Este curso é para quem quer…

Tornar-se profissional diferenciado através do aprofundamento do conhecimento, aplicado por meio do domínio de teorias e métodos diversos de pesquisa nos vários espaços de atuação na área da Saúde.

Com o objetivo de...

Estar apto a exercer pesquisa e docência no ensino superior na área de Saúde, habilitar-se para o Doutorado e aprimorar a atuação profissional nos vários contextos, de forma a contribuir para a realização de ações que atendam os Desafios da Saúde Global.

Duração
23 meses

Informações para contato

Coordenação: Profa. Mirna Albuquerque Frota, Doutora

  • E-mail de contato: ppgsc@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3229
  • Endereço de contato: Bloco B | Sala 07

Diferenciais

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva oferece uma turma de Mestrado Interinstitucional em parceria com o Instituto de Ensino Superior Raimundo Sá  (IESRSA), em Picos - Piauí. 

No Estado do Piauí constata-se pouca oportunidade dos profissionais participarem de formações stricto sensu, daí a relevância do governo, via Ministério da Educação (MEC), oportunizar novas formas de qualificação docente no ensino superior, com projetos sujeitos às exigências de qualidade. Ressalta-se que na cidade de Picos existem instituições de ensino superior, públicas e uma privada (IESRSA) com oferta de vagas para cursos de graduação na área da saúde, sendo que nenhuma delas oferece formação stricto sensu para os profissionais locais e da macrorregião.

  • Universidade de Rouen – França
  • Universidade do Porto – Portugal
  • Universidade de Michigan – Estados Unidos
  • Universidade Johns Hopkins – Estados Unidos
  • Universidade Erasmus de Rotterdam – Holanda
  • Universidade de Gotemburgo – Suécia
  • Universidade de Linköping – Suécia
  • Organização Mundial de Saúde 
  • Secretaria de Saúde do Estado/SESA
  • Secretaria de Saúde do Município/SMS

No Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Unifor, você se forma docente e pesquisador na área da Saúde Coletiva, capaz de articular pesquisa, ensino e extensão de forma interdisciplinar e transdisciplinar com vistas ao desenvolvimento científico e tecnológico. O Programa valoriza o seu potencial científico, filosófico, cultural e ético, desenvolve sua liderança para atuação nos diferentes contextos da saúde, assim como o pensamento crítico e reflexivo.

O PPGSC proporciona formação acadêmica em pesquisa por meio da incorporação dos avanços recentes, com aprofundamento dos procedimentos metodológicos e desenvolvimento das habilidades científica e tecnológica para lidar com as problemáticas de saúde local/regional/nacional e propor soluções, ao tomar como base as tendências atuais da Promoção da Saúde no ensino, serviço e comunidade.

Com abrangência prioritária para candidatos e profissionais qualificados das regiões Norte e Nordeste, o PPGSC da Unifor se destina a promover melhorias no ensino, na pesquisa e nos serviços de saúde nas instituições de origem, com visão integral do Sistema Único de Saúde (SUS).

Aqui, você dispõe de uma ampla estrutura composta por salas para docentes, reuniões, estudos, aulas, auditórios, laboratórios de informática, núcleos de informação e comunicação (NIC), de tecnologia (NATI), de assistência médica integrada (NAMI), e outros ambientes necessários para o desenvolvimento da pesquisa e do ensino.

Na Unifor, o PPGSC tem como objetivos específicos desenvolver estratégias de ensino e pesquisa visando à inovação e a tecnologia e elaborar trabalhos científicos a fim de publicação nos diferentes meios de comunicação. Ao mesmo tempo, visa intervir nos ambientes sociais e políticos com atividades que favoreçam a saúde e o bem-estar da população, e também desenvolver pesquisa com a utilização das abordagens epidemiológicas, sociais e antropológicas.

Aqui, você aprende a exercer liderança nos diferentes contextos dos serviços de saúde, ensino de graduação e especialização e nas atividade de extensão com foco na promoção da saúde. O curso ainda estimula o crescimento e desenvolvimento do potencial científico e cultural de pessoas no âmbito das instituições de ensino e serviço. Através do programa, você estará apto a desenvolver o senso crítico para tomada de decisões no campo do ensino, da pesquisa e da extensão e a orientar e acompanhar alunos do ensino médio, graduação e especialização nestas atividades.

Como aluno egresso do PPGSC, você será capaz de atuar em diferentes contextos da saúde coletiva através do exercício de funções acadêmicas, administrativas e gerenciais na atenção à saúde, na construção do conhecimento, na liderança e desenvolvimento de recursos humanos em instituições públicas e privadas do país.

Dessa forma, vai exercer a docência em instituições de ensino superior com domínio nas estratégias inovadoras e na elevação da qualidade e ampliação de conhecimento, na busca de atender à expressiva demanda local, regional e nacional por docentes e pesquisadores na área de saúde coletiva.

Com base nas abordagens teóricas e metodológicas você estará apto a desempenhar funções na formação acadêmica, na elaboração de trabalho científico, na orientação e avaliação de alunos de graduação e especialização.

Será capaz de planejar, organizar, executar, monitorar e avaliar ações de saúde e propor estratégias para mitigar os problemas de saúde, enfocando as dimensões epidemiológicas, antropológicas, sociológicas e políticas que circunscrevem o contexto social da população.

Um dos diferenciais da formação oferecida pelo PPGSC é a utilização de metodologias não tradicionais. Elas despertam nos alunos interesse pelo ensino com pesquisa numa perspectiva crítica e transformadora. A utilização de estudos de caso abordados a partir de metodologias ativas tem despertado nos discentes o interesse pela carreira docente, cujo percentual de 85% se efetiva na própria Unifor e em outras IES locais e nacionais após a conclusão do curso.

Outra inovação é a experiência de formação conjunta de doutorandos, mestrandos, graduandos e alunos do ensino médio, unidos em grupos de pesquisas que se reúnem quinzenalmente e desenvolvem trabalhos de investigação e extensão em escolas do entorno da Universidade. Muitos desses estudantes são bolsistas de órgãos de fomento, como é o caso dos estudantes de ensino médio, que compartilham espaços institucionais com os acadêmicos e levam para suas escolas conhecimentos novos, construídos em parceria com professores e estudantes universitários, muitas vezes resultando em produção científica. Essa vivência tem possibilitado crescimento individual e coletivo, preparação profissional em vários níveis e consolidação de cultura grupal sólida e consistente.

Outro destaque são as Ligas de Ensino, Extensão e Pesquisa com a participação de doutorandos, mestrandos e alunos de graduação na realização atividades com transferência de tecnologias nas escolas públicas de ensino médio, inclusive com produção de material didático, instrumental e educativo sobre temáticas contempladas nos pilares da promoção da saúde e sua interface com a prevenção de riscos e cidadania.

A elaboração de tecnologias na forma de aplicativo de ampla utilização tem sido uma boa experiência no Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva. Essa construção se dá em parceria com o Diretoria de Tecnologia (DTec) e tem possibilitado aos estudantes desenvolver dissertações e teses com inovações tecnológicas.

O programa oferece a disciplina Tecnologia em Saúde que culmina com a elaboração de produtos tecnológicos em várias áreas, além de incentivar os alunos a incrementar o avanço de tecnologias que beneficiem o bem-estar, a qualidade de vida e a qualidade da assistência a saúde.

O PPGSC tem uma área física adequada para atender a comunidade acadêmica nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Conta atualmente salas de coordenação, secretaria, recepção, reunião e gabinetes dos professores, Observatório de Avaliação, Estudos Epidemiológicos e Saúde, Estudos em Violência e Saúde, Estudos em Saúde Sexual e DST, Estudos em Saúde da Mulher, Laboratório de Pesquisa, Sala de Aula.

Os laboratórios favorecem a intercomunicação entre os docentes e discentes, de maneira a potencializar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão entre as linhas do Programa. Todos os docentes têm seus gabinetes individuais, com estrutura adequada para orientação de alunos, todos equipados com computadores ligados à internet, intranet e com rede sem fio, que também se encontram disponíveis para os alunos. Há ainda laboratórios de informática para apoiar os trabalhos.

Os docentes do PPGSC desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão junto aos 12 cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde: Educação Física, Enfermagem, Fonoaudiologia, Farmácia, Terapia Ocupacional, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia e Medicina. Eles mantém o vínculo com as linhas de pesquisa e ministram aulas na graduação com uma carga horária mínima de oito horas semanais, estratégia importante no estímulo à pesquisa por parte dos alunos de graduação, na melhoria do ensino e aprendizagem e na inserção em grupos de pesquisa desde os primeiros semestres dos cursos.

Todos os professores permanentes orientam alunos da graduação com bolsas de Iniciação Científica do CNPq, FUNCAP, e Fundação Edson Queiroz (FEQ). A Universidade oferece os programas de Monitoria Institucional (PROMON/FEQ), Monitoria Voluntária (PROMOV/FEQ), Bolsa de Iniciação Científica (PROBIC/FEQ), Iniciação Científica Voluntária (PAVIC/FEQ). Apesar de o programa PAVIC e PROMOV ser uma atividade voluntária, os alunos dessas modalidades são acompanhados e orientados a partir dos mesmos critérios que regem a concessão de bolsas vinculadas aos órgãos de fomento.

Com isso, os alunos apresentam trabalhos em eventos científicos e participam em processos seletivos dos cursos de pós-graduação (especialização e mestrado) na Unifor e em outras instituições do país, com aproveitamento satisfatório. Com isso, há tendência natural de maior número de alunos para inserção nos grupos de pesquisa e nos diversos projetos de extensão deste programa.

Ambulatório da Dor

Coordenação: Ana Paula Vasconcellos Abdon

Objetivos: Prestar assistência interdisciplinar a pacientes com dor crônica, usuários do SUS, ampliando o acesso da população ao diagnóstico e tratamento adequado de Fisioterapia, Psicologia e Medicina. Desenvolver de pesquisas na área da dor com alunos da pós-graduação e graduação contribuindo com o entendimento biopsicossocial associado as dores crônicas. Divulgar as atualizações sobre avaliação e tratamento por meio de eventos científicos, palestras e ações educativas.

LESON - Laboratório de Estudos sobre Epidemiologia Social e Nutricional

Coordenação: Antonio Augusto Ferreira Carioca

Objetivos: Realizar estudos sobre como a sociedade e os diferentes modos de organização social influenciam a saúde e a nutrição dos indivíduos e dos grupos sociais. Estudar desigualdades sociais e inequidades em saúde. Estudar as exposições e as alterações alimentares e nutricionais relacionadas à ocorrência de doenças.

Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Unifor promove o Seminário Internacional em Promoção da Saúde, que tem por objetivo promover discussões e troca de experiências entre alunos, professores e pesquisadores sobre a promoção da saúde, tanto nacionalmente quanto em outros países.

Área de Concentração

LINHA DE PESQUISA: ANÁLISE DA SITUAÇÃO DE SAÚDE
Investiga aspectos epidemiológicos das doenças transmissíveis e não transmissíveis e de outros agravos à saúde da população e de grupos vulneráveis.

LINHA DE PESQUISA: CIÊNCIAS SOCIAIS E EPISTEMOLOGIA EM SAÚDE
Concepções de humanização e promoção da saúde nas ciências sociais e humanas e interface com os fenômenos macro e micro sociais da saúde.

LINHA: POLÍTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM SAÚDE
Estudo das políticas de saúde. Aspectos conceituais da Planificação, modelos de gestão e de avaliação em saúde. Abordagens teóricas e metodológicas que envolvem as políticas, avaliação de programas e de serviços de saúde. Construção e avaliação de inovações tecnológicas em saúde.

Dúvidas frequentes sobre o PPGSC

As disciplinas são ministradas nos dias de quarta, quinta e sexta-feira, no horário de 14h às 18h, e, eventualmente, em outros dias e horários da semana, no Campus da Universidade de Fortaleza.

As disciplinas são ministradas nos dias de quarta, quinta e sexta-feira, no horário de 14h às 18h e, eventualmente, em outros dias e horários da semana, no Campus da Universidade de Fortaleza.

Sim. O Mestrado e o Doutorado são acadêmico e ambos são reconhecido pela CAPES com Nota 5.

O Mestrado tem duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses.

No Doutorado, o período mínimo é de 24 meses e o máximo é de 48 meses.

A seleção é anual. Geralmente, as inscrições ocorrem no mês de outubro, a seleção em novembro, a matrícula em dezembro e o início das aulas em fevereiro do ano seguinte.

Cursos: Mestrado e Doutorado
Docente: Carlos Antonio Bruno da Silva
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Análise da Situação de Saúde / Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde / Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Optativa
Ementa – Raciocínio epidemiológico na pesquisa em saúde. Conceitos, métodos e técnicas de análises epidemiológicas. Análise epidemiológica como instrumento relevante à modificação de indicadores de saúde das populações. Desenhos e princípios para a interpretação dos dados epidemiológicos. Modelagem analítica. Modelos determinísticos e probabilísticos. Epidemiologia descritiva. Epidemiologia analítica.

Docente: Raimunda Magalhães da Silva
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Análise da Situação de Saúde / Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde / Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Optativa
Ementa – Bases conceituais de avaliação e monitoramento em saúde. Indicadores de avaliação em saúde. Tipologias avaliativas adotadas no campo da saúde coletiva. Processo de avaliação e seus aspectos metodológicos.

Docentes: Mirna Albuquerque Frota e Thiago Medeiros da Costa Daniele
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Análise da Situação de Saúde / Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde / Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Optativa
Ementa – Abordagens históricas e conceituais da Promoção da Saúde. Bases epistemológicas e os pressupostos da Promoção da Saúde. Principais conceitos que orientam propostas de Promoção de Saúde na atualidade no contexto global. Promoção da Saúde no Brasil em diferentes cenários. Desafios da Promoção da Saúde ante aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Docente: Antonio Augusto Ferreira Carioca
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Análise da Situação de Saúde / Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde / Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Optativa
Ementa – Bases de estatística. Ênfase na estatística descritiva. Medidas de tendência central. Medidas de risco. Inferência estatística e teste de hipóteses. Normalidade. Testes paramétricos e não paramétricos. Amostragem. Utilização de aplicativo estatístico em análise bivariada. Probabilidade. 

Docente: Mirna Albuquerque Frota
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Análise da Situação de Saúde / Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde / Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Obrigatória
Ementa - Senso comum, Ciência e Filosofia como elos necessários à Promoção da Saúde. Reflexões sobre as origens e a construção do conhecimento das Ciências Sociais em Saúde. O lugar das Ciências Sociais na Saúde Coletiva. As Ciências Sociais e Humanas em Saúde na ABRASCO. Contribuições dos saberes e práticas das Ciências Sociais e Humanas à saúde. As Ciências Sociais na formação dos profissionais da saúde. A Saúde e seus determinantes sociais. Reflexões sobre o processo saúde e doença. A Política Nacional de Saúde e sua interface com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Docente: Christina Cesar Praça Brasil
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Análise da Situação de Saúde / Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde / Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Optativa
Ementa – Comunicações de trabalhos em eventos científicos, intercâmbios com linhas e programas de pesquisa ou outras atividades que contribuam decisivamente para o processo de formação de pesquisadores. Análises de atividades comunicativas em saúde, técnicas e meios de comunicação interpessoal, grupal e comunitário. Uso de meios tradicionais e alternativos de comunicação de massa. Produção e análise crítica de materiais impressos. O processo de comunicação na prática da promoção da saúde.

Docente: Professor(a) Orientador(a)
CH: 90
Créditos: 6
Linhas de Pesquisa: Análise da Situação de Saúde / Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde / Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Obrigatória
Ementa – Elaboração, apresentação e defesa da dissertação.

Docente: Maria Alix Leite Araújo 
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Análise da Situação de Saúde / Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde / Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Obrigatória
Ementa – Bases históricas da epidemiologia. Determinantes da saúde e da doença. Desenhos de estudos epidemiológicos. Sistemas de Informações e Indicadores de Saúde. Epidemiologia e Serviços de Saúde no modelo de vigilância à saúde.

Docente: Karla Maria Carneiro Rolim
CH: 60
Créditos: 4
Linhas de Pesquisa: Análise da Situação de Saúde / Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde / Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Optativa
Ementa – Prática supervisionada de ensino em disciplinas do Curso de Graduação. Preparo e oferta de atividades curriculares da disciplina sob a supervisão do responsável pela mesma. Elaboração, desenvolvimento e avaliação de programas de ensino. Aplicação de recursos e técnicas inovadoras de ensino.

Docente: Aline Veras Morais Brilhante
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Análise da Situação de Saúde / Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde / Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Optativa
Ementa - Senso Comum, Ciência e Filosofia como saberes necessários à Promoção da Saúde. Pressupostos teóricos e metodológicos da Saúde Coletiva. Bases filosóficas e epistemológicas da Promoção da Saúde. Complexidade e Interdisciplinaridade na Saúde Coletiva. Fundamentos filosóficos da Ética e da Bioética. Ética e Bioética. Os paradigmas da Bioética e as novas questões postas no campo das biociências. Reflexões sobre a Ética na pesquisa com seres humanos.

Docente: Aline Veras Morais Brilhante
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Análise da Situação de Saúde / Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde / Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Optativa
Ementa – As teorias sobre gênero. Tendências contemporâneas dos estudos de gênero no campo da saúde. Indicadores de gênero e políticas públicas com recorte de gênero. Interfaces entre violência e gênero.

Docente: Christina Cesar Praça Brasil
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Análise da Situação de Saúde / Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde / Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Optativa
Ementa – Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa em saúde. Problemas conceituais e operacionais. Integração entre métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa em saúde. Estratégias e técnicas de coleta e processamento de dados qualitativos: seus limites e suas contribuições. Principais técnicas de análise de dados utilizadas.

Docente: Geraldo Bezerra da Silva Júnior
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Análise da Situação de Saúde / Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde / Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Optativa
Ementa – Metodologia dos desenhos de estudos quantitativos. Tipos de variáveis. Técnicas de coleta e análise dos dados estruturados.

Docente: Raimunda Magalhães da Silva
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Análise da Situação de Saúde / Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde / Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Optativa
Ementa – Abordagem crítica dos métodos e didáticas do Ensino Superior na sociedade contemporânea. Processos de ensino e de aprendizagem. Análise dos elementos constituintes do discurso educacional e seus elementos derivados. Cenários, tendências, desafios e paradigmas de educação. Estratégias de ensino e sua aplicação na ação docente. Planejamento e avaliação do processo ensino-aprendizagem. Adequação da metodologia participativa às intervenções educativas em saúde em diversos ambientes integrando ensino e pesquisa.

Docente: Carlos Antonio Bruno da Silva
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Análise da Situação de Saúde / Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde / Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Optativa
Ementa – Os métodos de investigação no campo da saúde coletiva. A estruturação do processo de obtenção do conhecimento científico. Fundamentos metodológicos para a construção do objeto de estudo.

Docente: Luiza Jane Eyre de Souza Vieira
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Análise da Situação de Saúde / Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde / Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Optativa
Ementa – Abordagem teórico-conceitual do planejamento e sua aplicação no setor saúde da América Latina, em particular no Brasil. Análise crítica do planejamento sob a perspectiva normativa, estratégica, tática e operacional na gestão e na intervenção do sistema local de saúde. Discussão sobre a organização de programas e de serviços de saúde com foco na descentralização da gestão no âmbito da promoção da saúde.

Docente: Luiza Jane Eyre de Souza Vieira
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Análise da Situação de Saúde / Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde / Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Obrigatória
Ementa - Construção do sistema de saúde no Brasil. Formulação de políticas públicas. Sistema Único de Saúde. Políticas de saúde e o campo da saúde coletiva. Redes de Atenção à Saúde. História do Planejamento na América Latina. Modelos de planejamento em saúde. Potencialidades e fragilidades do planejamento em saúde.

Docente: Carlos Antonio Bruno da Silva
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Análise da Situação de Saúde / Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde / Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Optativa
Ementa – Epidemiologia das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Situação no Brasil e em termos globais. Meios de prevenção e controle. Políticas públicas para o enfrentamento das DCNT no Brasil. Visão crítica dos estudos envolvendo as DCNT no contexto da Saúde Coletiva no âmbito do SUS.

Docente: Geraldo Bezerra da Silva Junior
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Análise da Situação de Saúde / Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde / Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Optativa
Ementa – Aspectos clínicos e epidemiológicos das doenças infecciosas de interesse para à saúde pública/coletiva em nível local e regional. Vigilância epidemiológica das doenças infecciosas prevalentes na região. Estudo dos determinantes das doenças infecciosas, sua relação com a qualidade de vida e as estratégias de enfrentamento nos âmbitos individual/coletivo e preventivo/curativo. Promoção da saúde em doenças infecciosas no contexto do SUS.

Docente: Ana Paula Vasconcellos Abdon
CH: 45
Créditos: 3
Linhas de Pesquisa: Análise da Situação de Saúde / Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde / Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Optativa
Ementa – Sistematização e instrumentalização da elaboração de artigos científicos e demais produções científicas.

Docente: Mirna Albuquerque Frota
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Análise da Situação de Saúde / Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde / Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Optativa
Ementa – Abordagens teórico-metodológicas sobre Qualidade de Vida (QV): modelos, dimensões e indicadores. Saúde Física e QV relacionada à Saúde (QVRS). Avaliação da QV: métodos e técnicas. Análise da QV em estudos epidemiológicos. Aplicação do construto em nível micro (pessoal), médio (organizacional) e macro (social): princípios, estratégias e técnicas.

Docente: Thiago Medeiros da Costa Daniele
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Análise da Situação de Saúde / Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde / Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Optativa
Ementa – Concepções sobre saúde, ambiente e sustentabilidade. Indicadores ambientais de saúde. Vigilância e investigação de surtos, fatores sociais e biológicos de risco ambientais. Instrumentalização voltada à promoção da Saúde e desenvolvimento sustentável. Políticas públicas e interconexão com Normas Sanitárias no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.

Docente: Mirna Albuquerque Frota
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Análise da Situação de Saúde / Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde / Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Optativa
Ementa – Condicionantes e determinantes sociais da saúde. Descrição e análise do processo saúde-adoecimento. Compreensão da relação entre cultura e identidade na formação do sujeito social. Concepções de ciência, de conhecimento popular e o papel do homem como sujeito do conhecimento. Historicidade do conhecimento e das práticas de saúde no contexto das sociedades complexas. Fragmentação epistemológica dos novos saberes sobre saúde. Desafio da interdisciplinaridade.

Docente: Ana Paula Vasconcellos Abdon 
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Análise da Situação de Saúde / Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde / Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Optativa
Ementa – Discussão dos elementos estruturais do projeto de pesquisa. Apresentação formal do projeto. Avaliação de pares na construção do projeto para exame de qualificação.

Docentes: Mirna Albuquerque Frota e Geraldo Bezerra da Silva Junior
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Análise da Situação de Saúde / Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde / Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Optativa
Ementa – Concepções e áreas de conhecimento específico da saúde coletiva. Discussão sobre a epidemiologia, ciências sociais e humanas na saúde e planejamento e gestão em saúde e as relações com os programas e serviços públicos de saúde e de outros espaços institucionais.

Docente: Karla Maria Carneiro Rolim
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Análise da Situação de Saúde / Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde / Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Optativa 
Ementa – Concepções teóricas e conceituais sobre tecnologias em saúde. Políticas de gestão, avaliação e inovação tecnológica. Análise de tecnologias existentes e consolidadas no SUS no contexto das políticas públicas de saúde vigentes. 

Docente: Professor Convidado
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Análise da Situação de Saúde / Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde / Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Optativa
Ementa – Temas emergentes e contemporâneos para consolidação do campo de conhecimento da saúde coletiva.

Docente: Professor Convidado
CH: 30
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Análise da Situação de Saúde / Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde / Política, Planejamento e Avaliação em Saúde
Optativa
Ementa – Temas emergentes e contemporâneos para consolidação do campo de conhecimento da saúde coletiva. 

Enfermeira

E-mail: mirnafrota@unifor.br 

Currículo Lattes

Post Doctoral em Pédopsychiatrie l’ Université de Rouen, France - CHU-ROUEN

Pós-Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia – UFBA

Doutorado e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará – UFC

Desenvolve pesquisas na área de Saúde da Criança e do Adolescente; Cultura e Humanização em Saúde; Tecnologia e Inovação na Promoção da Saúde.

Médica

E-mail: alineveras@unifor.br

Currículo Lattes

Pós-Doutorado em Sociologia pela Universidad Rey Juan Carlos (Madrid) 

Doutorado em Saúde Coletiva pela associação Universidade Estadual do Ceará - UECE/Universidade Federal do Ceará - UFC/Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Desenvolve pesquisas nas áreas de Saúde da mulher, Saúde de grupos vulnerados, Inclusão Social e Saúde de Pessoas com Deficiênica.

Fisioterapeuta

E-mail: paulaabdon@unifor.br

Currículo Lattes

Doutorado em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO da Universidade Estadual do Ceará/Universidade de Fortaleza - UECE/UNIFOR

Mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE

Desenvolve pesquisas na área de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (Doenças Cerebrovasculares, Obesidade) e sua relação com a funcionalidade. Disfunções do aparelho locomotor no adulto e idoso. Funcionalidade e Dor.

Nutricionista e Epidemiologista

E-mail: carioca@unifor.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5463902168787345

Doutorado e Mestrado em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo.

Desenvolve pesquisas na área de Epidemiologia Social e Nutricional com foco na avaliação do comportamento alimentar, desigualdades sociais e inequidades em saúde. 

Médico

E-mail: carlosbruno@unifor.br

Currículo Lattes

Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília - UnB

Mestrado em Medicina (Clínica Médica) pela Universidade Federal do Ceará - UFC

Desenvolve pesquisas em Nutrição, Endocrinologia, Diabetes Mellitus, Avaliação Nutricional e Educação em Saúde.

Fonoaudióloga

E-mail: cpraca@unifor.br

Currículo Lattes

Doutorado em Saúde Coletiva pela associação Universidade Estadual do Ceará - UECE/Universidade Federal do Ceará - UFC/Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Desenvolve pesquisas sobre Políticas e Práticas na Promoção da Saúde  - saúde da mulher, saúde vocal, escola promotora de saúde, saúde do trabalhador, saúde do idoso e formação dos profissionais da saúde; e Comunicação em Saúde e Inovação em Tecnologia da Informação - concepção e desenvolvimento de aplicativos e tecnologias móveis (aplicativos, cursos em EaD, outros) voltados à promoção da saúde. 

Médico

E-mail: geraldobezerrajr@yahoo.com.br 

Currículo Lattes

Pós-Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia – UFBA

Doutorado e Mestrado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará - UFC

Desenvolve pesquisas na área de Saúde Coletiva, Medicina Clínica, Medicina Tropical e eHealth, com ênfase nas Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (Hipertensão, Diabetes e Doença Renal Crônica).

Enfermeira

E-mail: karlarolim@unifor.br 

Currículo Lattes

Post Doctoral em l’Humanisation des Soins em Néonatologie l’Université de Rouen, France - CHU-ROUEN

Doutorado e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará – UFC

Desenvolve pesquisas na área da Humanização e Tecnologias na Complexidade do Cuidado. Saúde da Criança (com ênfase na Neonatologia e Saúde do Binômio Mãe-Filho).

Enfermeira

E-mail: janeeyre@unifor.br 

Currículo Lattes

Pós-Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorado e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará - UFC

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C - CA SN - Saúde Coletiva e Nutrição

Desenvolve pesquisas na área de políticas e avaliação, com ênfase no enfrentamento das Violências e Repercussões na Saúde Individual, Familiar e Coletiva.

Enfermeira

E-mail: mleite@unifor.br 

Currículo Lattes

Pós-Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará - UFC

Desenvolve pesquisas na área de Saúde da Mulher, IST/HIV, Sífilis e Sífilis Congênita.

Enfermeira

E-mail: rmsilva@unifor.br

Currículo Lattes

Pós-Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo – USP

Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C - CA EF - Enfermagem

Desenvolve pesquisas na área de Planejamento, Gestão e Avaliação de Serviços e Programas de Saúde. Tecnologias para a Promoção da Saúde da Mulher, Adolescente e Idoso.

Profissional de Educação Física e Nutricionista

E-mail: thiago.daniele@unifor.br

Currículo Lattes

Pós-Doutorado em Ciências Médicas – UFC.

Doutorado em Ciências Médicas – UFC em parceria com a University of Gothenburg (GU/Suécia).

Mestrado em Ciências Médicas – UFC.  

Desenvolve pesquisas nas áreas da Cognição, Aptidão Física e Saúde, Nutrição Humana, Doenças Crônicas não transmissíveis (DCNT), Envelhecimento Saudável e suas relações com os Determinantes Sociais em Saúde.

Dissertações Defendidas

 

O investimento no curso de Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva é composto por 30 parcelas de R$ 2.323,00*

*Valor referente ao ano 2025, sujeito a reajustes anuais, conforme previsto no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

OBS: será aplicado o desconto de 4,5% para pagamentos realizados até a data do vencimento padrão. 

 

Seleção Mestrado e Doutorado

Está em andamento a seleção do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Unifor. Podem participar graduados ou mestres na área de Saúde com o objetivo de exercer a pesquisa e docência no ensino superior. Todas as informações podem ser conferidas no Edital R. Nº 57/2024.

> RESULTADO FINAL
> CONFIRA O HORÁRIO DAS ENTREVISTAS

São ofertadas 30 vagas para o Mestrado e 12 para o Doutorado, na área de concentração de Promoção da Saúde. As linhas de pesquisa são: Análise da Situação de Saúde; Ciências Sociais e Epistemologia em Saúde; e Política, Planejamento e Avaliação em Saúde.

Os interessados podem se inscrever pelo e-mail secretariapgss@unifor.br, anexando a documentação em formato de arquivo PDF. O valor da taxa de inscrição é de R$ 143.

O processo seletivo contempla três etapas. Tanto no Mestrado quanto no Doutorado, serão aplicados: análise do projeto de pesquisa, entrevista on-line e apresentação do projeto, e prova de títulos.

SERVIÇO

Seleção para a Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Edital R. Nº 57/2024
> Requerimento de inscrição
Inscrições: 04/11 a 04/12/2024
Pelo e-mail secretariapgss@unifor.br
Mais informações: (85) 3477.3139

Seleção anterior 

> RESULTADO FINAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO
> SELECIONADOS PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA E ENTREVISTA

SERVIÇO

Seleção para a Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Edital R. Nº 49/2023
> Requerimento de inscrição
> Modelo do projeto de pesquisa
Inscrições: 03 a 30/11/2023
Pelo e-mail secretariapgss@unifor.br
Mais informações: (85) 3477.3139

 

Seleção para Bolsas do PPGSC

A Vice-Reitora de Graduação e Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza lançou o Edital VRE Nº 11/2024 que oferece bolsas de Mestrado e Doutorado cedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

São oferecidas um total de 6 bolsas, destinadas a alunos dos cursos de Mestrado em Ciências Médicas (turma 10), do Mestrado em Informática Aplicada (turma 26); do Mestrado em Psicologia (turma 27); do Doutorado em Saúde Coletiva (turmas 9 e 10); do Doutorado em Administração (turmas 13, 14 e 15) e do Doutorado em Direito Constitucional (sem restrição de turma), sendo uma bolsa por curso. 

> CONFIRA O RESULTADO

EDITAL VRE Nº 11/2024

Mais informações: secretariapgss@unifor.br / (85) 3477-3139

Foi lançado o edital de seleção para bolsas da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), destinadas ao Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva

> RESULTADO FINAL

+ EDITAL VRPG Nº 05/2024

Mais informações: 3477.3139 / secretariapgss@unifor.br

Foi lançado o edital de seleção para bolsas do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), destinado ao Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Unifor. É oferecida uma bolsa, destinada aos alunos da turma 18 do curso de Mestrado.

> CONFIRA O RESULTADO

EDITAL VRPPG Nº 16/2023

Mais informações: 3477.3229

A Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza abriu inscrição para seleção de bolsistas para o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. O Edital VRE Nº 09/2023 oferece um total de nove bolsas, sendo cinco para o curso de Mestrado e quatro para o de Doutorado

Os benefícios são concedidos pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os valores e a vigência das bolsas serão definidos pelos órgãos mantenedores.

> CONFIRA O RESULTADO

+ EDITAL VRE Nº 09/2023

Mais informações: ppgsc@unifor.br / (85) 3477-3268

Foi lançado o edital de seleção para bolsas da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), destinadas ao Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva

> CONFIRA O RESULTADO

CONFIRA O EDITAL VRPG Nº 04/2022

Serviço

Seleção de bolsas da Funcap para Mestrado em Saúde Coletiva
Inscrições: 22 e 25 de março de 2022
E-mail: secretariapgss@unifor.br
Mais informações: 3477.3229

Foi lançado o edital de seleção para bolsas da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), destinadas ao Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. 

> CONFIRA O RESULTADO

CONFIRA O EDITAL VRPG Nº 07/2021

Serviço

Seleção de bolsas da Funcap para Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva
Inscrições: 7 de julho ao meio-dia de 12 de julho de 2021
E-mail: ppgsc@unifor.br
Mais informações: 3477.3219

Foi lançado o edital de seleção para bolsas do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), destinado ao Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Unifor. É oferecida uma bolsa, destinada aos alunos das Turmas 15 e 16 do curso de Mestrado.

> CONFIRA O RESULTADO

EDITAL VRPPG Nº 12/2020

Mais informações: 3477.3219 / ppgsc@unifor.br

Divulgado o resultado do processo seletivo para as bolsas da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). As bolsas são destinadas
ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor.

> CONFIRA O RESULTADO

Os alunos selecionados devem enviar comprovante com dados bancários (Agência e Conta Corrente no Banco Bradesco) para o e-mail dpgss@unifor.br, nesta terça-feira (17) até 17h, para que ocorra a emissão do Termo de Outorga.

Os documentos abaixo deverão ser entregues na Funcap (Av. Oliveira Paiva, 941 - Cidade dos Funcionários, Fortaleza, CE, CEP: 60.822-130), até esta quarta-feira (18), às 17h, para que a bolsa seja implementada ainda no mês de março e o pagamento possa ser realizado em abril.

Documentos:

  • 3 (três) vias do Termo de Outorga assinados (emitidos pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação da Unifor);
  • Cópias autenticadas em cartório do RG e CPF;
  • Comprovante de conta corrente no Banco Bradesco.

Qualquer dúvida, os selecionados devem entrar em contato pelos telefones: (85) 3477-3056 ou 3477-3285.

EDITAL VRPG Nº 02/2020