Alimentação na terceira idade: saiba como manter uma dieta saudável

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são consideradas idosas as pessoas a partir de 60 anos. Com o avançar da idade, adotar hábitos saudáveis é mais que uma opção, é uma necessidade. 

Cuidar da alimentação pode ser um bom começo. Segundo Maria de Fátima Antunes, professora do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza, algumas recomendações são gerais e valem para qualquer idade:

  • Variedade: é importante comer diferentes tipos de alimentos pertencentes aos diversos grupos, observando sempre a qualidade dos alimentos;
     
  • Moderação: não se deve comer nem mais nem menos do que o organismo precisa; é importante atenção à quantidade de alimentos ingeridos;
     
  • Equilíbrio: quantidade e qualidade são importantes. O ideal é consumir alimentos variados, respeitando as porções recomendadas para cada grupo de alimentos. Ou seja, “comer de tudo um pouco”.

E para os idosos?

A nutricionista Fátima Antunes explica que isso é muito pessoal e depende do estado de saúde do idoso. 

“Se ele (idoso) tem alguma doença prévia, intolerância e rejeições particulares, trabalhamos sempre com o bom senso, mostrando que não existem alimentos proibidos, mas sim aqueles para que o idoso consiga se alimentar de forma saudável e adequada ao seu quadro atual”.

Cuidados

Um fator preocupante em relação aos idosos pode ser a falta de vitaminas e cálcio, já que algumas pessoas acabam tendo que tomar pílulas para suprir essa falta. 

“Visto que muitos deles não se alimentam bem, utilizando dietas monótonas (pouca variedade), sem contato com a luz solar e restrições alimentares, há realmente a necessidade de suplementação medicamentosa”, aponta a professora. Fátima Antunes também reforça a importância da avaliação periódica para evitar a suplementação.

+ Estude Nutrição na Unifor; faça sua inscrição

Refeição colorida

A professora explica que uma refeição completa é sinônimo de um prato colorido. “Especialmente nas três principais refeições: café da manhã, almoço e jantar, porque com isso podemos garantir uma alimentação rica em diversos nutrientes, vitaminas e minerais”. 

Frutas e verduras de cores diferentes também são essenciais para uma refeição eficaz, pois as frutas e verduras amarelas e laranjas são fontes de vitamina A; já os vegetais verde-escuros são fontes de ferro.

Para quem quer adotar uma alimentação de qualidade e ainda pretende economizar, as frutas e verduras da estação costumam ser mais baratas e nutritivas na época da safra. Fátima Antunes ainda lembra da importância que tem os grupos de carboidratos, proteínas e gorduras; assim como também das vitaminas, minerais, fibras e líquidos. 

Curiosidade

A Bélgica adotou a classificação NOVA em seu guia alimentar. Para orientar a população local, foi criado um sistema de triângulo invertido. O modelo incentiva a ingestão de água, o consumo de vegetais, frutas, grãos integrais e leguminosas. Já o consumo de carne vermelha deve ser menos frequente.

Para quem não conhece, a classificação NOVA descreve os grupos de alimentos de acordo com os níveis de processamento e tratamento a que são submetidos, adotada pelo Guia Alimentar para População Brasileira.