null PPGA realiza evento sobre trilhas acadêmicas

PPGA realiza evento sobre trilhas acadêmicas

Programação acontecerá na última semana de outubro, das 19h às 20h30


A coordenadora do PPGA, professora Marina Figueiredo, comenta que a proposta do evento é
A coordenadora do PPGA, professora Marina Figueiredo, comenta que a proposta do evento é "ampliar a percepção a respeito de onde os cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmicos em Administração podem levar seus egressos" (Foto: Ares Soares)

O Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas (PPGA) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, vai realizar nos dias 26, 27 e 28 de outubro, das 19h às 20h30, o evento “Trilhas Acadêmicas: Liderança, Internacionalização e Empreendedorismo”. A programação acontecerá de forma presencial no Auditório da Biblioteca da Unifor, com transmissão ao vivo pelo canal Unifor Comunica no YouTube.

O evento, que será estruturado em três rodas de conversa, contará com a presença dos professores da Unifor, José Milton de Sousa Filho, Marina Figueiredo e Daiane Neutzling. Além deles, os participantes também terão a oportunidade de aprender com os mestres e doutores do Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas, Lidu Figueiredo, Felipe Lima e Josimar Souza Costa. As conversas buscam revelar os potenciais da carreira acadêmica para os alunos da pós-graduação Stricto Sensu.

A coordenadora do PPGA, professora Marina Figueiredo, comenta sobre o objetivo da programação. “Nossa ideia com esse evento é ampliar a percepção a respeito de onde os cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmicos em Administração podem levar seus egressos. Entendemos que a associação mais comum sobre a carreira acadêmica é a docência, mas existem muitos outros espaços além da sala de aula onde mestres e doutores são fundamentais.”, diz a docente. 

Liderança, Internacionalização e Empreendedorismo

Segundo a professora Marina Figueiredo, a trilha da liderança diz respeito à diferença que as competências adquiridas no mestrado e no doutorado podem fazer no mercado e na sociedade. Enquanto a trilha da internacionalização ressalta que a pós-graduação desenvolve competências para internacionalização mais facilmente do que em qualquer outra carreira. 
 
Percebemos na prática que o mestrado e o doutorado são caminhos para a inserção internacional. A vivência internacional também faz parte do currículo de quem faz um mestrado ou doutorado sanduíche, que é o nome dado para um estágio internacional realizado durante a pós-graduação Stricto Sensu”, comenta a coordenadora. 
 
Além disso, Marina destaca que na trilha do empreendedorismo é necessário ressaltar que a universidade é o lugar onde as inovações acontecem. Segundo ela, isso significa que fazer parte da cena acadêmica é uma condição muito privilegiada no que diz respeito à produção e circulação de conhecimento e testagem das novidades em ambientes protegidos. 
 
A coordenadora ainda comenta sobre a relevância do conhecimento acadêmico. “Queremos mostrar que conhecimento acadêmico transforma as pessoas, o destino de suas carreiras e a sociedade como um todo. Já sabemos das transformações que mestres e doutores promovem por meio do incremento da qualidade na formação superior. Mas queremos deixar claro que a pós-graduação Stricto Sensu vai muito além da sala de aula”, afirma Marina Figueiredo. 

 
Sobre o PPGA

O Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas tem como missão contribuir para a evolução da pesquisa científica, da cultura estratégica e organizacional e das práticas da ciência administrativa nas organizações do estado do Ceará e da região Nordeste, com foco principal a questão da sustentabilidade
 
No PPGA, os estudantes têm acesso a um programa diferenciado, com disciplinas, seminários e agendas de pesquisa em várias áreas da administração. Entre as áreas, estão Estratégia nas Organizações, Estudos Socioambientais, Internacionalização de Empresas, Marketing, Gestão e Posicionamento de Marcas, Responsabilidade Social e Governança Corporativa, Finanças, Gestão da Inovação e da Tecnologia, Empreendedorismo, Comportamento Organizacional, Gestão Ambiental, Mudança Organizacional para a Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Consumo Sustentável e Operações Sustentáveis.

O mestrado e o doutorado em Administração de empresas estão com inscrições abertas até 19 de novembro. Veja mais informações no edital e no aditivo ao edital. Os candidatos podem preencher formulário online aqui

Serviço

“Trilhas Acadêmicas: Liderança, Internacionalização e Empreendedorismo”
Dias: 26, 27 e 28 de outubro de 2021
Formato: Presencial
Para mais informações: ppga@unifor.br / (85) 3477.3229