Covid-19: live discute a atual situação da pandemia e cenários futuros

Pelo menos três variantes do novo coronavírus surgiram no Brasil, sendo elas: a P1 (de Manaus), a P2 (do Rio de Janeiro) e a N9. A P1 é considerada a mais grave e foi classificada como uma “variante de preocupação”. Das quase mil variantes detectadas no mundo, de 60 a 100 circulam no Brasil, segundo dados mais recentes.

Diante da preocupação com o momento atual e sobre o que se pode esperar no futuro, a Universidade de Fortaleza promove, dia 06 de maio, a live “Pandemia de Covid-19: panorama atual e perspectivas", mediada pelo professor do curso de Medicina e do Programa de Mestrado em Ciências Médicas da Universidade de Fortaleza, Keny Colares; e pelo também professor do curso de Medicina, Antônio Silva Lima Neto (mais conhecido como Tanta). A live será transmitida através do Facebook, Instagram e TV Unifor. 

De acordo com Keny Colares, a ideia da live é fazer uma avaliação do que está acontecendo e tentar espelhar um pouco o que pode acontecer no futuro. “O professor Tanta vai avaliar a compreensão atual sobre a epidemiologia do Ceará e do Brasil comparativamente ao mundo; eu vou tentar trabalhar um pouco mais sobre o que se conhece dessa doença do ponto de vista do vírus”, explica o professor que teve publicação científica como destaque mundial.

A live foi pensada para abordar as características específicas da segunda onda, como a mudança de faixa etária e as novas variantes, por exemplo, como explica o professor Tanta. Ele conta também que serão discutidas as sequelas que o coronavírus deixará. “Existe um grande número de pessoas buscando UTIs no país; então nós temos uma série de questões importantes que precisam ser debatidas, como o planejamento que deveria ter sido feito, a falta de coordenação nacional, o atraso na compra de vacinas e ineficiência na reposição dos kits de intubação”.

Sobre os convidados


Antônio Silva Lima Neto (Tanta)

Graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é médico, pesquisador, professor do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza e gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. 

Tanta é especialista em Medicina Preventiva e Social pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz, no Rio de Janeiro, mestre em Epidemiologia Ambiental e Políticas pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, da Universidade de Londres, e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).


Keny Colares

Professor do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, Keny Colares é médico formado pela Universidade Federal do Ceará. O professor fez especialização, residência, mestrado e doutorado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, que possui dos principais núcleos de doenças infecciosas do país, com ênfase em virologia.

Keny Coalres também atuou na implantação do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas da Unifor, organizando as linhas de pesquisa, incluindo a área de infecção por HIV.


Serviço

Pandemia de Covid-19: panorama atual e perspectivas
Data: 06 de maio de 2021 (quinta-feira)
Horário: 19h
Canais: Facebook | Instagram | TV Unifor - 181 (NET)