serviços de caráter público, como ONGs, instituições religiosas, clubes de serviços, entidades beneficentes, centros sociais, além de negócios sociais e startups. São elas: Programa de Voluntariado da Associação Médica Cearense; Educação para Bem-Estar - SEED; Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (ADEFIP); Oikos Habitações e Reformas; Giardino Buffet; e EDISCA. Cada apresentação terá 15 minutos. 

Segundo a coordenadora do MBA, Raquel Bastos, os cases apresentados já são desenvolvidos ou estão sendo propostos.“A grande maioria já é aplicada em instituições ou empresas ou negócios que nasceram com viés de impacto social”, explica. Além dos painéis, a programa (veja abaixo) contará com apresentação do Coral da Unifor e do tenor Franklin Dantas

Estudar não tem idade 

A busca por conhecimento não distingue barreiras, não tem idade, não cansa aqueles com sede de investir tempo e dedicação em saber sempre mais, como a última ganhadora da  Medalha da Abolição (mais alta honraria concedida pelo Governo do Estado do Ceará), Socorro França.

“Tenho 78 anos, mas nunca parei de estudar e de adquirir conhecimento, porque entendo que precisamos viver em movimento. Cada vez procuro me atualizar mais, buscar mais conhecimentos, para que não só me sinta livre, mas possa repassar essa atualização para aqueles que efetivamente necessitam. E haja vista que nós nascemos e estamos aqui com um grande objetivo: transformar outras vidas. Este é, portanto, meu objetivo ao continuar buscando conhecimento” - Socorro França, ex-Procuradora Geral de Justiça do Estado do Ceará 

Futura concludente da primeira turma do MBA em Empreendedorismo Social e Gestão do 3º Setor da Pós-Unifor e com passagens importantes pelo Poder Executivo estadual, ela escolheu a área porque acredita que o estado não tem “mãos” para executar políticas públicas tão importantes como são executados pelas entidades do 3º setor. “Não tenho dúvida nenhuma que o 3º setor tem uma importância enorme, sobretudo no que diz respeito a dignidade da pessoa humana. Haja vista que hoje as entidades do 3º setor estão fazendo a direção de políticas públicas necessárias para que nós possamos ter o desenvolvimento humano”, pontua. 

Empreendedorismo social e 3º Setor no Ceará 

No Ceará, o 3º setor tem uma capilaridade imensa, bem como uma variação de atividades que vão desde uma assistência aos idosos e crianças até instalação de hospitais, administração e gestão de unidades. Por essa razão, reforça Socorro, o estado vê nessas entidades um “braço forte” necessário para efetivar políticas públicas importantes. “[Está presente] não só na promoção social, mas, sobretudo, na inclusão social, uma vez que é necessário cuidar dos idosos, das crianças, dos adolescentes, assim como da capacitação das pessoas para poderem ingressar no mercado de trabalho. Dessa forma, ninguém melhor do que o 3º setor para realizar esse trabalho, que permite com que nós tenhamos uma sociedade mais justa, livre e humanitária”, avalia ela. 

Exemplo dessas boas ações, ressalta Socorro, são os cases de empreendedorismo sociais que serão apresentados no dia 25 de outubro, que, em pleno funcionamento, transformam vidas. “Aqueles que têm interesse na área do empreendedorismo social e buscam conhecimento vão ficar contaminados com os trabalhos belíssimos realizados no Ceará, portanto a importância desse evento é imensurável”. 

Programação

18h40 - Welcome Coffee
19h - Abertura
19h15 - Apresentação do Coral Unifor
19h30 - Programa de Voluntariado da Associação Médica Cearense 
19h50 - SEED - Educação para Bem-estar
20h10 - ADEFIP
20h30 - Oikos Habitações e Reformas
20h50 - Giardino Buffet 
21h10 - EDISCA
21h30 - Encerramento com o tenor Franklin Dantas

Serviço 

1º Painel de Empreendedorismo Social e Gestão do 3º Setor da Pós-Unifor
Data: 25 de outubro de 2022, terça-feira 
Local: Auditório A3 
Horário: 19h
Mais informações: (85) 3744.3174 | (85) 99246.6625 (WhatsApp)