null Software monitora a ansiedade de crianças durante atendimento odontológico

Ter, 10 Janeiro 2023 11:54

Software monitora a ansiedade de crianças durante atendimento odontológico

Idealizado por pesquisadores do Mestrado Profissional em Odontologia, sistema auxilia profissionais a identificarem o estado psicológico da criança ao longo do atendimento clínico


Os dados coletados serão utilizados para classificar o estado emocional dos pacientes durante e após o atendimento odontológico (Foto: Getty Images)
Os dados coletados serão utilizados para classificar o estado emocional dos pacientes durante e após o atendimento odontológico (Foto: Getty Images)

É natural que as crianças se sintam desconfortáveis e chorem por diversos motivos, desde cansaço, fome, sono, até dor. Pensando nisso, pesquisadores da Universidade de Fortaleza, ligados ao Mestrado Profissional em Odontologia (MPO), estão desenvolvendo um sistema que auxilia profissionais a identificarem melhor o estado psicológico da criança durante o atendimento odontológico.

Conforme explica Joyce Marques, mestranda do MPO que participa do projeto, este dispositivo tecnológico apresenta diversos métodos de investigação que visam “proporcionar ao cirurgião-dentista um diagnóstico da condição de medo e ansiedade do paciente, associado aos sinais vitais”.

Os dados coletados serão utilizados para classificar o estado emocional dos pacientes durante e após o atendimento odontológico. Além de Joyce, a iniciativa conta com a orientação da professora Dra. Roberta Barroso Cavalcante e a coorientação do docente Dr. José Jeová Siebra Moreira Neto.

Segundo os pesquisadores, o software é um grande avanço na área por ser um dispositivo novo capaz de identificar em tempo real a ansiedade e apreensão do paciente ao longo de consultas e procedimentos. O projeto finalizou a etapa de coleta da amostra inicial e está sendo realizada a análise estatística para obter os primeiros resultados da pesquisa.


“Nosso objetivo é que esse software e hardware sejam capazes de proporcionar ao cirurgião-dentista um diagnóstico da condição de medo e ansiedade do paciente em tempo real, a fim de evitar problemas futuros de comportamento frente ao atendimento odontológico”Joyce Marques, aluna do Mestrado em Odontologia da Unifor

Sobre a Pós-Graduação

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, está com vagas abertas para o Mestrado Profissional em Odontologia. As vagas são destinadas a profissionais graduados em odontologia com interesse nas linhas de pesquisa "Estudos Clínicos em Odontologia", "Propriedades biomecânicas, físico-químicas e biocompatibilidade dos materiais odontológicos" e "Epidemiologia e Políticas Públicas de Saúde".

As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de fevereiro de 2023. O valor da taxa de inscrição é de R$136,00. A documentação compilada em arquivo PDF deve ser enviada para o e-mail mpo@unifor.br. Antes de submeter a inscrição, os candidatos devem escrever no campo “Assunto” do email o seguinte título: INSCRIÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ODONTOLOGIA.