null Professora da Fiocruz participa de reunião de colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva

Seg, 8 Maio 2023 18:09

Suely Deslandes veio à Unifor a convite da coordenação do PPGSC para colaborar com suas experiências no campo da avaliação de programas de pós-graduação

No encontro, a pesquisadora discutiu com os docentes do PPGSC as melhores estratégias para uma boa avaliação do Programa (Foto: Guilherme Alecrim)

Visando a busca contínua da excelência da Pós-Unifor, a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, convidou a pesquisadora e professora do Mestrado e Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher da Fiocruz (RJ), Suely Deslandes, para participar da última reunião de colegiado, realizada no dia 5 de maio. Na ocasião, a docente, que  integrou as últimas comissões da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), compartilhou suas experiências no campo da avaliação de programas de pós-graduação.

“Como falta apenas um ano e meio para finalizar o quadriênio de avaliação da Capes, tivemos a ideia de convidar a professora Suely para que ela pudesse passar, sobretudo, uma motivação para os docentes do programa nessa reta final. Nós conquistamos, no último quadriênio, um conceito mais elevado na Capes, éramos nota quatro e agora somos nota cinco. Então, esse bate-papo foi para que eles continuem motivados a continuar nessa busca pela excelência e para fortalecer o grupo na solidariedade nessa caminhada de produção científica, de organização de eventos”, explica Mirna Frota, professora e coordenadora do PPGSC.

Dentre os aspectos observados para uma boa avaliação, compartilhados por Suely Deslandes, estão a importância da diversificação da produção científica e da atuação do pesquisador. “É importante o professor fazer um balanço da diversidade da sua produção, pois é fundamental, para uma boa avaliação, que haja um equilíbrio dessa produção e, para isso, o pesquisador precisa investir em várias frentes. Além disso, é essencial que ele valorize, no seu currículo lattes, seus melhores capitais de produção e que faça um investimento contínuo nas parcerias com outras instituições e na internacionalização das pesquisas”, afirma Deslandes.

Suely Deslandes é professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde da Criança e da Mulher da Fiocruz (RJ), que obteve nota 6 na última avaliação da Capes (Foto: Guilherme Alecrim)

A pesquisadora reforçou ainda que é necessário que haja, entre os docentes, uma colaboração solidária e que as pesquisas tenham um resultado relevante para a sociedade. “Uma frente que um pesquisador tem deve ser compartilhada para trazer o colega para atuar também nessa área, porque ele vai retribuir e incluí-lo nas suas outras frentes de trabalho, nas parcerias com outras instituições, com outros programas, nos investimentos. Além disso, é necessário valorizar e olhar também para o impacto social das pesquisas, afinal, a gente faz ciência para quê? A gente faz ciência para apoiar política pública, no campo da saúde coletiva é isso. A gente estuda para avançar no conhecimento, na qualidade de vida das pessoas e nas ações públicas”, sublinha.

A iniciativa foi muito bem recebida pelos professores do Programa presentes na reunião do colegiado. Jane Eyre afirma que o PPGSC sempre esteve atento às atualizações que dizem respeito à avaliação dos programas de pós-graduação, como também ao compartilhamento com os docentes o escopo que demanda a soma de esforços articulados entre os todos. “Dialogar com a expertise da professora Suely é nos impulsionar a refletir e abraçar os desafios no alcance de melhores resultados”, complementa.

Suely Deslandes esteve na Unifor também para participar da última aula da disciplina de Ciências Sociais e Humanas em Saúde do Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva da Unifor, que iniciou em março e encerrou na sexta-feira (5).

Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor (Mestrado e Doutorado) tem como objetivos específicos desenvolver estratégias de ensino e pesquisa, visando a inovação e a tecnologia, e elaborar trabalhos científicos a fim de publicação nos diferentes meios de comunicação. O PPGSC também visa intervir nos ambientes sociais e políticos com atividades que favoreçam a saúde e o bem-estar da população, desenvolvendo pesquisa com a utilização das abordagens epidemiológicas, sociais e antropológicas. As linhas de pesquisa são: Análise da Situação de Saúde; Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde; e Política, Planejamento e Avaliação em Saúde.

Mais informações: secretariapgss@unifor.br / (85) 99985-6906 (Profa. Mirna Frota)