Esse curso é para quem quer...
Aprimorar e qualificar a prática profissional, agregar conhecimentos e habilidades relacionados à gestão ágil, competente e criativa do conhecimento científico na área das Ciências Médicas, assim como desenvolver competências de liderança, tomada de decisões, criatividade e inovação.
Com o objetivo de...
Estar apto a melhor aproveitar as oportunidades profissionais na área da saúde, sejam elas relacionadas à prática assistencial, docência no ensino superior, pesquisa científica, gestão educacional ou de saúde.
DURAÇÃO
24 meses
CARGA HORÁRIA
450 horas
VAGAS
25
Coordenação: Profa. Danielle Malta Lima, Doutora
- ppgcm@unifor.br
- (85) 3477.3846
- Bloco F | Sala 33
Abordagens Educacionais Para As Profissões Da Saúde
Código: U024 - Carga Horária: 30 H/A - Nº De Créditos: 02 (DOIS)
Tipo: Optativa
Docente: Olívia Andrea Alencar Costa Bessa
EMENTA: Abordagens educacionais. Princípios das metodologias ativas. Aprendizagem colaborativa. Relações entre os distintos ambientes de prática educacional para as profissões da saúde e as abordagens educacionais. Conceitos e práticas em diversos espaços reais de ensino de profissionais. Teorias de planejamento de ambientes de aprendizagem e tarefas de aprendizagem. Processos de design instrucional no contexto da aprendizagem. Aprendizagem complexa, a transferência de aprendizagem, análise de tarefas de aprendizagem, design de informação de suporte, informações processuais, prática e fatores que influenciam a implEmenta: ção e gestão de mudança. Integração entre a teoria e a pesquisa baseada em projetos. Competências na análise de efetividade, aplicabilidade e relevância educacional dos distintos cenários de prática. Ambientes de aprendizagem, suas limitações e complexidades.
Bioestatística
Código: P001 - Carga Horária: 30 H/A - Nº De Créditos: 02 (dois)
Tipo: Obrigatória
Docente: Alexandre Braga Libório
EMENTA: A disciplina tem como objetivo oferecer condições aos alunos de planejar, tabular e interpretar os dados obtidos em suas pesquisas. A disciplina introduzirá os fundamentos básicos da bioestatística para que o aluno adquira capacidade de desenvolver análises simples utilizando programas estatísticos e visão crítica da literatura biomédica. Será abordado o seguinte conteúdo: estatística descritiva 1: o papel da estatística na pesquisa científica; o método estatístico; tipos de dados (métricos); estatística descritiva: organização de dados brutos e agrupados e gráficos. Estatística descritiva 2: medidas de tendência central – média, moda, mediana; medidas de variabilidade – desvio padrão, amplitude total; aplicações. Distribuições estatísticas: características; cálculo de probabilidade; intervalo de confiança para média e proporção; estatística paramétrica e não paramétrica e intervalos de confiança para a média e proporção. Testes de hipóteses 1: formulação dos testes de hipóteses; significância estatística e formulação geral dos testes. Testes de hipóteses 2: paramétricos (diferença de médias, anova e desvio-padrão; não paramétricos (kolmogorof-smirnov e mann-whitney). Amostragem: cálculo do tamanho da amostra. Correlação: coeficiente de pearson. Regressão: regressão linear simples.
Biologia Molecular Aplicada às Ciências Médicas
Código: U025 - Carga Horária: 30 H/A - Nº de Créditos: 02 (DOIS)
Tipo: Optativa
Docente: Danielle Malta Lima
EMENTA: A disciplina visa criar um foro de debate e de atualização sobre temas e pesquisas desenvolvidas na área de biologia molecular, fornecendo aos estudantes de pós-graduação o conhecimento das principais técnicas e suas aplicações em medicina. O conteúdo da disciplina será desenvolvido através da discussão de artigos recentes publicados na área de biologia molecular. Tendo enfoque os seguintes temas: tecnologia do DNA recombinante, enzimas de restrição, reação em cadeia da polimerase (PCR), RT-PCR, PCR em tempo real, sequenciamento, clonagem e diagnóstico molecular das doenças infecciosas.
Estágio Docente
Código: N004 - Carga Horária: 60 H/A - Nº de Créditos: 04 (quatro)
Tipo: Optativa (demais alunos) / Tipo: Obrigatória (alunos bolsistas)
Docente: Fernanda Martins Maia Carvalho
EMENTA: Articulação teoria/prática e vivência de atividades de ensino, aprendizagem e de pesquisa na graduação. Realização de estágio nas fases de observação, planejamento, docência e avaliação. Análise crítica da prática didático-pedagógica.
Formação Docente para as Profissões da Saúde
Código: R799 - Carga Horária: 30 H/A - Nº de Créditos: 02 (DOIS)
Tipo: Optativa
Docente: Olívia Andrea Alencar Costa Bessa
EMENTA: Aspectos fundamentais da prática docente. Princípios e teorias da aprendizagem para adultos e sua aplicação na variedade de ambientes educacionais na educação das profissões de saúde. Inter-relação entre a teoria de ensino, pesquisa e prática educativa. Modelo de aprendizagem proposta por Kolb. Tipos de personalidade e Estilos de Aprendizagem. Aprendizagem significativa. Inovação e mudança em educação. Liderança e o papel do docente na mudança de pessoas, instituições e sociedade. Educação baseada em evidências. Inovação disruptiva nas profissões da saúde. Avaliação do estudante. Programação e avaliação curricular.
Fundamentos da Pesquisa Clínica
Código: V077 - Carga Horária: 30 H/A - Nº de Créditos: 02 (DOIS)
Tipo: Optativa
Docente: Jeová Keny Baima Colares
EMENTA: A disciplina tem como objetivo principal a compreensão e aplicação dos conceitos fundacionais da pesquisa científica em estudos relacionados à abordagem de seres humanos, buscando a compreensão ou intervenção no processo saúde-doença. Neste sentido serão desenvolvidas atividades buscando aprofundar a compreensão dos elementos mais importantes da metodologia científica, o desenvolvimento de habilidades para a busca e seleção efetivas e eficientes de fontes bibliográficas e a compreensão dos elementos centrais da Medicina Baseada em Evidências. Também são considerados objetivos centrais a capacitação para elaboração de projetos de pesquisa, que possam garantir a qualificação dos estudos desenvolvidos. Finalmente, buscaremos a capacitação para a implEmenta: ção de projetos de pesquisa, observando os princípios das Boas Práticas Clínicas, além de interpretar e apresentar adequadamente os dados resultantes da pesquisa.
Fundamentos em Pesquisa Translacional
Código: X841 - Carga Horária: 30 H/A - Nº de Créditos: 02 (DOIS)
Tipo: Optativa
Coordenador(a): Ana Cristina de Oliveira Monteiro Moreira e Adriana Rolim Campos Barros
EMENTA: Normas de segurança e de conduta em laboratório químico, técnicas básicas de laboratório e preparo de soluções; Purificação e caracterização de biomoléculas bioativas ou de interesse clínico; Biossegurança e ética na experimentação animal; O papel dos estudos não-clínicos na pesquisa translacional; Vias de administração de fármacos: vantagens, desvantagens, finalidade de cada via; Escolha de modelos na pesquisa translacional; Realização de ensaios não-clínicos de maior relevância na pesquisa translacional.
Introdução à pós-graduação em Ciências Médicas
Código: V737 - Carga Horária: 30 H/A - Nº de Créditos: 02 (DOIS)
Tipo: Optativa
Docente: Danielle Malta Lima
EMENTA: Disciplina com conteúdo variável, com discussão de grandes temas das linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas, abordando, entre outros temas, os avanços tecnológicos e as perspectivas futuras em métodos diagnósticos e tratamento.
Introdução à Revisão Sistemática e Metanálise
Código: X981 - Carga Horária: 30 horas - Nº de Créditos: 2 (DOIS)
Tipo: Optativa
Coordenador(a): Marcelo Borges Cavalcante
EMENTA: A medicina baseada em evidências (MBE) busca evidências científicas robustas para orientar a tomada de decisões na prática clínica. Na hierarquia da qualidade das evidências, as metanálises de múltiplos estudos randomizados e controlados encontram-se no nível máximo de evidência científica (Nível 1a), seguida por estudos individuais randomizados controlados (Nível 1b) e não controlados (Nível 1c). As metanálises de múltiplos estudos de coorte são nível 2a de evidência científica. Portanto, é fundamental saber interpretar e elaborar revisões sistemáticas e metanálises para uma boa prática clínica com condutas baseadas em MBE.
Metodologia Científica e Bioética em Pesquisa
Código: R783 - Carga Horária: 30 H/A - Nº De Créditos: 02 (dois)
Tipo: Obrigatória
Docente: Marcelo Borges Cavalcante
EMENTA: A disciplina tem como proposta principal a discussão e avaliação das diferentes abordagens metodológicas aplicadas ao estudo científico do processo saúde-doença, levando em consideração as etapas de planejamento, a apresentação de projetos, a execução dos mesmos e a interpretação de seus resultados. O objetivo central é fornecer ao futuro profissional as condições para elaboração de projetos e, acima de tudo, a capacidade de avaliação crítica e metodológica da literatura científica. Outro objetivo central é o estudo dos princípios da bioética, relacionada a pesquisas envolvendo seres humanos ou animais, buscando despertar no mestrando a capacidade crítica da importância do comportamento ético no relacionamento entre a tríade investigador, objeto e pesquisa. Neste contexto serão explorados: conceitos de pesquisa, formulação de um problema, hipóteses, desenho do estudo, critérios de seleção, escolha de variáveis preditoras e de desfecho, escalas de medida, procedimentos, estratégias para aprimorar a acurácia, acompanhamento e aderência ao protocolo, delineando revisão sistemática de bibliografia, elaboração de trabalhos científicos, princípios de integridade ética, responsabilidades do investigador e da instituição, conflitos de interesse e normas de regulamentação dos comitês locais e Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). A disciplina privilegiará a abordagem de problemas reais e exemplos práticos em relação aos princípios da metodologia científica e bioética.
Neurociências Aplicadas à Saúde
Código: R789 - Carga Horária: 30 H/A - Nº de Créditos: 02 (DOIS)
Tipo: Optativa
Docente: Fernanda Martins Maia Carvalho
EMENTA: Fundamentos de neuroanatomia e neurofisiologia. Conceitos de neurociências aplicado a mecanismos de aprendizado. Neuroplasticidade, conectividade neural e aprendizado. Pensamento crítico no ensino para profissionais de saúde. Memória, sono, emoções, atividade física e o aprendizado. Técnicas integrativas e modulação do aprendizado. Novas tecnologias e impacto sobre o aprendizado.
Redação de Trabalhos Científicos
Código: R785 - Carga Horária: 30 H/A - Nº de Créditos: 02 (DOIS)
Tipo: Obrigatória
Docente: Carlos Ewerton Maia Rodrigues
EMENTA: O objetivo da disciplina será introduzir a prática da redação de trabalho científico com enfoque para normas básicas na redação de artigos científicos de qualidade. Portanto, objetiva-se que o aluno adquira ou melhore os conhecimentos básicos para elaborar e interpretar as comunicações científicas escritas. Na disciplina será abordado: critérios de autoria, técnicas para definição de título, metodologia para redação da introdução, casuística, materiais e métodos, discussão, referências bibliográficas e resumo. O aluno deverá adquirir ou aprimorar os conhecimentos básicos para elaborar e interpretar as comunicações científicas escritas. A avaliação será realizada ao final da disciplina e o aluno deverá elaborar o esboço de artigo que poderá estar relacionado ao seu próprio objeto de estudo, contendo de forma sucinta um resumo, introdução, materiais e métodos e discussão.
Seminários em Ciências Médicas I
Código: R797 - Carga Horária: 30 H/A - Nº de Créditos: 02 (DOIS)
Tipo: Optativa
Docente: Josué Viana de Castro Neto
EMENTA: A disciplina tem como objetivo principal a apresentação de seminários pelo mestrandos, buscando avaliar o desempenho e o desenvolvimento cognitivo nas áreas gerais das ciências médicas, bem como a transmissão do conhecimento através de convidados. Para isto serão realizados seminários, com a apresentação da temática previamente selecionada por um grupo de alunos do curso (matriculados na disciplina), sendo intercalados por outras atividades educacionais como, por exemplo, grupos tutoriais, avaliação de manuscritos e conferências.
Seminários em Ciências Médicas II
Código: U027 - Carga Horária: 30 H/A - Nº De Créditos: 02 (DOIS)
Tipo: Optativa
Docente: Josué Viana de Castro Neto
EMENTA: A disciplina tem como objetivo principal o acompanhamento do desenvolvimento dos projetos dos mestrandos, buscando avaliar o desenvolvimento da sua formação teórica na sua área estudo, o desenho metodológico do seu estudo e cumprimento do cronograma estipulado. Para isto serão realizados seminários, com a apresentação do projeto de cada um dos alunos do curso (matriculados ou não na disciplina), sendo composta uma banca avaliadora, formada pelo orientador e outros professores do programa.
Tópicos Avançados em Doenças Infecciosas
Código: R790 - Carga Horária: 30 H/A - Nº de Créditos: 02 (DOIS)
Tipo: Optativa
Docente: Dionne Bezerra Rolim
EMENTA: A disciplina tem como objetivo o estudo das doenças infecciosas de maior importância na realidade brasileira. Conteúdo: Bases da epidemiologia aplicada as doenças infecciosas. Interação parasita-hospedeiro-ambiente. Patogênese das doenças infecciosas: novos conceitos e perspectivas. O sistema imune e a dinâmica das doenças infecciosas. Doenças negligenciadas: o papel do pesquisador brasileiro. Doenças endêmicas de importância nacional e regional. Doenças emergentes. Novas ferramentas no diagnóstico das doenças infecciosas. Evolução microbiana e resistência.
Tópicos em Cirurgia
Código: V078 - Carga Horária: 30 H/A - Nº De Créditos: 02 (DOIS)
Tipo: Optativa
Docente: Josué Viana de Castro Neto
EMENTA: A disciplina tem como objetivo principal a discussão e aprofundamento da temática ensino e pesquisa em cirurgia. Conteúdo: Ética e pesquisa em cirurgia, Ensino em cirurgia (desenvolvimento do currículo de cirurgia para a graduação, metodos de avaliação de habilidades técnicas e não técnicas em cirurgia, cenários de pratica), História, conceitos e evolução da cirurgia dos primórdios à cirurgia minimamente invasiva.
Tópicos Especiais
Código: D103 - Carga Horária: 30 H/A - Nº De Créditos: 02 (dois)
Tipo: Optativa
Docente: Danielle Malta Lima
EMENTA: Temas emergentes e/ou assuntos relevantes solicitados por docentes e discentes.
Vasculites: análise de artigos científicos e técnicas de apresentação oral.
Código: V843- Carga Horária: 30 H/A - Nº de Créditos: 02 (DOIS)
Tipo: Optativa
Docente: Carlos Ewerton Maia Rodrigues
EMENTA: Epidemiologia das vasculites; patogênese das vasculites, classificação das vasculites primárias, manifestações clínicas das vasculites anca-positiva e abordagem das principais manifestações clínicas das vasculites em relação ao tipo de vaso comprometido. Diagnóstico diferencial e terapêutica.
Profa. Dra. Danielle Malta Lima (Coordenadora)
Linha(s) de Pesquisa: Estudos Clínicos em Ciências Médicas e Estudos Translacionais em Ciências Médicas.
E-mail: danimalta@unifor.br
Resumo: Biomédica. Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Medicina, área de concentração Clínica Médica, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisa na área clínica (envolvendo seres humanos) e translacional (laboratorial com aplicação à saúde humana). Atuando principalmente nos seguintes temas: arboviroses, HIV, tuberculose, diagnóstico molecular (Biologia Molecular).
Profa. Dra. Adriana Rolim Campos
Linha(s) de Pesquisa: Estudos Translacionais em Ciências Médicas.
E-mail: adrirolim@unifor.br
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA – Biotecnologia.
Resumo: Farmacêutica. Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Farmacologia (Universidade Federal do Ceará). Desenvolve pesquisas na área de farmacologia para identificação de novos alvos terapêuticos para o tratamento da dor (especialmente dor orofacial); screening farmacológico para análise de compostos com atividade sobre o sistema nervoso central. Além disso realiza estudos de padronização de modelos experimentais em zebrafish adulto.
Prof. Dr. Alexandre Braga Liborio
Linha(s) de Pesquisa: Estudos Clínicos em Ciências Médicas.
E-mail: alexandreliborio@yahoo.com.br
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D – CA – Medicina.
Resumo: Médico nefrologista com doutorado em Nefrologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas na área de doenças renais com ênfase em Lesão Renal Aguda, trabalhando com sua interface com biomarcadores endoteliais e em aplicações clínicas de modelos estatísticos estruturais marginais e de causalidade.
Profa. Dra. Ana Cristina de Oliveira Monteiro Moreira
Linha(s) de Pesquisa: Estudos Translacionais em Ciências Médicas.
E-mail: acomoreira@unifor.br
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA – Biotecnologia.
Resumo: Farmacêutica. Mestrado e Doutorado em Bioquímica (Universidade Federal do Ceará). Desenvolve pesquisas em Bioquímica, com ênfase em isolamento, caracterização e aplicação de carboidratos e proteínas nas áreas das Ciências Farmacêuticas e da Biotecnologia e em análise proteômica para prospecção de biomarcadores de doenças baseada em espectrometria de massas.
Prof. Dr. Carlos Ewerton Maia Rodrigues
Linha(s) de Pesquisa: Estudos Clínicos em Ciências Médicas.
E-mail: carlosewerton@hotmail.com
Resumo: Médico. Doutor em Ciências Médicas do Serviço de Reumatologia da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas na área de Medicina, com ênfase em Reumatologia, atuando principalmente em pesquisa clínica englobando os seguintes temas: imunobiológicos, síndrome antifosfolípide, vasculites, lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide , síndrome metabólica, dislipidemia e obesidade.
Profa. Dra. Cristiana Libardi Miranda Furtado
Linha de Pesquisa: Estudos Clínicos em Ciências Médicas e Estudos Translacionais em Ciências Médicas
E-mail: clibardim@unifor.br
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - Genética
Resumo: Bióloga. Mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Doutorado em Genética, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP), com período de sanduíche no Leiden University Medical Center (LUMC) na Holanda. Desenvolve pesquisas na área de identificação dos mecanismos (epi)genéticos relacionados a infertilidade, desenvolvimento embrionário e câncer.
Profa. Dra. Daniela Chiesa
Linha(s) de Pesquisa: Estudos Clínicos em Ciências Médicas e Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas
E-mail: danichiesa@unifor.br
Resumo: Médica. Doutora em Ciências Pneumológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Desenvolve pesquisas nas áreas de educação para profissões da saúde (ênfase em avaliação de estudantes e de programa, teste de progresso, currículo e desenvolvimento docente) e Pneumologia (ênfase em DPOC, reabilitação pulmonar, tabagismo e asma).
Profa. Dra. Dionne Bezerra Rolim
Linha(s) de Pesquisa: Estudos Clínicos em Ciências Médicas e Estudos Translacionais em Ciências Médicas.
E-mail: dionnerolim@unifor.br
Resumo: Médica. Mestrado em Saúde Pública e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará. Desenvolve pesquisas nas áreas de doenças infecciosas, saúde pública, educação e ambiente, atuando nas seguintes temáticas: melioidose, arboviroses, prevenção e controle de doenças emergentes e endêmicas, saúde pública com ênfase em educação.
Profa. Dra. Fernanda Martins Maia
Linha(s) de Pesquisa: Estudos Clínicos em Ciências Médicas.
E-mail: fernandamaia@unifor.br
Resumo: Médica. Doutorado em Ciências Médicas (Neurologia) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisas clínicas em neurologia, com temática em 3 subáreas em especial: Doenças neurodegenerativas - incluindo distúrbios do movimento (em especial doença de Parkinson e distonias); Doença cerebrovascular - com ênfase em fase aguda do AVC e reabilitação; e neuroinfecção - com foco nas manifestações neuroinvasivas das arboviroses.
Prof. Dr. Geraldo Bezerra da Silva Junior
Linha(s) de Pesquisa: Estudos Clínicos em Ciências Médicas e Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas.
E-mail: geraldobezerrajr@unifor.br
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D
Resumo: Médico. Mestrado e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado em Saúde Coletiva/Epidemiologia pela Universidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisas na área de saúde coletiva, medicina clínica, medicina tropical e eHealth, com ênfase nas doenças crônicas não-transmissíveis (hipertensão, diabetes e doença renal crônica).
Prof. Dr. Henrique Luis do Carmo Sá
Linha de Pesquisa: Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas.
E-mail: henriquesa@unifor.br
Resumo: Médico. Mestrado em Health Professions Education (MHPE) - University Of Illinois At Chicago e Doutorado em Educação Superior (Universidade de Liverpool, Reino Unido). Atualmente é Professor Titular do Curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Medicas da Universidade de Fortaleza onde atua como membro do Grupo de Pesquisa em Educação para as Profissões da Saúde. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria e Desenvolvimento Infantil, e na área de Ensino Superior, Desenvolvimento e Avaliação Curricular, Gestão e Liderança Universitária e Educação para as Profissões da Saúde/Educação Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem baseada em problemas, problem-based learning, educaçâo medica, avaliação de estudantes e programas educacionais, desenho de currículos e, no campo da pediatria, Clínica Pediátrica e Desenvolvimento Infantil.
Prof. Dr. Jeová Keny Baima Colares
Linha(s) de Pesquisa: Estudos Clínicos em Ciências Médicas.
E-mail: kenycolares@unifor.br
Resumo: Médico. Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisa na área de HIV/Aids, dengue, hepatites, além de arboviroses e roboviroses emergentes.
Prof. Dr. Josué Viana de Castro Neto
Linha(s) de Pesquisa: Estudos Clínicos em Ciências Médicas.
E-mail: jvcn@uol.com.br
Resumo: Médico. Doutorado em Cirurgia Torácica e Cardiovascular (Universidade de São Paulo). Desenvolve pesquisa nas áreas de cirurgia torácica, videocirurgia cardíaca e cirurgia cardiotorácica minimamente invasiva. Além disso, realiza estudos de educação e simulação em cirurgia.
Prof. Dr. Leonardo Tondello Martins
Linha(s) de Pesquisa: Estudos Translacionais em Ciências Médicas
E-mail: ltm@unifor.br
Resumo: Graduação em Medicina Veterinária. Mestrado em Ciência Animal (Universidade do Estado de Santa Catarina) e Doutorado em Biotecnologia (Universidade de Fortaleza/Renorbio). Desenvolve pesquisas nas áreas de: terapia regenerativa com uso de células-tronco; terapia regenerativa com uso de plasma rico em plaquetas (PRP), gel de fibrina e meio rico em fatores de células-tronco; produção de biofármacos para tratamento contra o câncer e doenças autoimunes.
Prof. Dr. Marcelo Borges Cavalcante
Linha(s) de Pesquisa: Estudos Clínicos em Ciências Médicas e Estudos Translacionais em Ciências Médicas
E-mail: marcelocavalcante@unifor.br
Resumo: Médico (Universidade Federal do Ceará). Residência Médica em Ginecologia Obstetrícia (Universidade Estadual de Campinas). Mestrado em Tocoginecologia (Universidade Federal do Ceará). Doutorado em Ciências Médicas (Universidade Federal do Ceará). Pós- doutorado (University of Central Florida). Desenvolve pesquisas na área de medicina reprodutiva, com ênfase nas seguintes temáticas: perdas gestacionais, reserva ovariana, técnicas de reprodução assistida e mecanismos de senescência gonadais.
Profa. Dra. Olívia Andréa Alencar Costa Bessa
Linha(s) de Pesquisa: Estudos Clínicos em Ciências Médicas e Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas.
E-mail: oliviabessa@unifor.br
Resumo: Médica. Mestrado em Patologia (Universidade Federal do Ceará) e Doutorado em Pediatria (Universidade Federal de São Paulo). Desenvolve pesquisa nas áreas clínica (saúde da criança) e educacional, com foco nas doenças alérgicas e respiratórias e na área de educação para as profissões da saúde, com ênfase nos seguintes temas: desenvolvimento docente, gestão acadêmica, desenho de currículo, avaliação de estudantes e programas.
Dissertações Defendidas
O investimento no curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Médicas é composto por 30 parcelas de R$ 2.794,00*
*Valor referente ao ano 2025, sujeito a reajustes anuais, conforme previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
OBS: será aplicado o desconto de 4,5% para pagamentos realizados até a data do vencimento padrão.
PRÉ-INSCRIÇÃO
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Está interessado neste curso? Faça sua pré-inscrição e avisaremos quando o edital for publicado.
Seleção aberta
Está em andamento a seleção para as últimas oportunidades do Mestrado em Ciências Médicas da Unifor ainda este ano. Podem se candidatar profissionais da área de Saúde e afins.
O curso é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com conceito 5, equivalente à nota máxima para programas que possuem somente mestrado, o que demonstra a qualidade da formação.
> CONFIRA AS INSCRIÇÕES DEFERIDAS
O processo seletivo para ingressar no Mestrado em Ciências Médicas é composto de duas etapas: análise curricular e entrevista. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 25 de setembro.
SERVIÇO
Seleção para o Mestrado em Ciências Médicas
Edital R. Nº 42/2024
Inscrições: 01/08/2024 a 10/09/2024
Formulário online: https://forms.gle/4ixEdHi56iUNRaJb7
Mais informações e envio da documentação: ppgcm@unifor.br
Seleção anterior
> RESULTADO FINAL
> INSCRIÇÕES DEFERIDAS E INDEFERIDAS
> CRONOGRAMA DAS ENTREVISTAS
SERVIÇO
Seleção para o Mestrado em Ciências Médicas
Edital R. Nº 24/2024
Edital de prorrogação
Inscrições: 06/05/2024 a 03/07/2024
Formulário online: https://forms.gle/nvS1bKq4cJCN4ruq9
Mais informações e envio da documentação: ppgcm@unifor.br
Seleção para bolsas do PPGCM
Funcap 2024: Mestrado
Foi lançado o edital de seleção para bolsas da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), destinadas ao Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas.
+ CONFIRA O EDITAL VRPG Nº 25/2024
Mais informações: 3477.3846 / ppgcm@unifor.br
CNPQ 2024: Mestrado
A Vice-Reitora de Graduação e Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza lançou o Edital VRE Nº 11/2024 que oferece bolsas de Mestrado e Doutorado cedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
São oferecidas um total de 6 bolsas, destinadas a alunos dos cursos de Mestrado em Ciências Médicas (turma 10), do Mestrado em Informática Aplicada (turma 26); do Mestrado em Psicologia (turma 27); do Doutorado em Saúde Coletiva (turmas 9 e 10); do Doutorado em Administração (turmas 13, 14 e 15) e do Doutorado em Direito Constitucional (sem restrição de turma), sendo uma bolsa por curso.
Mais informações: secretariapgss@unifor.br / (85) 3477-3139
Funcap 2023: Mestrado
PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE MESTRADO DA FUNCAP
EDITAL VRE Nº 03/2023
Funcap 2022: Mestrado
Foi lançado o edital de seleção para bolsas da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) destinadas ao Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas da Unifor.
São oferecidas três bolsas para alunos da turma 9 do curso de Mestrado.
Os alunos aptos podem se inscrever entre os dias 29 a 31 de agosto de 2022 através do e-mail ppgcm@unifor.br contendo no assunto "Inscrição para Processo Seletivo de Bolsa FUNCAP de Mestrado".
Funcap 2021: Pós-doutorado
Foi lançado o edital da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) destinado ao processo seletivo para bolsa de Pós-doutorado (PDPG/Capes) do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (PPGCM).
O(A) candidato (a) selecionado (a) deverá receber bolsa CAPES/FUNCAP, que terá vigência durante 12 meses, a partir da liberação da CAPES. O processo de seleção será regulamentado de acordo com o edital.
Será ofertada uma vaga, que será alocada junto à linha de pesquisa Estudos Translacionais em Ciências Médicas oferecida pelo Programa para execução do projeto Expressão em plataforma animal de uma lectina vegetal, uma proteína de interesse biomédico e biotecnológico”.
Serviço
Seleção 2021/2022 da Funcap para Pós-doutorado
Inscrições: 19 a 22 de abril de 2021
Requerimento de inscrição: acesse aqui
CONFIRA O EDITAL