null Unifor sedia III Congresso Internacional de Ambiente e Sustentabilidade

Unifor sedia III Congresso Internacional de Ambiente e Sustentabilidade

Os pesquisadores que desejam apresentar trabalhos científicos relacionados ao tema sustentabilidade no evento podem inscrever suas pesquisas até o dia 25 de julho

O evento vai explorar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (Foto: Freepik)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, sediará o III Congresso Internacional de Ambiente e Sustentabilidade, com a temática “Desafios e Caminhos para o Cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030” e suas estratégias de âmbito internacional. O evento acontecerá no período de 11 a 15 de setembro e terá abertura no auditório A1 da Unifor.

Realizado de modo presencial e virtual, o congresso reunirá representantes da Rede Internacional de Ações Sustentáveis. A programação contará com mesas redondas, minicursos, oficinas, conferências e rodas de conversa nacionais e internacionais, assim como exposição de produtos autorais e apresentações de trabalhos científicos voltados para o tema sustentabilidade. Os interessados podem submeter trabalhos e produtos clicando aqui até o dia 25 de julho. A programação completa será divulgada em breve, mas quem quiser garantir a participação no evento já pode realizar a inscrição.

O evento é organizado pela pós-doutoranda em Psicologia, Eulaidia Araújo, em parceria com a equipe do Laboratório de Estudo das Relações Humano-Ambientais (LERHA), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia da Unifor. A primeira edição do congresso aconteceu em 2020 e foi resultado do desejo da pesquisadora de compartilhar conhecimentos e resultados de pesquisas sobre a temática da sustentabilidade com a comunidade acadêmica.

De acordo com Eulaidia, o foco do encontro é apresentar propostas teóricas e práticas para o desenvolvimento territorial baseado na sustentabilidade ambiental. “O III CIAS tem como desafio desencadear um olhar crítico da realidade vivenciada e a urgência de agir na busca de soluções sustentáveis, bem como tornar visível pesquisas e experiências existentes, fortalecendo políticas públicas locais”, exemplifica a pós-doutoranda.

Pedagoga por formação, Eulaidia Araújo é pós-doutoranda em Psicologia na Unifor (Foto: Arquivo pessoal)

Mais sobre o LERHA

Fundado em 2002 por Sylvia Cavalcante, ex-docente da Unifor, o  Laboratório de Estudos das Relações Humano-Ambientais (LERHA) é um ambiente de pesquisas interdisciplinares, vinculado ao Programa de Pós Graduação em Psicologia (PPGP).

O LERHA é composto por professores, estudantes de doutorado, mestrado e graduação e realiza intervenções em campos diferentes das relações humano-ambientais. Nesse sentido, a cidade e a relação dos moradores é um dos campus estudados pelo laboratório desde a sua fundação, com ênfase na abordagem teórica da Psicologia Ambiental.

Segundo Karla Patrícia, professora do curso de Psicologia da Unifor e coordenadora do LERHA, o laboratório é também um espaço de formação para alunos de diferentes cursos de graduação como Psicologia e Arquitetura e Urbanismo.

III Congresso Internacional de Ambiente e Sustentabilidade
Data: 11 a 15 de setembro