Esse curso é para quem quer…
... aprofundar-se nas discussões sobre os desafios e oportunidades mais atuais no domínio da gestão empresarial, combinando uma sólida formação acadêmica ao espírito da gestão voltado à transformação da realidade empresarial. Destina-se a executivos, empreendedores e demais profissionais.
com o objetivo de...
… desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes valiosos que lhe permitam exercer a liderança transformadora em qualquer contexto organizacional, seja em nível local, seja em nível global.
Público-alvo
Executivos e gestores de organizações públicas e privadas e empreendedores que buscam desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes valiosos que lhe permitam exercer a gestão transformadora em qualquer contexto organizacional, seja em nível local, seja em nível global.
Duração
24 meses
Carga Horária
450 horas
Vagas
30
Coordenação: Prof. Dr. Afonso Carneiro Lima
- mpa@unifor.br
- 3477.3166
- Bloco B
Diferenciais
Amplie sua visão do ambiente de negócios
Como egresso do Mestrado Profissional em Administração de Empresas da Unifor, você estará preparado para compreender o ambiente de negócios de forma sistêmica, para tomar decisões baseadas em dados e conhecimentos consolidados e administrar situações que envolvam o comportamento humano. Essas são competências profissionais fundamentais para a atuação em qualquer ambiente empresarial.
CURSO COM ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL PELA AACSB
O curso deu início ao processo de acreditação internacional junto à Association for Advance Collegiate Schools of Business (AACSB).
A AACSB é uma organização estadunidense, fundada em 1916, que estabelece padrões de excelência e qualidade para instituições de ensino, garantindo que os programas de negócios estejam alinhados às melhores práticas internacionais.
O que diferencia os mestrados Acadêmico e Profissional em Administração?
O Mestrado Acadêmico em Administração prepara o aluno para se tornar um pesquisador e professor no âmbito do ensino superior. Geralmente, o profissional segue sua carreira com o doutorado. O Mestrado Acadêmico é uma formação baseada em contribuições teóricas, na produção científica de alto impacto e na aplicação ferramental analítico para a solução de problemas organizacionais reais.
O MPA Unifor prepara o aluno para a prática da administração nas diversas organizações, sem deixar de lado a forte base teórica. Ele alinha teoria a competências analíticas de liderança e de tomada de decisão, elementos fundamentais ao perfil executivo contemporâneo.
Ambos conferem os mesmos privilégios aos seus participantes, em especial o de atuar no magistério superior. Além do conhecimento atual e relevante em suas linhas de pesquisa, eles conferem o domínio de técnicas e procedimentos científicos específicos essenciais para a tomada de decisão.
Conheça o MPA Unifor
O MPA Unifor utiliza abordagens didáticas inovadoras em suas diversas disciplinas: aprendizado autodirigido, ensino colaborativo e o método do caso, o mesmo aplicado pela Harvard Business School, uma das mais influentes escolas de negócios do mundo. Aqui o foco é na formação do aluno enquanto tomador de decisões e líder. Para isso, as experiências do aluno são utilizadas em sala de aula e sua produção intelectual publicada em congressos e revistas técnicos e científicos.
Buscando oferecer uma formação alinhada à prática sem deixar de lado o rigor teórico e metodológico inerente à tomada de decisão, o MPA Unifor adota periódicos científicos de referência no auxílio à formação do aluno. Além disso, o modelo de dissertação do MPA Unifor é diferenciado; considera-se o potencial da proposta para uma ação de intervenção com repercussões de impacto. O curso conta ainda com um módulo internacional em uma das mais importantes universidades no mundo, a Columbia University em Nova York, Estados Unidos.
Aqui, há forte alinhamento com o mercado profissional, por meio da utilização de metodologias de ensino adequadas à moderna educação empresarial.
Como aluno do curso, você poderá criar e manter uma rede de relacionamentos com professores, pesquisadores e profissionais de mercado. Além de ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), o MPA Unifor é reconhecido por outras instituições de ensino e empresas em todo o País.
Com uma ênfase internacional, o MPA Unifor está aberto a candidatos que concluíram sua graduação nas áreas de Administração, Economia, Contábeis, Engenharias e outras áreas afins reconhecidos pelo MEC.
Corpo Docente com perfil acadêmico e de mercado
Aqui, você dispõe de professores doutores integralmente vinculados à instituição, além de gestores e executivos que atuam como professores parceiros. Por meio de projetos de pesquisa com professores de ambos os grupos, ocorre a geração de conhecimento relevante para a compreensão do ambiente de negócios e das ações organizacionais em diversas esferas.
Atividades dinâmicas favorecem a formação
Ao longo do curso, você estará em contato com diversas atividades didáticas, de natureza teórica e aplicada, todas elas estruturadas em torno da produção intelectual voltada a ações e projetos organizacionais. Algumas delas são: casos de ensino, ensino cooperativo, seminários, desafios competitivos, simulações.
Somado aos encontros relativos às disciplinas, o MPA Unifor realiza periodicamente os Encontros de Gestão Empresarial e Seminários Experiência e Negócios, com a participação de gestores e executivos para debater questões inovadoras no âmbito da administração e os Workshops de Formação Específica, em que competências e ferramentas são apresentadas aos alunos visando ao aperfeiçoamento técnico.
Confira os objetivos do MPA Unifor
O MPA Unifor tem como objetivo geral cultivar profissionais qualificados para atuar como gestores organizacionais ou como empreendedores em novos negócios, privilegiando o desenvolvimento de competências essenciais para a competitividade tanto a nível regional quanto a nível global.
Especificamente, o MPA Unifor promove, por meio de recursos e esforços didáticos inovadores, uma formação contemporânea e multidisciplinar da Administração, reconhecendo a relevância e a contribuição de suas diferentes áreas para a prática gerencial de alto nível no contexto global.
Na mesma linha, o MPA Unifor desenvolve continuamente o potencial de produção científica e tecnológica de alto nível alinhada à liderança de mudanças e inovações organizacionais. Também consolida e expande relacionamentos de parceria e colaboração em pesquisas acadêmicas e aplicadas com universidades e centros de pesquisa renomados no Brasil e no exterior.
Por fim, o MPA Unifor incentiva e apoia o relacionamento com organizações e com a sociedade como um todo por meio da liderança e da participação em iniciativas e projetos transformadores que tenham em sua essência o crescimento e o desenvolvimento econômico, social e ambiental.
Parceria Internacional
O MPA Unifor tem parceria com duas das mais renomadas universidades no mundo: Columbia University e Harvard University, esta por meio de um convênio com a Harvard Business School.
Por meio da parceria com a Columbia University um módulo internacional foi confeccionado em duas etapas. A primeira parte compõe a formação em Negociação e Resolução de Conflitos, realizada no campus da Unifor por professor da Columbia University. A segunda parte do módulo envolve uma formação de uma semana em torno de questões atuais em Empreendedorismo e Inovação, Marketing e Empresas Familiares realizada no campus da Columbia University. São ainda previstas visitas técnicas a empresas de classe mundial com sede ou representações em Nova York.
A parceria do MPA Unifor com a Harvard Business School permite um conjunto de conteúdos exclusivos aos participantes do curso. Por meio da disciplina Microeconomia da Competitividade, a geração de conteúdos como casos de ensino, artigos e relatos envolvendo os temas de competitividade empresarial, local ou regional podem ser compartilhados e discutidos com uma extensa rede de colaboradores vinculados à comunidade da Harvard Business School.
A inserção internacional faz parte da preocupação com a excelência na formação executiva. O MPA Unifor busca, com isso, ampliar as oportunidades de aprendizado e de relacionamento no exterior aos alunos, acarretando impactos positivos em suas carreiras.
Premiações
XVIII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa (2018)
3º lugar na área Ciências da Vida; Prof. Thiago Jessé Souza de Lima
Análise Multivariada de Dados
Docente: Prof. Dr. Lucas Lopes Ferreira de Souza
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
Linha de pesquisa: Núcleo Metodológico (obrigatória)
Estratégia Empresarial
Docente: Prof. Dr. Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
Linha de pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças
Gestão Empreendedora
Docente: Prof. Dr. José Milton de Sousa Filho
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
Linha de pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade
Gestão Estratégica de Pessoas
Docente: Prof. Dr. José Renato Ferreira Barreto
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
Linha de pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade
Gestão Financeira
Docente: Prof. Dr. Bruno Cals de Oliveira
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
Linha de pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças
Gestão Humanística nas Organizações
Docente: Prof. João André de Barros Teixeira, PhD
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
Linha de pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade
Governança Corporativa
Docente: Prof. Dr. Paulo Roberto Nunes
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
Linha de pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças
Ideação para Inovação
Docente: Prof. João André de Barros Teixeira, PhD
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
Linha de pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade
Liderando Pessoas nas Organizações
Docente: Prof. Dr. José Renato Ferreira Barreto
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
Linha de pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade
Marketing Estratégico
Docente: Prof. Dr. José Sarto Freire Castelo
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
Linha de pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças
Metodologia da Pesquisa
Docente: Prof. Dr. Afonso Carneiro Lima
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
Linha de pesquisa: Núcleo Metodológico (obrigatória)
Métodos Qualitativos de Pesquisa
Docente: Profa. Dra. Marina Dantas de Figueiredo
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
Linha de pesquisa: Núcleo Metodológico (obrigatória)
Microeconomia da Competitividade
Docente: Prof. Dr. José Milton de Sousa Filho
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
Linha de pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças
Modelos de Otimização para a Tomada de Decisão
Docente: Prof. Dr. Plácido Rogério Pinheiro
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
Linha de pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças
Negociação e Gestão de Conflitos
Convênio Columbia University
Carga horária: 15 horas
Créditos: 1
Linha de pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade
Negócios de Impacto Socioambiental
Docente: Profa. Dra. Daiane Mülling Neutzling
Carga horária: 30 horas
Créditos: 2
Linha de pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade
Seminário Gestão da Criatividade
Docente: Prof. Dr. Josimar Souza Costa
Carga horária: 15 horas
Créditos: 1
Linha de pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade
Seminário Gestão de Riscos
Docente: Prof. Dr. Maurício Teixeira Rodrigues
Carga horária: 15 horas
Créditos: 1
Linha de pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças
Seminário Pesquisa e Conhecimento em Administração
Docente: José Milton de Sousa Filho
Carga horária: 15 horas
Créditos: 1
Linha de pesquisa: Núcleo Metodológico
Afonso Carneiro Lima (Coordenador)
- Projetos de pesquisa/desenvolvimento/ensino
- Decisões de investimento estratégico em empresas brasileiras
- Análise da competitividade e mapeamento de clusters setoriais
Bruno Cals de Oliveira
Linha de Pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças
Daiane Mülling Neutzling
Linha de Pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade
João André de Barros Teixeira
Linha de Pesquisa: Seminários
José Milton de Sousa Filho
- Projetos de pesquisa/desenvolvimento/ensino
- Estratégia socioambiental empresarial e mecanismos de isolamento: uma abordagem baseada em recursos
- Mensuração de características empreendedoras em nível individual
- Capital social e corrupção: efeitos na qualidade da democracia e na distribuição da riqueza
José Renato Ferreira Barreto
Linha de Pesquisa: Pessoas, Inovação e Sustentabilidade
José Sarto Freire Castelo
- Projetos de pesquisa/desenvolvimento/ensino
- Entendendo a intenção de ficar em casa: um estudo da Teoria do Comportamento Planejado a partir da comunicação em marketing
- Os antecedentes das dimensões do valor das marcas dos bens tangíveis e intangíveis apoiados nas atitudes e experiências dos consumidores
Josimar Souza Costa
- Projetos de pesquisa/desenvolvimento/ensino
- Metaverso da gestão: análise de dados, pessoas, criatividade e sustentabilidade
Lucas de Souza
Linha de Pesquisa: Núcleo Metodológico
Marina Dantas de Figueiredo
Linha de Pesquisa: Núcleo Metodológico
Maurício Teixeira Rodrigues
Linha de Pesquisa: Mercado, Estratégia e Finanças
Paulo Roberto de Carvalho Nunes
- Projetos de pesquisa/desenvolvimento/ensino
- Modelos de controladoria sob contextos institucional e comportamental
- Modelos de controladoria sob contextos institucional e comportamental
Plácido Rogério Pinheiro
- Projetos de pesquisa/desenvolvimento/ensino
- Modelos híbridos estruturados em aprendizado de máquina e multicritério em um ambiente inovador
- Abordagens metodológicas híbridas em multiatributos da análise verbal de Decisão
Raimir Holanda Filho
- Projetos de pesquisa/desenvolvimento/ensino
- MORPLEXA - Modelagem baseada em redes complexas da disseminação de ameaças cibernéticas emergentes
Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte
- Projetos de pesquisa/desenvolvimento/ensino
- Posturas estratégicas e desempenho organizacional das instituições de ensino superior particulares no Brasil nos contextos ex-ante, durante e ex-post à pandemia da Covid-19
- Capacidade absortiva e desempenho das micro e pequenas empresas do Brasil em tempos de pandemia da Covid-19
Tiago Jessé Souza de Lima
Linha de Pesquisa: Núcleo Metodológico
Dissertações Defendidas
O investimento no curso de Mestrado Profissional em Administração é composto por 30 parcelas de R$ 3.104,00*
* Valor referente ao ano 2024, sujeito a reajustes anuais, conforme previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.
Obs: Será aplicado o desconto de 4,5% para pagamentos realizados até a data do vencimento padrão.
Seleção Turma 11
> CONFIRA O RESULTADO
> DIAS E HORÁRIOS DAS ENTREVISTAS
O processo seletivo contempla três etapas. Os candidatos serão submetidos à análise dos projetos de pesquisa; à entrevista individual, entre os dias 10 e 12 de abril de 2024; e análise do currículo. O início das aulas está previsto para maio de 2024.
SERVIÇO
Seleção para o Mestrado Profissional em Administração
Edital R. Nº 14/2024
> Formulário de inscrição
> Modelo do projeto de pesquisa
Inscrições: até 11/04/2024
Mais informações: mpa@unifor.br
Seleção Turma 10
> CONFIRA O RESULTADO
> DIAS E HORÁRIOS DAS ENTREVISTAS
SERVIÇO
Seleção para o Mestrado Profissional em Administração
Edital R. Nº 63/2023
+ Edital de prorrogação das inscrições
+ Edital de reabertura das inscrições
> Formulário de inscrição
> Modelo do projeto de pesquisa
Inscrições: até 22/03/2024
Mais informações: mpa@unifor.br