Conheça os benefícios de unir atividades recreativas e exercício físico

Para muitos, incluir exercícios físicos na rotina é um desafio. Seja pela falta de ânimo, agenda atribulada ou apenas por ainda não ter encontrado a modalidade ideal.

Então, que tal unir os benefícios da prática esportiva com brincadeiras?

Ao praticar atividades físicas recreativas, o(a) aluno(a) tem várias vantagens, incluindo a melhora da saúde; diminuição dos riscos de doenças como obesidade, hipertensão arterial, colesterol e doenças respiratórias. "Principalmente nesse período onde as doenças respiratórias potencializam os fatores de risco para Covid-19", alerta o professor do curso de Educação Física da Unifor, Ricardo Igor.

O professor ainda explica que, dependendo do objetivo e faixa etária do(a) praticante, essa fusão entre recreação e exercício físico é inerente, ou seja, acontece de forma natural. "Sempre que possível, devemos juntá-las", pontua.

De acordo com as novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado, pelo menos, de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos (cerca de 20 a 40 minutos por dia); já para crianças e adolescentes, a indicação é uma média de 60 minutos por dia.

Benefícios da prática esportiva

• Desenvolve habilidades motoras;
  • Contribui para a integração social da praticante;
  • Melhora a autoconfiança e autoestima;
  • Favorece vivências sobre o mundo que convivem;
  • Diminui o estresse e as pressões do cotidiano;
  • Coopera para um estilo de vida mais saudável.

Brincadeira ou recreação?

"Em algumas culturas, essas palavras podem ser sinônimas, mas na comunidade científica alguns autores definem a brincadeira como mais 'livre' e menos direcionada. Já a recreação possui um direcionamento maior por parte do profissional de Educação Física", esclarece Ricardo Igor.

A Educação Física recreativa é uma área com muitas oportunidades. O profissional habilitado pode atuar nas escolas, hotéis e resorts, colônias de férias, cruzeiros marítimos, associações filantrópicas, hospitais, clubes e casas de festa, academias, entre outros.

Que tal começar essa “brincadeira” saudável em casa e ao lado da sua família?

Aqui vão algumas sugestões para você movimentar seu corpo de forma divertida.

Pular corda

Essa atividade ajuda na queima de calorias, assim como fortalece as pernas, pés, melhora a coordenação motora e a capacidade respiratória.

Se você tem algum problema nos joelhos, tornozelos ou quadril, atenção ao seu ritmo e impacto durante os pulos! Apesar de parecer apenas uma brincadeira, lembre-se de que pular corda também está entre os treinos de atletas profissionais.

A saúde está em dia? Então, exercício liberado!

Circuito funcional

A prática do circuito funcional ajuda a desenvolver a coordenação motora, agilidade, noção de espaço, raciocínio, memória e flexibilidade.

Você pode criar um circuito com o que tiver em casa. Aqui vão algumas ideias:

• Amarre uma corda entre duas cadeiras, variando a altura para passar por baixo ou por cima.
  • Use garrafas para criar uma corrida de obstáculos e contorne, explorando a lateralidade e agilidade.
  • Lance argolas e tente acertar uma garrafa. Você também pode usar uma bola e arremessar num cesto. A ideia aqui é apurar a sua noção espacial.
  • Faça uma linha no chão e explore seu equilíbrio ao andar reto sobre o caminho. Você pode voltar dando saltos de um lado para o outro da linha.

Estude Educação Física na Unifor

O curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza oferece espaços privilegiados para a prática acadêmica, como campo de futebol, estádio de atletismo, ginásio poliesportivo, a Academia Unifor, quadras de tênis e piscina semiolímpica. Esses locais também sediam eventos e competições consolidados como referência no calendário esportivo local e nacional.

+ Participe do processo seletivo; faça sua inscrição

Como aluno de graduação em Educação Física da Unifor, você pode aproveitar o mais completo parque desportivo do Norte e Nordeste na sua formação. Com uma estrutura moderna, dentro dos padrões das confederações brasileiras e até internacionais de cada modalidade esportiva.