Doutorado em Informática Aplicada

Profissional verifica dados em computadores e notebook.

Esse curso é para quem quer…

… pesquisar novas metodologias que permitam o desenvolvimento de sistemas de computação para a solução de problemas atuais e importantes da sociedade que envolvam empresas, órgãos governamentais e outras universidades e institutos de pesquisa

Com o objetivo de…

… desenvolver habilidades para a pesquisa aplicada e para a docência no ensino superior na área

DURAÇÃO
24 à 48 Meses

CARGA HORÁRIA
720h

VAGAS
10

Informações para contato

Coordenação: Profa. Vládia Célia Monteiro Pinheiro, DSc

  • E-mail de contato: mia@unifor.br
  • E-mail de contato: vladiacelia@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3229
  • Endereço de contato: Bloco B | Sala 07

DIFERENCIAIS

No Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Unifor você adquire formação profissional por meio de atividades integradas de ensino e pesquisa multidisciplinar, com forte embasamento científico para o exercício profissional e acadêmico em informática.

 

Aqui, você tem instrumental acadêmico de excelência para a sua qualificação como profissional capaz de realizar atividades de pesquisa, ensino, desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias na área de informática.

O PPGIA é comprometido com a formação de pesquisadores com alta qualificação, treinados nas mais recentes metodologias de pesquisa científica para a produção de trabalhos acadêmicos originais e de impacto nas áreas de computação e afins. O programa incentiva a produção independente de trabalhos científicos por parte dos alunos. Com as exigências formais, são eles encorajados a determinar seus direcionamentos para a condução de pesquisas, dentro das linhas do programa, sob a orientação do corpo docente.

O PPGIA encoraja o fortalecimento da interação profissional-pessoal entre alunos e professores, possível em virtude do tamanho médio das turmas em diferentes disciplinas. O formato específico dessa interação propicia aos alunos de mestrado e doutorado oportunidades ímpares em relação à troca de experiências com os professores. Um elevado quociente professor/aluno assegura que os professores podem dedicar tempo e energia necessários ao desenvolvimento qualitativo dos alunos.

Entre os objetivos do programa, está contribuir para a melhoria da qualidade da prática e do ensino de informática no estado do Ceará e na região Nordeste como um todo. Isso se dá através da formação de mestres e doutores com postura autônoma, espírito inovador e com base necessária para dar prosseguimento às suas atividades de pesquisa em outros centros de excelência no Brasil e no exterior.

Na Unifor, você é incentivado a desenvolver pesquisas em informática, voltadas para a busca de soluções para problemas atuais e importantes da sociedade que envolvam empresas, órgãos governamentais e outras universidades e institutos de pesquisa. Dessa forma, você contribui, por meio do PPGIA, para o desenvolvimento científico e tecnológico da região.

Outra vertente do programa é a de oferecer oportunidade de aprimoramento técnico e científico a profissionais de informática e áreas afins que lhes permita adaptar-se e responder de forma efetiva às novas exigências do mercado e às suas respectivas áreas de atuação.

Área de Concentração

Área de Concentração: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

  • Linha de Pesquisa: Ciência de Dados e Inteligência Artificial

    Investiga técnicas, modelos, métodos e ferramentas para coleta, exploração, modelagem, integração e análise de dados para aplicações em negócios, além dos desafios relacionados a aplicações em Inteligência Artificial, como inferência e previsão. Ciência de Dados é uma disciplina multidisciplinar que envolve a coleta, processamento, análise e interpretação de grandes volumes de dados, com o objetivo de extrair insights e conhecimentos relevantes para tomar decisões informadas e impulsionar o avanço em diversas áreas. Por meio de técnicas estatísticas, aprendizado de máquina e mineração de dados, os cientistas de dados são capazes de identificar padrões, tendências e correlações nos dados, transformando-os em informações acionáveis. Inteligência Artificial (IA) é um campo da ciência da computação que busca desenvolver sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigiriam a inteligência humana. A IA envolve o estudo e a criação de algoritmos, modelos e sistemas que podem aprender, raciocinar, reconhecer padrões, tomar decisões e interagir de maneira inteligente com humanos e com o ambiente. Especificamente, nesse campo de pesquisa, estuda-se o Processamento de Linguagens Naturais visando a interpretação e geração de textos em linguagem humana, englobando tarefas como análise sintática e semântica, reconhecimento de entidades, classificação de texto, tradução automática, sumarização, entre outras; e os LLMs (Large Language Models), que são modelos de linguagem de grande escala que utilizam técnicas de inteligência artificial para processar, compreender e gerar texto. Esses modelos são treinados em enormes quantidades de dados linguísticos, permitindo que capturem estruturas e nuances complexas da linguagem, possibilitando aplicações como chatbots avançados, assistentes virtuais e sistemas de recomendação de conteúdo personalizado.
     
  • Linha de Pesquisa: Engenharia de Sistemas

    Investiga princípios e métodos científicos para a construção e manutenção de sistemas de software complexos, essa linha aborda aspectos críticos da engenharia de software, sistemas de apoio à decisão, algoritmos e otimização, informática educativa, sistemas distribuídos e redes de computadores. Engenharia de Software estuda as técnicas, métodos e práticas para o desenvolvimento eficiente, confiável e de alta qualidade de sistemas de software, abrangendo desde o processo de concepção até a manutenção continua. Sistemas de Apoio à Decisão é um campo de investigação que explora a construção de sistemas computacionais capazes de auxiliar na tomada de decisões, utilizando técnicas como mineração de dados, aprendizado de máquina, inteligência artificial e abordagens multicritérios. Algoritmos e Otimização que investiga a concepção, análise e implementação de algoritmos eficientes para resolver problemas complexos, bem como a otimização de processos e recursos computacionais. Informática Educativa que enfoca a aplicação de tecnologias da informação e comunicação no contexto educacional, desenvolvendo ferramentas e metodologias que promovam a aprendizagem e a formação de indivíduos. Sistemas Distribuídos é um campo que aborda a concepção e implementação de sistemas que envolvem múltiplos dispositivos interconectados, explorando questões de escalabilidade, confiabilidade e segurança. Redes de Computadores que estuda os princípios e protocolos que permitem a comunicação eficiente e confiável entre sistemas computacionais, além de abordar tópicos relacionados à segurança e gerenciamento de redes e Internet das Coisas (IoT – Internet of Things).

Área de Concentração: SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO

  • Linha de Pesquisa: Computação Visual e Interação

    Concentra-se na análise e desenvolvimento de técnicas avançadas relacionadas à computação gráfica, análise e processamento de imagens, visão computacional, jogos e entretenimento digital, animação por computador e interação humano-computador: (1) Computação Gráfica foca no desenvolvimento de algoritmos e técnicas para síntese, renderização e animação de imagens digitais; (2) Análise e Processamento de Imagens concentra-se na extração de informações e manipulação de imagens digitais, explorando técnicas como filtragem, segmentação, reconhecimento de padrões e análise estatística para melhorar a qualidade das imagens e extrair informações relevantes; (3) Visão Computacional visa capacitar sistemas para interpretar informações visuais, como detecção, classificação e análise de objetos em imagens e vídeos; (4) Jogos e Entretenimento Digital foca no desenvolvimento de jogos, como sistemas computacionais que representam experiências digitais interativas, utilizando elementos de design, narrativas, Computação Gráfica, Animação, Inteligência Artificial e simulação de Física; (5) Animação por Computador abrange técnicas de controle de objetos 2D e 3D, renderização avançada e simulação de movimentos realistas, com base em princípios de cinemática e dinâmica. Métodos de captura de movimento e animação facial contribuem para personagens autênticos e emocionais, enquanto simulações de texturas, iluminação, sombras, shaders e sistemas de partículas aprimoram o realismo e a profundidade da cena; (6) Interação Humano-Computador (IHC) explora o projeto e a implementação de interfaces e técnicas que permitam uma interação efetiva e intuitiva entre humanos e sistemas computacionais, abrangendo tópicos como UX design, interfaces gráficas, assistentes virtuais inteligentes, Realidade Virtual, Realidade Aumentada e interação gestual.

  • Métodos Computacionais em Bioinformática
  • Interação Humano-Computador
  • Sistemas Inteligentes
  • Laboratório de Inovação em Tecnologia da Informação
  • Computação Aplicada
  • Engenharia de Software
  • Ensino em Ciência e Tecnologia

 

Dúvidas frequentes sobre o PPGIA

Existem bolsas ofertadas pelos órgãos de fomento à pesquisa em datas específicas.

Existem critérios específicos determinados pelos editais específicos de cada bolsa e por portarias internas da Unifor, tais como, estar devidamente matriculado no curso de Pós-graduação Stricto Sensu. É importante consultar as páginas dos cursos para conhecer os editais e as páginas de órgãos de fomento à pesquisa, como CNPq, Funcap e Capes.


CH: 60
Créditos: 4
Linhas de Pesquisa: Sistemas Inteligentes
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Obrigatória


CH: 60
Créditos: 4
Linhas de Pesquisa: Computação Aplicada
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Obrigatória


CH: 60
Créditos: 4
Linhas de Pesquisa: Computação Aplicada
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Básica


CH: 60
Créditos: 4
Linhas de Pesquisa: Banco de Dados
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Básica


CH: 60
Créditos: 4
Linhas de Pesquisa: Visualização e Interação
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Básica


CH: 60
Créditos: 4
Linhas de Pesquisa: Sistemas Inteligentes
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Básica


CH: 60
Créditos: 4
Linhas de Pesquisa: Engenharia de Software
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Básica


CH: 60
Créditos: 4
Linhas de Pesquisa: Visualização e Interação
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Básica


CH: 60
Créditos: 4
Linhas de Pesquisa: Computação Aplicada
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Básica


CH: 60
Créditos: 4
Linhas de Pesquisa: Computação Aplicada
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Básica


CH: 60
Créditos: 4
Linhas de Pesquisa: Redes e Sistemas Distribuídos
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Básica


CH: 60
Créditos: 4
Linhas de Pesquisa: Redes e Sistemas Distribuídos
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Básica


CH: 60
Créditos: 4
Linhas de Pesquisa: Redes e Sistemas Distribuídos
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Básica


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Banco de Dados
Área de Concentração: Sistema de Informação 
Eletiva


CH: 60
Créditos: 4
Linhas de Pesquisa: Engenharia de Software
Área de Concentração: Sistema de Informação 
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Engenharia de Software
Área de Concentração: Sistema de Informação 
Eletiva


CH: 60
Créditos: 4
Linhas de Pesquisa: Redes e Sistemas Distribuídos
Área de Concentração: Sistema de Informação 
Eletiva


CH: 60
Créditos: 4
Linhas de Pesquisa: Redes e Sistemas Distribuídos
Área de Concentração: Sistema de Informação 
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Redes e Sistemas Distribuídos
Área de Concentração: Sistema de Informação 
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Engenharia de Software
Área de Concentração: Sistema de Informação 
Eletiva

Docente: Professor(a) Orientador(a)
CH: 0
Créditos: 0
Linhas de Pesquisa: Linha de Pesquisa do(a) Orientador(a)
Área de Concentração: Sistema de Informação 
Eletiva

Docente: Professor(a) Orientador(a)
CH: 0
Créditos: 0
Linhas de Pesquisa: Linha de Pesquisa do(a) Orientador(a)
Área de Concentração: Sistema de Informação 
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Engenharia de Software
Área de Concentração: Sistema de Informação 
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Engenharia de Software
Área de Concentração: Sistema de Informação 
Eletiva


CH: 60
Créditos: 4
Linhas de Pesquisa: Engenharia de Software
Área de Concentração: Sistema de Informação 
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Banco de Dados
Área de Concentração: Sistema de Informação 
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Sistemas Inteligentes
Área de Concentração: Sistema de Informação 
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Banco de Dados
Área de Concentração: Sistema de Informação 
Eletiva

Docente: Professores da Linha de pesquisa em Engenharia de Software
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Engenharia de Software
Área de Concentração: Sistema de Informação 
Eletiva

Docente: Professores da Linha de pesquisa em Engenharia de Software
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Engenharia de Software
Área de Concentração: Sistema de Informação 
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Redes e Sistemas Distribuídos
Área de Concentração: Sistema de Informação 
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Sistemas Inteligentes
Área de Concentração: Sistema de Computação
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Redes e Sistemas Distribuídos
Área de Concentração: Sistema de Computação
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Visualização e Interação
Área de Concentração: Sistema de Computação
Eletiva


CH: 60
Créditos: 4
Linhas de Pesquisa: Sistemas Inteligentes
Área de Concentração: Sistema de Computação
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Computação Aplicada
Área de Concentração: Sistema de Computação
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Sistemas Inteligentes
Área de Concentração: Sistema de Computação
Eletiva


CH: 60
Créditos: 4
Linhas de Pesquisa: Sistemas Inteligentes
Área de Concentração: Sistema de Computação
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Redes e Sistemas Distribuídos
Área de Concentração: Sistema de Computação
Eletiva


CH: 60
Créditos: 4
Linhas de Pesquisa: Redes e Sistemas Distribuídos
Área de Concentração: Sistema de Computação
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Redes e Sistemas Distribuídos
Área de Concentração: Sistema de Computação
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Computação Aplicada
Área de Concentração: Sistema de Computação
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Computação Aplicada
Área de Concentração: Sistema de Computação
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Computação Aplicada
Área de Concentração: Sistema de Computação
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Computação Aplicada
Área de Concentração: Sistema de Computação
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Sistemas Inteligentes
Área de Concentração: Sistema de Computação
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Computação Aplicada
Área de Concentração: Sistema de Computação
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Computação Aplicada
Área de Concentração: Sistema de Computação
Eletiva

Docente: Professores da Linha de Pesquisa em Computação Gráfica
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Visualização e Interação
Área de Concentração: Sistema de Computação
Eletiva

Docente: Professores da Linha de Pesquisa em Linguagem Natural
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Sistemas Inteligentes
Área de Concentração: Sistema de Computação
Eletiva

Docente: Professores da Linha de Pesquisa em Redes de Computadores
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Redes e Sistemas Distribuídos
Área de Concentração: Sistema de Computação
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Computação Aplicada
Área de Concentração: Sistema de Computação
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Redes e Sistemas Distribuídos
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Visualização e Interação
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Eletiva

Docente: Professor(a) Orientador(a)
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Linha de Pesquisa do(a) Orientador(a)
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Visualização e Interação
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Computação Aplicada
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Eletiva


CH: 60
Créditos: 4
Linhas de Pesquisa: Sistemas Inteligentes
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Eletiva

Docente: Professor(a) Visitante
CH: 15
Créditos: 1
Linhas de Pesquisa: Diversas
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Eletiva

Docente: Professor(a) Visitante
CH: 15
Créditos: 1
Linhas de Pesquisa: Diversas
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Eletiva

Docente: Professor(a) Visitante
CH: 15
Créditos: 1
Linhas de Pesquisa: Diversas
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Sistemas Inteligentes
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Engenharia de Software
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Eletiva


CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Visualização e Interação
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Eletiva

Docente: Professores da Linha de Pesquisa em Computação Aplicada
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Computação Aplicada
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Eletiva

Docente: Professores da Linha de Pesquisa em Sistemas Distribuídos
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Redes e Sistemas Distribuídos
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Eletiva

Docente: Professores da Linha de Pesquisa em Sistemas Inteligentes
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Computação Aplicada
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Eletiva

Docente: Professor(es) Orientador(es)
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Linha de Pesquisa do(a) Orientador(a)
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Eletiva

Docente: Professor(es) Orientador(es)
CH: 15
Créditos: 1
Linhas de Pesquisa: Linha de Pesquisa do(a) Orientador(a)
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Eletiva


CH: 30
Créditos: 1
Linhas de Pesquisa: Sistemas Inteligentes
Área de Concentração: Sistema de Informação e Computação
Eletiva

E-mail: placido@unifor.br 

Currículo lattes

Bacharel e Licenciado em Matemática, Engenheiro Eletricista, Mestrado em Matemática, Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação, com pós-doutorado. Desenvolve pesquisa na área de Sistema de Computação com ênfase em Pesquisa Operacional / Otimização.

E-mail: adrianoba@unifor.br 

Currículo lattes

Bacharel em Ciências da Computação, com Mestrado em Informática Aplicada e Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação. Desenvolve pesquisa na área de Sistema de Informação com ênfase em Engenharia de Software.

E-mail: carlosocneto@gmail.com

Currículo Lattes

Bacharel em Informática, com Mestrado e Doutorado em Informática Aplicada. Desenvolve pesquisas em Ciência de Dados, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos seguintes temas: Big Data, Mineração em Grafos, Aprendizado Profundo e Aprendizado de Máquina.

E-mail: erneson@unifor.br

Currículo Lattes

Bacharel em Física, com Mestrado e Doutorado em Física. Desenvolve pesquisas nas áreas de Física e Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Complexos, Redes Complexas, Ciência das Cidades, Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

E-mail: furlan@unifor.br

Currículo lattes

Licenciado em Física, com Mestrado e Doutorado em Física. Desenvolve pesquisa na área de Sistema de Computação com ênfase em Computação Aplicada.

E-mail: vasco@unifor.br 

Currículo lattes

Tecnólogo em Processamento de Dados, Mestrado em Ciência da Computação, Doutorado em Informática, com pós-doutorado. Desenvolve pesquisa na área de Sistema de Computação com ênfase em simulação multiagente, web semântica, sistemas tutores inteligentes, mineração de dados e segurança pública.

E-mail: jorgearaujo@unifor.br

Currículo Lattes

Bacharel em Física, com Mestrado e Doutorado em Física. Desenvolve pesquisas em Ciência de Dados, Soft Matter, Biofísica, Física Estatística e Machine Learning, com habilidades em cálculos matemáticos avançados e proficiência em linguagens de programação.

E-mail: mafr@unifor.br 

Currículo lattes

Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional, com Mestrado em Engenharia Elétrica e Doutorado em Ciência da Computação. Desenvolve pesquisa na área de Sistema de Computação com ênfase em renderização interativa, visualização e tratamento de colisões.

E-mail: elizabet@unifor.br 

Currículo lattes

Tecnóloga em Processamento de Dados, Mestrado em Ciência da Computação, Doutorado em Informática, com pós-doutorado. Desenvolve pesquisa na área de Sistema de Computação com ênfase em aspectos humanos da interação, Televisão Digital, semiótica organizacional, e linguagens da interação baseadas nos pressupostos da comunicação.

E-mail: nabor@unifor.br 

Currículo lattes

Bacharel em Processamento de Dados, com Mestrado em Ciência da Computação e Doutorado em Computação. Desenvolve pesquisa na área de Sistema de Informação com ênfase nas linhas de engenharia de software e sistemas distribuídos.

E-mail: napoleaovn@unifor.br 

Currículo lattes

Bacharel em Administração de Empresas e Informática, Mestrado em Informática Aplicada,  Doutorado em Ciências da Computação, com pós-doutorado. Desenvolve pesquisa na área de Sistema de Computação com ênfase em Pesquisa Operacional/Otimização.

E-mail: raimir@unifor.br 

Currículo lattes

Engenheiro Civil, com Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação. Desenvolve pesquisa na área de Sistema de Computação com ênfase em teleinformática, nos seguintes temas: caracterização, classificação e modelagem de tráfego, segurança, redes sem fio e gerência de redes.

E-mail: rilder@unifor.br

Currículo Lattes

Bacharel em Física, com Mestrado e Doutorado em Física. Desenvolve pesquisas nas áreas de Física e Ciência da Computação, com ênfase em Física Estatística Computacional e Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciência de Dados, Sistemas Complexos e Modelagem Computacional.

E-mail: tarcisiopequeno@unifor.br 

Currículo lattes

Engenheiro Civil, Mestrado e Doutorado em Informática, com pós-doutorado. Desenvolve pesquisa na área de Sistema de Computação com ênfase em teoria da computação, nos seguintes temas: especificação formal, lógicas não-clássicas, métodos analísticos, métodos dos tabledos, prova automática e especificação formal.

E-mail: vladiacelia@unifor.br 

Currículo lattes

Bacharel em Computação, com Mestrado em Informática Aplicada e Doutorado em Ciência da Computação. Desenvolve pesquisa na área de Sistema de Computação com ênfase em inteligência artificial, linguística computacional, processamento de linguagem natural e web semântica.

Teses Defendidas

 

O investimento no curso de Doutorado Acadêmico em Informática Aplicada é composto por 48 parcelas de R$ 3.280,00*

* Valor referente ao ano 2024, sujeito a reajustes anuais, conforme previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Obs: Será aplicado o desconto de 4,5% para pagamentos realizados até a data do vencimento padrão. 

 

Seleção para o Mestrado e Doutorado em Informática Aplicada 

> HORÁRIO DAS ENTREVISTAS
> INSCRIÇÕES DEFERIDAS MESTRADO
> INSCRIÇÕES DEFERIDAS DOUTORADO

O Programa de Pós-graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Universidade de Fortaleza  abriu seleção para os cursos de Mestrado e Doutorado. As inscrições acontecem de 17 de junho a 8 de julho, exclusivamente pelo e-mail secretariapgss@unifor.br e mediante o pagamento da taxa de R$ 143.

No total, estão em oferta 15 vagas para o curso de Mestrado e 5 vagas para o curso de Doutorado. Os interessados podem escolher entre duas áreas de concentração: Sistema de Computação, com a linha de pesquisa: “Computação Visual e Interação”; e Sistema de Informação, com as linhas "Ciência de Dados e Inteligência Artificial" e "Engenharia de Sistemas". 

Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com conceito 5, o curso é voltado para profissionais das áreas da Ciência da Computação, Engenharias, Matemática, Física e afins. Um dos diferenciais do programa é a linha de pesquisa sobre Ciência de Dados e Inteligência Artificial, que integra a expertise dos pesquisadores da Universidade junto a projetos desenvolvidos no Parque Tecnológico da Unifor (TEC Unifor). 

A seleção contemplará duas etapas. Os candidatos passarão pela análise de currículo e, posteriormente, entrevista individual, nos dias 15 e 16 de julho. O resultado será divulgado no dia 18 do mesmo mês e as aulas estão previstas para ter início no dia 5 de agosto.

SERVIÇO

Seleção para o Mestrado e Doutorado em Informática Aplicada 
Inscrições: 17/06/2024 a 08/07/2024
Edital R. Nº 32/2024
- Formulário de inscrição
Mais informações: secretariapgss@unifor.br / (85) 3477.3139

Seleção anterior

> RESULTADO FINAL
> HORÁRIO DAS ENTREVISTAS
> INSCRIÇÕES DEFERIDAS

SERVIÇO

Seleção para o Mestrado e Doutorado em Informática Aplicada 
> Edital R. N° 01/2024
- Formulário de inscrição
Inscrições: 09/01/2024 a 31/01/2024
Mais informações: (85) 3477.3139

 

Seleção para bolsas do PPGIA

A Vice-Reitora de Graduação e Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza lançou o Edital VRE Nº 11/2024 que oferece bolsas de Mestrado e Doutorado cedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

São oferecidas um total de 6 bolsas, destinadas a alunos dos cursos de Mestrado em Ciências Médicas (turma 10), do Mestrado em Informática Aplicada (turma 26); do Mestrado em Psicologia (turma 27); do Doutorado em Saúde Coletiva (turmas 9 e 10); do Doutorado em Administração (turmas 13, 14 e 15) e do Doutorado em Direito Constitucional (sem restrição de turma), sendo uma bolsa por curso. 

> CONFIRA O RESULTADO

EDITAL VRE Nº 11/2024

Mais informações: secretariapgss@unifor.br / (85) 3477-3139

A Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza abriu inscrição para seleção de bolsistas para o Programa de Pós-graduação em Informática Aplicada. O Edital VRE Nº 08/2024 oferece duas bolsas, uma para o curso de Mestrado (Turma 26) e uma para o Doutorado (Turma 9). 

> CONFIRA O RESULTADO

Os benefícios são concedidos pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os valores e a vigência das bolsas serão definidos pelos órgãos mantenedores.

> EDITAL VRE Nº 08/2024

Mais informações: secretariapgss@unifor.br / (85) 3477-3139

A Vice-Reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, estabelece e divulga a abertura de inscrições e demais normas relativas ao processo seletivo de bolsa de Doutorado CAPES (Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

> CONFIRA O EDITAL

Foi lançado o edital de seleção para bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) destinadas ao Programa de Pós-graduação em Informática Aplicada da Unifor. São concedidas três bolsas, duas para o Mestrado e uma para o Doutorado, destinadas ao projeto CEREIA/CRIA, na linha de pesquisa “Engajamento de pacientes em programas de promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas”.

> MESTRADO: CONFIRA O RESULTADO

Saiba mais

A Fapesp está ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. A Fundação apoia a pesquisa científica e tecnológica por meio de Bolsas e Auxílios a Pesquisa que contemplam todas as áreas do conhecimento: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciência Humanas, Linguística, Letras e Artes.

Em maio de 2021, a Fapesp, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) anunciaram as propostas aprovadas de Centros de Pesquisas Aplicadas (CPAs) em Inteligência Artificial com foco nas áreas de saúde, agricultura, indústria e cidades inteligentes. Entre os aprovados, está o Centro de Referência em Inteligência Artificial (Cereia), na Universidade Federal do Ceará (UFC), a fim de desenvolver projetos de internet das coisas (IoT), big data e transformação digital, voltadas a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças.

EDITAL VRE Nº 17/2023

Mais informações: (85) 3477-3139 / 3477-3285.

O Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Universidade de Fortaleza, vinculada à Fundação Edson Queiroz, abriu seleção para bolsa do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Na modalidade de doutorado sanduíche no exterior, alunos regularmente matriculados em cursos de Doutorado no Brasil realizam parte do curso em instituição no exterior, retornando obrigatoriamente ao Brasil, após a finalização da bolsa, para a integralização final de créditos e defesa de tese. 

Participação

O PPGIA/Unifor tem disponível uma cota de bolsa para o ano de 2023, o que equivale a 12 mensalidades. A duração da bolsa é de, no mínimo, seis meses e de, no máximo, dez meses.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail secretariapgss@unifor.br, no período de 03 a 24 de março de 2023, cujo assunto da mensagem deve consistir em “Inscrição para Bolsa do PDSE”. Os requisitos de candidatura e os documentos que deverão ser anexados no e-mail encontram-se descritos no Edital VRE Nº 02/2023.

A seleção se dará pela análise do Plano de Pesquisa no Exterior e pela análise de currículo, de acordo com a pontuação indicada no Anexo I do Edital. Esta etapa acontece no dia 27 de março de 2023. O resultado será divulgado no dia 28 de março e o início dos estudos deve ocorrer, impreterivelmente, no período de setembro a novembro de 2023.

CONFIRA O EDITAL VRE Nº 02/2023

Foi lançado o edital de seleção para bolsa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) destinada ao Programa de Pós-graduação em Informática Aplicada da Unifor. 

É oferecida uma bolsa para o curso de Mestrado.

Os alunos aptos podem se inscrever nos dias 13 a 15 de agosto de 2021. Os documentos listados abaixo devem ser enviados para o e-mail secretariapgss@unifor.br

  • Requerimento de Inscrição preenchido (Anexo I do Edital)
  • Histórico Escolar do curso de Mestrado que estiver cursando
  • Currículo Lattes - Produção comprovada de 2013 a 2020 

EDITAL VRPPG Nº 06/2021

SERVIÇO

Seleção de bolsa da Funcap para Doutorado em Informática Aplicada
Inscrições: 13 a 15 de agosto de 2021
E-mail: secretariapgss@unifor.br
Mais informações: (85) 3477.3268

Foi lançado o edital de seleção para bolsas da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) destinadas ao Programa de Pós-graduação em Informática Aplicada da Unifor. 

É oferecida uma bolsa para o curso de Mestrado.

Os alunos aptos podem se inscrever nos dias 13 e 16 de março de 2020. Os documentos listados abaixo devem ser entregues na Vice-Reitoria de Pós-Graduação:

  • Requerimento de Inscrição preenchido (Anexo I do Edital).
  • Histórico Escolar do curso de Mestrado que estiver cursando
  • Currículo Lattes - Produção comprovada de 2013 a 2020 (AnexoII2 do Edital)
  • Declaração sem vínculo empregatício ou de afastamento sem remuneração

EDITAL VRPPG Nº 03/2020
RESULTADO EDITAL VRPG Nº 03/2020

SERVIÇO

Seleção de bolsas da Funcap para Doutorado em Informática Aplicada
Inscrições: 13 e 16 de março de 2020
Local: Vice-Reitoria de Pós-Graduação (Bloco B, sala B-07)
Mais informações: (85) 3477.3268

Seleção Docente

O Programa de Pós-graduação em Informática Aplicada da Unifor está em busca de novos professores a fim de formar mestres e doutores através de atividades integradas de ensino e pesquisa multidisciplinar, com forte embasamento científico para o exercício profissional e acadêmico, observando atingir um nível de excelência nacional e internacional.

As inscrições para participar da seleção docente vão de 4 de janeiro a 3 de fevereiro de 2021, através do envio da documentação para o e-mail mia@unifor.br. No Edital R Nº 91/2020 constam todas as informações.

As oportunidades destinam-se para a área de concentração em Sistemas de Informação, e suas linhas de pesquisa em "Ciência de Dados e Inteligência Artificial"  e "Engenharia de Software" ; e  Sistemas de Computação, com as pesquisas em "Computação Aplicada", "Sistemas Inteligentes", "Visualização e Interação" e "Redes e Sistemas Distribuídos".

É exigido do candidato produção científica relevante em uma das seis linhas de pesquisa, experiência docente em Graduação e/ou Programa de Pós-Graduação; e experiência prática em projetos de pesquisa, desenvolvimento e/ou inovação, todos preferencialmente nas áreas de Ciência de Dados e/ou Inteligência Artificial.

O processo seletivo será composto por duas etapas. A primeira é a análise curricular, seguida da entrevista individual. As datas do andamento da seleção foram prorrogadas pelo Edital R Nº 10/2021. O resultado final será divulgado dia 8 de março de 2021. 

SERVIÇO

Seleção para professor do PPGIA
Edital R Nº 91/2020
Edital R Nº 10/2021 (prorrogação das datas das entrevistas)
> Ficha de Inscrição
Inscrições: 4 de janeiro a 3 de fevereiro de 2021
Mais informações: (85) 3477.3219 | mia@unifor.br