null Unifor promove evento de acolhimento e integração da pós-graduação para alunos ingressantes e veteranos

Unifor promove evento de acolhimento e integração da pós-graduação para alunos ingressantes e veteranos

Encontro debaterá a importância do conteúdo na atualidade no âmbito da tecnologia e da trajetória profissional


Participarão do evento como palestrantes docentes da Unifor e o apresentador e jornalista Zeca Camargo (Fotos: Divulgação/ Ares Soares)
Participarão do evento como palestrantes docentes da Unifor e o apresentador e jornalista Zeca Camargo (Fotos: Divulgação/ Ares Soares)

A Diretoria da Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza (Pós-Unifor), instituição da Fundação Edson Queiroz, promove, no dia 25 de abril, um momento de acolhida e integração da pós-graduação. O evento acontecerá a partir das 19h em formato híbrido, no Teatro Celina Queiroz. A programação é aberta para os alunos ingressantes e veteranos dos diversos cursos de aperfeiçoamento, especialização, educação continuada e MBAs, mestrados e doutorados da instituição, além de representantes de empresas parceiras e demais interessados, mediante inscrição. 

Segundo a diretora da Pós-Unifor, Profa. Christina Praça, a iniciativa tem como objetivo estabelecer um momento integrado e de aproximação dos alunos da pós-graduação com renomados profissionais do mercado local e nacional, chamando a atenção para temas transversais que possam otimizar a atuação nos ambientes de trabalho e incrementar carreiras. “A conexão com casos reais e conectados ao mundo contemporâneo leva ao desenvolvimento do protagonismo, na busca da excelência, transformação da realidade e da constante atualização profissional”, acrescenta.

Para recepcionar os participantes, haverá uma apresentação do Coral e da Camerata da Unifor. Na sequência, o Reitor, Prof. Randal Martins Pompeu; a Vice-Reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Profa. Maria Clara Bugarim; e a diretora de Pós-Graduação, Profa. Christina Praça, darão as boas-vindas aos presentes. 

Abrindo a programação, os docentes da Pós-Unifor, Marcus Miranda e Vasco Furtado, vão ministrar a palestra “Chat GPT: como essa tecnologia pode impactar o conteúdo no presente”. Logo após, a professora e consultora de marketing, Gal Kury, comandará a palestra “Contribuições do conteúdo para a trajetória profissional”. Por fim, o apresentador e jornalista Zeca Camargo abordará o tema “A era de ouro do conteúdo”, seguido de um bate-papo com os alunos.

“Numa sociedade que parece privilegiar o superficial, vamos perceber que o que vai diferenciar nossa informação é sempre o conteúdo. Longe de estar desprestigiado, ele é o elemento principal que vai diferenciar um trabalho da gigantesca cacofonia da vida moderna, dentro e fora das redes sociais. Conteúdo não só é nosso futuro, mas o passado e a razão do nosso presente”, afirma o jornalista e apresentador.

Busca contínua por conhecimento

Um conteúdo de qualidade, embasado e consistente é essencial em todas as práticas profissionais. Nesse sentido, é fundamental que a busca por conhecimento seja algo contínuo ao longo da vida profissional, uma vez que as transformações pelas quais o mundo passa estão acontecendo cada vez mais rápidas.

Investir em formações e atualizações profissionais é algo imperativo para quem deseja acompanhar o ritmo das mudanças e construir uma carreira sólida em sua área de atuação. Afinal, o conhecimento é o passaporte que possibilita o profissional conquistar seus objetivos e se destacar no mercado de trabalho.


A Pós-Graduação da Unifor já diplomou mais de 18 mil alunos (Foto: Ares Soares)

Ciente disso, a Universidade de Fortaleza oferece diversos cursos divididos por cinco áreas de interesse: Comunicação e Gestão, Artes e Design, Direito, Saúde e Tecnologia e Engenharia. Na modalidade lato sensu, a instituição disponibiliza mais de 90 cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBAs. 

+ Conheça as opções de cursos de aperfeiçoamento, especialização e MBA da Unifor

Na modalidade stricto sensu, são 11 programas de mestrado (acadêmico e profissional) e doutorado.

+ Confira os mestrados oferecidos pela Universidade de Fortaleza

+ Conheça os programas de doutorados ofertados pela Unifor

Além disso, a Unifor oferta, continuamente, formações de curta duração, por meio da área de educação continuada, sobre os temas mais relevantes da atualidade. Os cursos têm como público-alvo a comunidade acadêmica, profissionais liberais e demais interessados. 

+ Confira os cursos de curta duração ofertados pela Universidade de Fortaleza

Palestrantes

Zeca Camargo


(Foto: Acervo pessoal)

Zeca nasceu em Uberaba, é filho da artesã Maria Inez de Brito Camargo e do médico Saul de Ávila Camargo, tem 3 irmãos: Luís Carlos, Carlos Eduardo e Mariana. É sobrinho e afilhado do poeta Cacaso, uma de suas maiores referências desde criança. Iniciou sua carreira como repórter no mundo da música em 1987 quando trabalhava na Folha de S.Paulo. Foi correspondente do jornal em Nova York no ano seguinte.

Na MTV Brasil, tornou-se diretor de jornalismo e apresentou o programa “MTV no Ar”. Em 1994, apresentou o programa “Fanzine” na TV Cultura e mais tarde virou colunista e editor da revista Capricho. Depois disso, em 1996, foi chamado pela Rede Globo para ser repórter do “Fantástico”. 

Fez a série de reportagens "Aqui se Fala Português", e "A Fantástica Volta ao Mundo", primeira série de reportagens totalmente gerada pela internet e não por satélite. Fez quatro voltas ao mundo; criou o quadro Altos Papos e entrevistou os principais nomes da música brasileira e internacional. Também na Rede Globo, foi um dos criadores e apresentador do reality show “No Limite”, apresentando até a sua quarta edição, em 2009.

Escreveu um blog no portal G1, duas vezes por semana. Seu livro "A fantástica Volta ao Mundo" foi um best seller. Escreveu um guia virtual de Paris, "Eu Ando Pelo Mundo: Paris", pela E-galaxia. Atualmente, é colunista do caderno de Turismo da Folha de S.Paulo. Seu livro mais recente é a biografia da cantora Elza Soares: "Elza".

Em novembro de 2013, após 18 anos como apresentador do Fantástico, assumiu o comando do “Vídeo Show”, e, em 2015, estreou no programa semanal “É de Casa”, como um dos apresentadores, todos na TV Globo, onde ficou de 1996 a 2020.

Em 3 de julho de 2020, foi contratado pela Band em busca de acumular dupla função: a de apresentador e também de diretor executivo de produção da sua nova casa. No dia 17 de janeiro de 2022, estreou como apresentador do game show “1001 Perguntas”, após a estreia do programa “Faustão na Band”.

Marcus Miranda

(Foto: Acervo Pessoal)

Marcus Miranda é graduado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas, com pós-graduação em Governança de Tecnologia da Informação, Gestão de Projetos e Gestão Empresarial. Atuou profissionalmente como: Especialista em Implantação de Sistemas ERP; Especialista em Projetos; Especialista em Gerenciamento de Processos de Negócios; e Mentor e Coach de Equipes. 

Atualmente, coordena os cursos de pós-graduação em Computação Forense, MBA em Gestão Analítica com BI e BIG Data, MBA em Ciência de Dados, Segurança Cibernética, MBA em Gestão de Serviços em TI, MBA em Engenharia de Software, MBA em Gestão de Projetos e  MBA em Redes e Telecom na Unifor; e atua na TOTVS Brasil.

Vasco Furtado


(Foto: Ares Soares)

Vasco Furtado é atualmente coordenador do Laboratório de Ciências dos Dados e Inteligência Artificial da Unifor onde leciona há mais de 30 anos. Fez seu doutorado (1997) na Universidade de Aix-Marseille III (França) e pós-doutorado (2007) no Laboratório de Sistemas de Conhecimento em Stanford, Califórnia (EUA). 

Furtado já escreveu mais de 150 artigos científicos em computação com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação multi-agente, web semântica, aprendizagem automática e mineração de dados. Tem aplicado suas pesquisas na área de Segurança Pública, Justiça e Cidades Inteligentes. 

Além da experiência acadêmica, tem larga experiência no setor público onde é analista de negócios da Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Ceará (Etice). Atuou como Diretor de Tecnologia da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará (1997-2004) e, mais recentemente (2013-2016), como vice-presidente e depois presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova). Foi secretário adjunto de planejamento, orçamento e gestão da Prefeitura de Fortaleza (2017-2018). É ainda cientista-chefe do Tribunal de Justiça e do Ministério Público do Estado do Ceará e bolsista de Desenvolvimento Tecnológico do CNPQ.

Gal Kury


(Foto: Camila Albano)

A consultora de marketing e professora universitária, Gal Kury possui mestrado em Administração pela Unifor, especialização em Publicidade e Propaganda pela mesma instituição e MBA em Marketing de Serviços pela Fundação Instituto de Administração  da Universidade de São Paulo (FIA/USP), tendo se graduado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). 

Gal Kury foi coordenadora da Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda de 2005 a 2007 e é professora de graduação e pós-graduação na Unifor desde 2004 e 2005, respectivamente. Com experiência de 30 anos nas áreas de Comunicação, Inteligência de Mercado, Branding e Marketing, a profissional passou por várias agências de propaganda no Rio de Janeiro e no Ceará. Desde 2003, tem sua própria empresa de consultoria - Gal Kury Consultoria de Marketing, atendendo clientes em diversas cidades brasileiras.

Serviço

Evento de Acolhimento e Integração da Pós-Graduação
Data: 25 de abril de 2023
Horário: 19h
Local: Teatro Celina Queiroz
Inscrições aqui
Transmissão: canal do YouTube da TV Unifor