null Quintas com Jung: Unifor promove evento gratuito sobre psicologia analítica

Quintas com Jung: Unifor promove evento gratuito sobre psicologia analítica

O encontro desta quinta-feira, 28 de setembro, tem como tema o “Método Junguiano”

Quintas com Jung reúne pesquisadores para discutir sobre psicologia analítica (Foto: DIvulgação)

Com destaque para o pensamento do psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung (1875-1961), a Universidade de Fortaleza, mantida pela Fundação Edson Queiroz, realiza o evento Quintas com Jung uma vez por mês, sempre às quintas-feiras.

Promovido pelo Otium - Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre, vinculado à graduação e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da instituição, o encontro reúne professores e psicólogos de orientação junguiana para um bate-papo sobre psicologia analítica.

O evento é gratuito e aberto ao público. Com o tema “Método Junguiano”, o Quintas com Jung desta quinta-feira, 28 de setembro, acontece no Auditório A4 do campus da Unifor, das 7h30 às 9h10. No encontro, os professores da casa, Clerton Martins, Maíra Maia e Vanessa Gondim, conversam com o psicólogo André Dantas, autor do livro “Psicologia Dialética: Uma Crítica Interna à Psicologia Junguiana”.

Ao explorar o inconsciente e o entendimento sobre processos individuais no desenvolvimento psicológico, Carl Gustav Jung (1875-1961) fundou a psicologia analítica. Seu pensamento foi crucial para compreender como os símbolos, os mitos e as imagens integram a psique humana. Em sua abordagem, Jung enfatizou os aspectos conscientes e inconscientes da personalidade de cada sujeito para a promoção de seu crescimento pessoal.

O pensamento de Jung ganha cada vez mais destaque na formação em Psicologia da Universidade de Fortaleza. “Estudar Jung nos permite acessar uma psicologia do inconsciente que leva em consideração o homem como um todo, pessoal e coletivo, principalmente através da riqueza simbólica dos sonhos. É uma visão de homem e de mundo mais ampla, que respeita aspectos do sujeito muitas vezes negligenciados, como a espiritualidade”, pontua a professora Vanessa Gondim.

O Otium - Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre, coordenado pelo professor Clerton Martins, agrega pesquisas multidisciplinares do campo da Psicologia, Sociologia e Cultura. As reflexões de Jung têm contribuído para os estudos do ócio na contemporaneidade. Isso porque, segundo o docente, a psicologia analítica possibilita a compreensão da psique humana em diversos âmbitos.

“Nossa psique está imersa em simbologias que não se mostram facilmente numa impressão imediata de dado fenômeno das interações humanas seja do tipo social, cultural, subjetiva, etc. Por exemplo, nossa relação com o chamado tempo livre, trabalho, dimensões atribuídas a estes em possibilidade cultural, social ou simbólica convocam aprofundamento para além do imediatismo do que se pode apreender. Desse lugar pode se arriscar em algo mais do que o fato dado em si convoca”, acentua Martins.

Para o professor, está aí um possível encontro entre a psicologia analítica e os estudos do ócio. “O processo de tornar-se quem se é, convocado como processo de individuação, acontece como efeito da apropriação de um si mesmo, de alguém que toma um tempo e volta para o ‘seu si mesmo’ para dar-se conta. Creio que isso também resguarda relação com o ócio”, evidencia.

Laboratório Otium

Parceiro da Associação Ibero-Americana de Estudos de Ócio, o Laboratório Otium atua desde 2005. Pesquisadores, professores e estudantes são bem-vindos para colaborar com os estudos. O Laboratório conta com um perfil on-line na mídia social Instagram, onde os interessados podem acompanhar as atualizações sobre as pesquisas, os encontros do grupo e mais detalhes sobre a programação do “Quintas com Jung”.

Quintas com Jung
Data: 28 de setembro de 2023 (quinta-feira)
Local: Bloco A, Auditório A4
Mais informações: @laboratoriootium