Esse curso é para quem quer…

... aprofundar-se nas discussões sobre os desafios e oportunidades mais atuais no domínio da gestão empresarial, combinando uma sólida formação acadêmica ao espírito da gestão voltado à transformação da realidade empresarial. Destina-se a executivos, empreendedores e demais profissionais.

com o objetivo de...

 … desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes valiosos que lhe permitam exercer a liderança transformadora em qualquer contexto organizacional, seja em nível local, seja em nível global.

Público-alvo

Executivos e gestores de organizações públicas e privadas e empreendedores que buscam desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes valiosos que lhe permitam exercer a gestão transformadora em qualquer contexto organizacional, seja em nível local, seja em nível global.

Duração
24 meses

Carga Horária
450 horas

Vagas
30

Avaliação da Capes
Nota 4

Informações para contato

Coordenação: Prof. Dr. Afonso Carneiro Lima

  • E-mail de contato: mpa@unifor.br
  • Fone de contato: 3477.3166
  • Endereço de contato: Bloco B

 

Visão

Ser um programa de referência na geração de conhecimento e na formação de pessoas em gestão empresarial focado no aperfeiçoamento e na transformação competitiva das organizações e da Região Nordeste do Brasil.

Missão

Transformar a realidade competitiva da Região Nordeste por meio da (1) geração e disseminação de conhecimento de impacto em gestão empresarial, da (2) formação de líderes comprometidos com o aperfeiçoamento e a transformação competitiva das organizações em nível regional e da (3) colaboração com atores organizacionais diversos para a geração de respostas efetivas a desafios socioeconômicos.

 

Diferenciais

Como egresso do Mestrado Profissional em Administração de Empresas da Unifor, você estará apto a compreender o ambiente de  negócios de maneira sistêmica, tomar decisões fundamentadas em dados e conhecimento sólido, além de lidar com situações relacionadas ao comportamento humano. Essas são competências profissionais essenciais para atuar com excelência em qualquer contexto empresarial.


O curso deu início ao processo de acreditação internacional junto à Association for Advance Collegiate Schools of Business (AACSB).

A AACSB é uma organização estadunidense, fundada em 1916, que estabelece padrões de excelência e qualidade para instituições de ensino, garantindo que os programas de negócios estejam alinhados às melhores práticas internacionais.

Saiba mais

O Mestrado Acadêmico em Administração tem como foco a formação para a pesquisa científica e docência no ensino superior, desenvolvendo competências metodológicas avançadas para investigar fenômenos relevantes na área. Objetiva-se com isso gerar conhecimento original, divulgado por meio de publicações acadêmicas e eventos como simpósios, congressos e seminários, promovendo também a integração entre academia e sociedade. É o primeiro passo para uma carreira docente, que pode ser ampliada com o Doutorado Acadêmico em Administração.

O Mestrado Profissional em Administração desenvolve competências metodológicas avançadas com foco na prática. A formação é voltada para a análise e solução de problemas sociais e organizacionais complexos, estimulando-se a liderança e a execução de ações estratégicas. A integração com o mercado ocorre por meio de palestras, workshops, seminários e da criação de produtos tecnológicos, como sistemas, marcas, patentes e novos negócios. Os alunos podem dar continuidade à formação por meio do Doutorado Profissional em Administração, ampliando sua capacidade de gerar impacto na transformação da realidade social. 

Ambos os programas oferecem os mesmos benefícios, incluindo a qualificação para o magistério superior. Também proporcionam conhecimento atualizado nas respectivas linhas de pesquisa e garantem o domínio de métodos e técnicas científicas essenciais para decisões estratégicas bem fundamentadas.

O MPA-Unifor utiliza abordagens didáticas inovadoras em suas diversas disciplinas: aprendizado autodirigido, ensino colaborativo e o método do caso, o mesmo aplicado pela Harvard Business School, uma das mais influentes escolas de negócios do mundo. Aqui o foco é na formação do aluno enquanto tomador de decisões e líder. Para isso, as experiências do aluno são utilizadas em sala de aula e sua produção intelectual publicada em congressos e revistas técnicos e científicos.

Buscando oferecer uma formação alinhada à prática sem deixar de lado o rigor teórico e metodológico inerente à tomada de decisão, o MPA-Unifor adota periódicos científicos de referência no auxílio à formação do aluno. Além disso, o modelo de dissertação do MPA-Unifor é diferenciado; considera-se o potencial da proposta para uma ação de intervenção com repercussões de impacto. O curso conta ainda com um módulo internacional em uma das mais importantes universidades no mundo, a Columbia University em Nova York, Estados Unidos.

Aqui, há forte alinhamento com o mercado profissional, por meio da utilização de metodologias de ensino adequadas à moderna educação empresarial.

Como aluno do curso, você poderá criar e manter uma rede de relacionamentos com professores, pesquisadores e profissionais de mercado. Além de ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o MPA-Unifor é reconhecido por outras instituições de ensino e empresas em todo o País.

Com uma ênfase internacional, o MPA-Unifor está aberto a candidatos que concluíram sua graduação nas áreas de Administração, Economia, Contábeis, Engenharias e outras áreas afins reconhecidos pelo MEC.

A instituição conta com um corpo docente composto por professores doutores com dedicação exclusiva e atuação em projetos organizacionais, além de executivos que atuam como professores colaboradores. A realização de projetos de pesquisa em conjunto com ambos os grupos promove a produção de conhecimento relevante, contribuindo para a compreensão aprofundada do ambiente de negócios e das práticas organizacionais em diferentes níveis.

Ao longo do curso, os participantes são expostos a atividades didáticas, teóricas e aplicadas, com foco na produção intelectual e técnica orientada à solução de desafios e ao desenvolvimento de projetos organizacionais. Entre as metodologias utilizadas estão: estudo de casos, ensino cooperativo, seminários, simulações e desafios competitivos.

Além das disciplinas regulares, o MPA promove palestras e encontros organizados por grupos de pesquisa liderados pelos professores, reunindo gestores e executivos para discutir temas inovadores em administração, bem como workshops voltados à formação de competências em métodos, técnicas e ferramentas aplicáveis à tomada de decisão no ambiente de negócios.

O MPA-Unifor tem como objetivo geral formar profissionais qualificados para atuar como gestores organizacionais ou como empreendedores em novos negócios, privilegiando o desenvolvimento de competências essenciais para a competitividade nos níveis local, regional e global.

Especificamente, o MPA-Unifor:

  • Promove, por meio de recursos e esforços didáticos inovadores, uma formação contemporânea e multidisciplinar da Administração, reconhecendo a relevância e a contribuição de suas diferentes áreas para a sua prática.
  • Desenvolve continuamente o potencial de produção científica e tecnológica de alto nível alinhada à liderança de mudanças e inovações organizacionais. Também consolida e expande relacionamentos de parceria e colaboração em pesquisas acadêmicas e aplicadas com universidades e centros de pesquisa renomados no Brasil e no exterior.
  • Incentiva e apoia o relacionamento entre docentes, discentes, organizações e a sociedade como um todo por meio da liderança e da participação em ações e projetos transformadores que tenham em sua essência o crescimento e o desenvolvimento econômico, social e ambiental

O MPA-Unifor mantém parcerias estratégicas com duas das instituições mais prestigiadas do mundo: a Columbia University e a Harvard Business School. Esta última por meio de sua vinculação à rede global de pesquisadores Microeconomics of Competitiveness (MOC), consolidando a conexão com os principais centros de produção de conhecimento em estratégia e competitividade.

Em parceria com a Columbia University, o MPA-Unifor oferece um módulo internacional estruturado em duas etapas complementares. A primeira ocorre no campus da Unifor, com foco em Negociação e Resolução de Conflitos, ministrada por professor da Columbia University.

A segunda etapa é realizada presencialmente em Nova York, no campus da Columbia, e aborda temas contemporâneos em Empreendedorismo e Inovação, Gestão de Operações, Gestão de Marcas e Empresas Familiares. Durante essa imersão internacional, os participantes também realizam visitas técnicas a empresas de referência global, proporcionando uma vivência prática e de alto valor estratégico.

A parceria com a Harvard Business School oferece aos participantes acesso a conteúdos exclusivos, voltados ao desenvolvimento de competências estratégicas e visão global. Por meio da disciplina Microeconomics of Competitiveness (MOC), os temas de competitividade empresarial, local e regional são abordados de forma aplicada, com base na análise de casos, artigos e experiências práticas. Essa troca de conhecimento ocorre em uma rede internacional de professores e pesquisadores associada à comunidade de Harvard, ampliando significativamente o alcance, a relevância e a profundidade do aprendizado.

Fundada pelo professor Michael E. Porter em 2002, a rede MOC é uma comunidade acadêmica global composta por mais de 140 instituições e 700 pesquisadores dedicados a enfrentar os desafios atuais em âmbitos global, regional, nacional e local, por meio de pesquisa, ensino e atuação em políticas públicas com foco na melhoria da competitividade. A rede é totalmente liderada por acadêmicos e atualmente impacta mais de 55 mil estudantes em todo o mundo.

A internacionalização é um pilar estratégico do MPA-Unifor, alinhada ao compromisso com a excelência na formação de líderes. Ao promover oportunidades de aprendizado e networking em contextos internacionais, o programa amplia horizontes profissionais e potencializa o impacto das carreiras de seus participantes.

Afonso Carneiro Lima

  • (2024) International Management Division Best Reviewer Award, Academy of Management.
  • (2024) MOC Team Project Award – 2o lugar, “Pulp and Paper Cluster in Brazil’s CentralWest Region”, Institute for Strategy and Competitiveness (ISC). 

Ana Rita Pinheiro de Freitas

  • (2023) Artigo premiado em 1º Lugar na Área de Ciências Sociais Aplicadas do 29º Encontro de Iniciação Científica da Unifor, UNIFOR.
  • (2020) Menção honrosa por artigo indicado a concorrer ao Prêmio de Melhor trabalho da Divisão Acadêmica ESO - Estratégia em Organizações no XLIV Encontro da ANPAD, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD. 

Anna Beatriz Grangeiro Ribeiro Maia

  • (2024) Melhor trabalho da área (EnANPAD) - Brazilian Administration Review, ANPAD.
  • (2024) Artigo indicado aos 10 Melhores da Área - XXX Encontro de Iniciação à Pesquisa UNIFOR, Universidade de Fortaleza.
  • (2023) 3º Lugar na Área Ciências Sociais Aplicadas do XXIII Encontro de Iniciação à Docência da Unifor, Universidade de Fortaleza.
  • (2023) 2º Lugar na Área Ciências Sociais Aplicadas do XV Encontro de Práticas Docentes da Unifor com o artigo: "ODS-5 igualdade de gênero: contribuições do projeto Cinedebatebola Acadêmico", Universidade de Fortaleza.
  • (2023) 3º Lugar na Área Ciências Sociais Aplicadas do XXIX Encontro de Iniciação à Pesquisa da Unifor com o artigo: "DIVERSIDADE DE GÊNERO NA ESTRUTURA DE GOVERNANÇA E DE GESTÃO VERSUS DESEMPENHO EM 200 CLUB, Universidade de Fortaleza.
  • (2023) Placa de homenagem pelos serviços prestados à classe contábil, Conselho Regional de Contabilidade.
  • (2022) 3º Lugar na Área Ciências Sociais Aplicadas do XXII Encontro de Iniciação à Docência da Unifor com o artigo: A INSERÇÃO DA COMUNIDADE LGBTQIA+ NAS BIG FOUR DE AUDITORIA E CONTABILIDADE DO MUNDO, Universidade de Fortaleza. 

Bruno de Souza Lessa

  • (2024) Melhor artigo da área de Contabilidade no XLVIII EnANPAD, ANPAD.
  • (2023) Melhor Artigo Científico do Tema Empreendedorismo e Negócios de Impacto, XXV ENGEMA.

José Milton de Sousa Filho

  • (2023) Prêmio Melhor Artigo da Área - Empreendedorismo e Negócios de Impacto, XXIV Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente - ENGEMA.
  • (2023) Professor Empreendedor - Ceará Awards, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior - SECITECE, Governo do Estado do Ceará.
  • (2021) Menção Honrosa "Artigo Indicado a Prêmio" - Divisão ITE, EnANPAD, ANPAD.

Bruno Cals de Oliveira

  • (2014) Best Latin America Investor Relations Professional - Food & Beverages, Institutional Investor.

Paulo Roberto de Carvalho Nunes

  • (2023) Melhor trabalho da área de Gestão Financeira e Contábil no evento EMPRAD 2023, Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissionais em Administração, realizado pela FEA-USP/FIA.

Plácido Rogério Pinheiro

  • (2025) Senior Member IEEE, Institute of Electrical and Electronics Engineers.
  • (2021) De Pelotas a Boa Vista: parcerias científicas para enfrentar a pandemia - Melhores Histórias, Agência Bori.

Rômulo Alves Soares

  • (2024) Melhor trabalho da área de Ciências Sociais Aplicadas, XXIV Encontro de PósGraduação e Pesquisa da UNIFOR.
  • (2023) Melhor trabalho da área de Ciências Sociais Aplicadas, 29° Encontro de Iniciação à Pesquisa da UNIFOR.
  • (2022) Menção honrosa da área de Gestão Socioambiental, XXV SemeAd.
  • (2022) Melhor trabalho da área de Ciências Sociais Aplicadas, XXII Encontro de PósGraduação e Pesquisa da UNIFOR.
  • (2021) Menção honrosa da área de Gestão Socioambiental, XXIV SemeAD.

Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte

  • (2024) Melhor trabalho em Estratégia em Organizações SEMEAD, USP.
  • (2023) 3o lugar no XXIII Encontro de Pós-graduação e Pesquisa da UNIFOR.
  • (2022) 2o Lugar no Encontro de Iniciação à Pesquisa - EIP. Artigo: Posturas Estratégicas, Barreiras, Desempenhos, Desafios e Perspectivas dos Setores Exportadores Brasileiros, UNIFOR.
  • (2022) 2o. Lugar no Encontro de Pós-graduação e Pesquisa (EPP). Artigo: Análise Exante e Durante a Pandemia de Fatores Determinantes do Crescimento Econômico Mundial, UNIFOR.
  • (2021) 1o. Lugar no XXI no Encontro de Pós-graduação e Pesquisa: Área Ciências Sociais e Aplicadas. Trabalho: Impacto da Orientação Empreendedora e da Ambidestria no Desempenho das Microempresas Brasileiras, UNIFOR.
  • (2021) 1o. Lugar no XVII Encontro de Iniciação à Pesquisa. Centro de Comunicação e Gestão. Dinâmica das Posturas Estratégicas das Instituições de Ensino Superior Ex-Ante e Durante à Pandemia da Covid-19, UNIFOR.
  • (2021) 1o. Lugar no Congresso Internacional de Administração. Trabalho: Relações de Impacto Biunívocas entre a Competitividade das Nações e o Desempenho da Pandemia da Covid-19, online.
  • (2021) 2o Lugar no Congresso Internacional de Administração. Trabalho: Integrando Capacidades Gerenciais e Estratégia como Prática em Formação Profissionalizante do Governo do Estado do Ceará, online.
  • (2021) Melhores artigos do Tema 4 Estratégia. Cenários Prospectivos das Indústrias de Jornalismo Digital no Brasil no Horizonte 2030 a partir do Contexto da Pandemia da Covid-19, 32o. Enangrad 2021.
     

Área de Concentração, Linhas de Pesquisa, Disciplinas e Projetos em andamento

  • De acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), órgão vinculado ao Ministério da Educação, um programa de pós-graduação stricto sensu possui os seguintes elementos:
     
    • Área de Concentração – expressa a vocação inicial ou histórica do programa. Ela deve indicar, de maneira clara, a área de conhecimento à qual pertence o programa, os contornos gerais de sua especialidade na produção do conhecimento e na formação esperada.
       
    • Linha de Pesquisa – um domínio ou núcleo temático da atividade de pesquisa do programa; indica o desenvolvimento sistemático de trabalhos com objetos ou metodologias comuns.
       
    • Projeto – uma atividade de pesquisa, desenvolvimento ou extensão realizada sobre tema ou objeto específico, com objetivos, metodologia e duração definidos, e desenvolvida individualmente por um pesquisador ou, conjuntamente, por uma equipe de pesquisadores.
       
  • O MPA-UNIFOR tem como área de concentração a Gestão Empresarial. Assim, todos os esforços de pesquisa e de desenvolvimento de dissertações e de produtos técnicos/tecnológicos estão alinhados à esta área do conhecimento.

 

Dentro dessa área de concentração, o MPA-UNIFOR atua por meio de duas linhas abrangentes de pesquisa, apoiadas por um núcleo metodológico para a formação em métodos de pesquisa:

Mercado, Estratégia e Finanças (MEF)

Possui foco nos seguintes temas:

  • Estratégias mercadológicas, marketing estratégico, marketing internacional, inteligência de mercado e outros temas associados;
  • Estratégias organizacionais e suas diferentes abordagens: externa (ambiente estratégico, instituições, forças setoriais e competidores) e interna (recursos, capacidades e competências centrais) e outros temas associados;
  • Estratégia e gestão financeira, controladoria estratégica, governança corporativa, tomada de decisão e outros temas associados.

Dentre as disciplinas ofertadas nessa linha estão:

  • Estratégia Empresarial
  • Gestão Financeira
  • Marketing Estratégico
  • Controladoria Estratégica 
  • Modelos de Otimização Aplicados à Tomada de Decisão e
  • Microeconomia da Competitividade

É desejável que os candidatos selecionados para esta linha de pesquisa atuem na interface com mercados e que sejam tomadores de decisão em níveis tático e estratégico.


Pessoas, Inovação e Sustentabilidade (PIS)

Possui foco nos seguintes temas:

  • Gestão de pessoas, liderança, formação de lideranças, cultura organizacional, empreendedorismo, empreendedorismo corporativo e outros temas associados;
  • Gestão da inovação, processo de inovação, desenvolvimento de produtos, ambiente de inovação, pesquisa e desenvolvimento, desenvolvimento tecnológico e outros temas associados;
  • Gestão para a sustentabilidade, negócios socioambientais, estratégias de sustentabilidade, políticas de sustentabilidade e outros temas associados.

Dentre as disciplinas ofertadas nessa linha, estão:

  • Gestão para a Sustentabilidade
  • Gestão Empreendedora
  • Gestão da Tecnologia e da Inovação
  • Gestão Estratégica de Pessoas e
  • Desenvolvimento de Lideranças

É desejável que os candidatos selecionados para esta linha de pesquisa atuem em atividades ligadas à gestão e ao desenvolvimento de pessoas para projetos de inovação e de sustentabilidade.

Núcleo metodológico, com a oferta das seguintes disciplinas:

  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Métodos Qualitativos de Pesquisa
  • Análise Multivariada de Dados

No âmbito de cada linha de pesquisa, os professores do MPA-UNIFOR lideram projetos de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico, de extensão, de ensino e outros. Conheça alguns deles na aba DOCENTES.

PRODUÇÕES TÉCNICAS/TECNOLÓGICAS DO MPA

homem olhando relatórios

Produtos e Processos

Desenvolvimento de produto técnico ou tecnológico, passível ou não de proteção, podendo gerar ativos de propriedade industrial/ propriedade intelectual

dois homens conversando, um deles apontando o caminho para o outro

Atividades de Formação

Atividades de educação relacionadas a diferentes níveis de formação profissional, com público alvo interno ou externo a instituição de origem

megafone

Divulgação da Produção

Atividades relacionadas à divulgação da produção.

dois homens apertando as mãos

Serviços Técnicos

Serviços realizados junto à sociedade/instituições, órgãos governamentais, agências de fomento, vinculados à assistência, extensão, produção do conhecimento.

Docente: Prof. Dr. Lucas Lopes Ferreira de Souza
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2    
Linha de pesquisa: Núcleo Metodológico (obrigatória)

Docente: Prof. Dr. Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte    
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2    
Linha de pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças


 

Docente: Prof. Dr. José Milton de Sousa Filho    
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2    
Linha de pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade

Docente: Prof. Dr. José Renato Ferreira Barreto    
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2    
Linha de pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade

Docente: Prof. Dr. Bruno Cals de Oliveira    
Carga horária: 30 horas   
Créditos: 2    
Linha de pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças

Docente: Prof. João André de Barros Teixeira, PhD
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
Linha de pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade

Docente: Prof. Dr. Paulo Roberto Nunes    
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2    
Linha de pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças

Docente: Prof. João André de Barros Teixeira, PhD
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
Linha de pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade

Docente: Prof. Dr. José Renato Ferreira Barreto
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
Linha de pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade

Docente: Prof. Dr. José Sarto Freire Castelo    
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2    
Linha de pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças

Docente: Prof. Dr. Afonso Carneiro Lima    
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2    
Linha de pesquisa: Núcleo Metodológico (obrigatória)

Docente: Profa. Dra. Marina Dantas de Figueiredo
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
Linha de pesquisa: Núcleo Metodológico (obrigatória)

Docente: Prof. Dr. José Milton de Sousa Filho    
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2    
Linha de pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças

Docente: Prof. Dr. Plácido Rogério Pinheiro    
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2    
Linha de pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças

Convênio Columbia University
Carga horária: 15 horas
Créditos: 1
Linha de pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade

Docente: Profa. Dra. Daiane Mülling Neutzling
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
Linha de pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade

Docente: Prof. Dr. Josimar Souza Costa
Carga horária: 15 horas
Créditos: 1
Linha de pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade

Docente: Prof. Dr. Maurício Teixeira Rodrigues
Carga horária: 15 horas
Créditos: 1
Linha de pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças

Docente: José Milton de Sousa Filho
Carga horária: 15 horas
Créditos: 1
Linha de pesquisa: Núcleo Metodológico

  • Projetos de pesquisa/desenvolvimento/ensino
    • Decisões de investimento estratégico em empresas brasileiras
    • Análise da competitividade e mapeamento de clusters setoriais 
       

Linha de Pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças

Linha de Pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Seminários

  • Projetos de pesquisa/desenvolvimento/ensino
    • Estratégia socioambiental empresarial e mecanismos de isolamento: uma abordagem baseada em recursos 
    • Mensuração de características empreendedoras em nível individual 
    • Capital social e corrupção: efeitos na qualidade da democracia e na distribuição da riqueza 
       

Linha de Pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade

  • Projetos de pesquisa/desenvolvimento/ensino
    • Entendendo a intenção de ficar em casa: um estudo da Teoria do Comportamento Planejado a partir da comunicação em marketing
    • Os antecedentes das dimensões do valor das marcas dos bens tangíveis e intangíveis apoiados nas atitudes e experiências dos consumidores

  • Projetos de pesquisa/desenvolvimento/ensino
    • Metaverso da gestão: análise de dados, pessoas, criatividade e sustentabilidade

Linha de Pesquisa: Núcleo Metodológico

Linha de Pesquisa: Núcleo Metodológico

Linha de Pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças

  • Projetos de pesquisa/desenvolvimento/ensino
    • Modelos de controladoria sob contextos institucional e comportamental

  • Projetos de pesquisa/desenvolvimento/ensino
    • Modelos híbridos estruturados em aprendizado de máquina e multicritério em um ambiente inovador
    • Abordagens metodológicas híbridas em multiatributos da análise verbal de Decisão

  • Projetos de pesquisa/desenvolvimento/ensino
    • MORPLEXA - Modelagem baseada em redes complexas da disseminação de ameaças cibernéticas emergentes

  • Projetos de pesquisa/desenvolvimento/ensino
    • Posturas estratégicas e desempenho organizacional das instituições de ensino superior particulares no Brasil nos contextos ex-ante, durante e ex-post à pandemia da Covid-19
    • Capacidade absortiva e desempenho das micro e pequenas empresas do Brasil em tempos de pandemia da Covid-19

Linha de Pesquisa: Núcleo Metodológico

Dissertações Defendidas

 

O investimento no curso de Mestrado Profissional em Administração é composto por 30 parcelas de R$ 3.291,00*

*Valor referente ao ano 2025, sujeito a reajustes anuais, conforme previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

OBS: será aplicado o desconto de 4,5% para pagamentos realizados até a data do vencimento padrão. 

 

Seleção aberta

Profissionais de diversas áreas de gestão empresarial têm nova oportunidade de se inscrever para o Mestrado Profissional em Administração da Unifor, que proporciona uma carga de conhecimento teórico aprofundado e ao mesmo tempo aplicado à prática. 

> RESULTADO DEFINITIVO

> DIA E HORÁRIO DAS ENTREVISTAS

As linhas de pesquisa contempladas são Mercado, Estratégia e Finanças (MEF) e Pessoas, Inovação e Sustentabilidade (PIS), refletindo a atual demanda do mercado por profissionais capacitados nessas áreas.

Entre os diferenciais do curso está a parceria com duas das mais renomadas universidades no mundo: Columbia University e Harvard University, que engloba tanto aulas com professores estrangeiros na Unifor quanto visitas técnicas e um módulo internacional de formação nos EUA.

O processo seletivo contempla três etapas. Os candidatos serão submetidos à análise dos projetos de pesquisa; à entrevista individual, entre os dias 12 e 13 de maio; e análise do currículo. O início das aulas está previsto para junho de 2025.

Saiba mais

SERVIÇO

Seleção para o Mestrado Profissional em Administração
EDITAL R Nº 07/2025
EDITAL R Nº 16/2025 (reabertura de inscrições)
> Formulário de inscrição
> Modelo do projeto de pesquisa
Inscrições: até 02 de maio de 2025
Mais informações: mpa@unifor.br

Seleção Turma 11

> CONFIRA O RESULTADO
> DIAS E HORÁRIOS DAS ENTREVISTAS

O processo seletivo contempla três etapas. Os candidatos serão submetidos à análise dos projetos de pesquisa; à entrevista individual, entre os dias 10 e 12 de abril de 2024; e análise do currículo. O início das aulas está previsto para maio de 2024.

SERVIÇO

Seleção para o Mestrado Profissional em Administração
Edital R. Nº 14/2024
> Formulário de inscrição
> Modelo do projeto de pesquisa
Inscrições: até 11/04/2024
Mais informações: mpa@unifor.br

Seleção Turma 10

> CONFIRA O RESULTADO
> DIAS E HORÁRIOS DAS ENTREVISTAS

SERVIÇO

Seleção para o Mestrado Profissional em Administração
Edital R. Nº 63/2023

+ Edital de prorrogação das inscrições
+ Edital de reabertura das inscrições 
> Formulário de inscrição
> Modelo do projeto de pesquisa
Inscrições: até 22/03/2024
Mais informações: mpa@unifor.br