Estilo de vida pode ajudar a prevenir o Alzheimer. Confira dicas para o envelhecimento saudável

O Brasil instituiu em 2008 o Dia Nacional de  Conscientização da Doença de Alzheimer. A data é celebrada anualmente, no dia 21 de setembro, com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a importância da participação de familiares e amigos nos cuidados  com os portadores da doença. 

Mas você sabe como ela se manifesta e o que pode fazer para tentar envelhecer com mais saúde? A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Quase todas as vítimas são pessoas idosas. Após os 65 anos, o risco de desenvolver a doença dobra a cada cinco anos. 

Estima-se que existam no mundo cerca de 35,6 milhões de pessoas com a Doença de Alzheimer. No Brasil, há cerca de 1,2 milhão de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico. A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais.

Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.

O estilo de vida pode ajudar a prevenir o Alzheimer. Uma maneira de retardar o processo da doença é a estimulação cognitiva constante e diversificada ao longo da vida.

Confira dicas para o envelhecimento saudável:

  • Estimular o cérebro: mantenha o cérebro ativo aprendendo algo novo: um idioma, um instrumento, palavras cruzadas, etc. A leitura, por exemplo, é um ótimo hábito;
     
  • Exercitar-se: 30 minutos de atividade física de três a cinco vezes por semana. Para esta faixa etária recomenda-se a prática de natação, caminhada ou subir escadas em vez de ir de elevador;
     
  • Ter uma alimentação saudável e balanceada: vegetais, peixes e frutas têm ótimos nutrientes para o cérebro, assim como óleos vegetais ricos em Ômega 3;
     
  • Controlar o diabetes e a pressão arterial: os dois problemas são comuns nesta faixa etária e podem aumentar o risco de Alzheimer e de outros tipos de demência em até 50%;
     
  • Tomar sol ou suplementar com Vitamina D: um estudo publicado em agosto de 2014 na revista Neurology apontou que pessoas com idade avançada que não recebem quantidades suficientes de vitamina D correm mais riscos de apresentar demência.

Fontes: Alzheimer’s Disease International – ADI/ Associação Brasileira de Alzheimer e Federação Médica Brasileira