5 filmes inspiradores para quem quer seguir ou já atua na área de Fisioterapia

Confira obras cinematográficas que abordam a importância da Fisioterapia na luta pela superação

O universo cinematográfico está recheado de filmes baseados em histórias reais. As obras contam histórias de amor, sucesso e superação e, muitas vezes, essas três temáticas estão atreladas umas às outras. Esses longas-metragem, ao relatar situações que aconteceram na vida real, visam emocionar e inspirar o telespectador, além de fazê-lo refletir sobre a sua existência e as dos demais ao seu redor.

As produções trazem narrativas que abordam questões sobre deficiência física, genética ou não, recuperação e reabilitação. Assim, a Fisioterapia é diretamente contemplada nesses filmes. Para os que não estão inseridos na área, ou não conhecem muito bem o papel do fisioterapeuta, é importante notar que sua atuação é voltada para a capacidade funcional de seus pacientes.  

O fisioterapeuta, devido à multidisciplinariedade da profissão, pode atuar e atender em diversas áreas e linhas de cuidado, como a respiratória, terapia intensiva, traumato-ortopedia, osteopatia, entre outras. Dessa forma, esses profissionais fazem parte de emocionantes histórias de superação, especialmente daqueles pacientes que passaram por traumas físicos e sofreram algum tipo de comprometimento em seus corpos.

O Blog Saúde traz cinco filmes para aqueles que desejam cursar Fisioterapia, e até mesmo para os que já estão na graduação e/ou já são atuantes no mercado de trabalho. As indicações colocam a profissão do Fisioterapeuta em destaque, e trazem uma perspectiva voltada para os obstáculos enfrentados pelo protagonista no processo de reabilitação e adaptação, sempre com um olhar humano e comovente. Confira:

Filmes sobre a importância da Fisioterapia

 

Lançado em 2018, a obra conta a história de John Callahan, um homem que, após bater o carro, fica tetraplégico. Após o acidente, o protagonista decide dar uma guinada em sua vida, e se consagra como um cartunista irreverente, conhecido por suas charges repletas de sarcasmo e acidez. Callahan construiu uma carreira artística admirável, e, devido a sua perseverança, usou das suas limitações físicas para se transformar em um artista de sucesso.  

A produção se passa na década de 70 e é estrelada por Joaquin Phoenix, conhecido por interpretar o famoso vilão Coringa, no filme homônimo de 2019, e Jonah Hill, que atuou em filmes de grande bilheteria, como "O Lobo de Wall Street". O longa é dirigido por Gus Van Sant, cineasta norte-americado conhecido por seu filme "Psicose", e está disponível no streaming Amazon Prime Video.

 

A produção francesa de 2012 é uma adaptação cinematográfica do livro de mesmo nome do autor Craig Davidson (Rust and Bone, em inglês), e conta a história de Alain, um boxeador desempregado e pai de um garotinho, que, durante um expediente em um trabalho temporário conhece Stéphanie, uma treinadora de orcas.

Ao sofrer um grave acidente em seu trabalho, Stéphanie passa por uma dupla amputação em suas pernas, o que a faz recorrer a Alain. A partir desse momento, as vidas dos dois protagonistas se entrelaçam fortemente, e o espectador pode acompanhar suas jornadas em busca de recuperação física e emocional, sempre com muita persistência e esperança, mesmo nos momentos mais difíceis.

O filme é dirigido por Jacques Audiard e estrelado por Marion Cotillard, vencedora do Oscar de Melhor Atriz no ano de 2008, e Matthias Schoenaerts, que ganhou o César (premiação francesa equivalente ao Oscars) de Ator Revelação por sua atuação na obra.  

 

Após sofrer um acidente, Philippe, um aristocrata francês, fica quadriplégico. Devido à sua nova condição, ele precisa contratar um assistente para ajudá-lo a navegar por essa realidade, e o escolhido acaba sendo Driss, um jovem com um passado (e presente) complicado e nenhuma experiência e/ou formação em cuidar de pessoas.

O filme mostra o nascimento e a construção de uma amizade entre duas pessoas extremamente diferentes, mas que, por circunstâncias da vida, acabam se aproximando e se afeiçoando um ao outro.

Dirigida por Éric Toledano e Olivier Nakache, a obra francesa de 2012 é inspirada na história real de Philippe Pozzo di Borgo e Abdel Sellou. A produção é estrelada por François Cluzet no papel de Phillippe, Omar Sy no de Driss, e pode ser encontrada na rede de canais Telecine.

 

Bethany Hamilton sonhava com um futuro brilhante no surf. Ela cresceu na praia e, aos 13 anos, se consagrou como campeã em diversas competições profissionais do esporte. Entretanto, um dia, enquanto surfava, foi atacada por um tubarão e precisou ter o seu braço esquerdo amputado. Sem querer desistir do surf, a protagonista recebeu muito apoio dos seus pais, da sua melhor amiga e de todos os que a acompanhavam, para que pudesse voltar a praticar o esporte dos seus sonhos.

A obra de 2011 é baseada na história real da surfista, interpretada na produção pela atriz AnnaSophia Robb, conhecida por seu papel no filme "Ponte para Terabítia". O elenco conta também com nomes conhecidos renomados, como Helen Hunt, Dennis Quaid e Carrie Underwood.

 

Editor da revista francesa "Elle", do segmento de moda, Jean-Dominique Bauby tinha 43 anos de idade quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele foi internado em um hospital localizado no norte da França, e só acordou 20 dias depois do ocorrido. Ao recobrar a consciência, Bauby percebeu que só conseguia mexer uma parte do seu corpo: o olho esquerdo.  

Lançado para essa nova realidade de uma hora para outra, Bauby passa a sofrer com a Síndrome do Encarceramento. Durante a sua jornada de aceitação e adaptação, o protagonista desenvolve uma forma de comunicação, que consistia em piscar para indicar as letras do alfabeto. Assim, Bauby utiliza sua memória, imaginação e criatividade para ressignificar a sua existência.

Estrelado por Mathieu Amalric, o longa francês é dirigido por Julian Schnabel e utiliza como inspiração o livro homônimo escrito pelo próprio Jean-Dominique Bauby. A produção também está disponível no serviço de streaming Amazon Prime Video.