Fisioterapia: vamos falar sobre essa profissão

Hoje vamos tratar da Fisioterapia, uma ciência da saúde aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas. Sua gestão necessita do entendimento das estruturas e funções do corpo humano, mas não somente isso. Atualmente, o profissional de Fisioterapia é essencial dentro de uma equipe médica. Além de sua importância para a saúde integrada, fisioterapeutas têm relevância social, pois são responsáveis, em muitos casos, pela recuperação dos pacientes. 

Serviços especializados 

O profissional fisioterapeuta desempenha papéis como assistência à saúde em diferentes cenários, sejam públicos ou privados, atua na gestão, ensino, consultoria e pesquisa, sempre com o olhar diferenciado e integral em relação à funcionalidade humana. 

Cada vez mais, as pessoas reconhecem sua importância. É crescente a demanda por serviços especializados, catalisada principalmente nesse período de pandemia

"Um estudo publicado no The Lancet trouxe uma estimativa de que a cada três pessoas no planeta, uma vai precisar de serviços de reabilitação na qual o profissional de fisioterapia está inserido" revela o coordenador do curso de Fisioterapia da Universidade de Fortaleza, professor Paulo Fernandes. 

Atuação multifuncional

De acordo com a fisioterapeuta Amanda Moore, o profissional de Fisioterapia trabalha com estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções que chamamos de "cinético funcionais". Com isso, pode-se dizer que o objetivo é a promoção de saúde e prevenção de doenças e lesões, com o intuito de manter e recuperar a mobilidade e funcionalidade do corpo, maximizando a qualidade de vida do paciente. 

No atual cenário, vivemos uma realidade em que muitas profissões viraram multifuncionais. Com a área médica não é diferente, tanto que hoje é quase que indispensável um fisioterapeuta na equipe médica, assim como explica o professor Paulo Fernandes. 

"Nesse cenário de trabalho multiprofissional, vale ressaltar que o fisioterapeuta tem autonomia em suas ações e processos, além de ser um profissional de primeira consulta para muitas condições de saúde. Como por exemplo, uma dor crônica, situação em que o fisioterapeuta, através de estratégias de exercícios, recursos físicos e manuais, pode ampliar os resultados do paciente", afirma o docente.

O fisioterapeuta Caian Guimarães ressalta, "partindo do princípio que o fisioterapeuta atua em todas as especialidades (traumato-ortopédica, cardiovascular, pneumológica dentre outras), ele se torna um profissional essencial, visto que cada indivíduo irá precisar de fisioterapeuta pelo menos uma vez na vida. O fisioterapeuta atua no tratamento de patologias diversas, seja em uma artrose ou em complicações da Covid-19, na promoção do bem-estar e qualidade de vida". 

O fisioterapeuta Paulo Henrique Palácio, professor e coordenador do curso de Fisioterapia da Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza (Unifor) oferece a graduação em Fisioterapia, onde os alunos também contam com o Núcleo de Atenção Médico Integrado (NAMI). "Nós temos laboratórios com equipamentos modernos, inclusive com simuladores de ambiente de unidade de terapia intensiva e ferramenta de avaliação de força muscular e suas variantes, que apenas grandes centros esportivos do país e do mundo possuem", afirma o professor Paulo Fernandes.

+ ESTUDE FISIOTERAPIA NA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

No NAMI também está localizada uma das unidades de fisioterapia referência no Estado, com estrutura completa, tecnologia e profissionais que dão espaço e suporte para as atividades acadêmicas do curso. "Temos o suporte da clínica-escola do NAMI, no qual uma ala do primeiro andar do prédio é destinada ao serviço de fisioterapia, com atendimento de excelência e lugar de prática dos estágios assistidos e supervisionados do curso", reforça Paulo Fernandes.