Jejum intermitente: nutricionista diz como fazer e se emagrece

O jejum intermitente é uma estratégia para quem pretende perder peso e consiste em aumentar o intervalo de tempo entre as refeições, ingerindo assim uma pequena quantidade calórica. “O jejum intermitente não é uma dieta. Cientificando falando, é considerado jejum ingerir de zero a 25% da necessidade de calorias diárias. A literatura diverge sobre isso, mas você não quebra o jejum se ingerir bebidas não calóricas, como água e café”, comenta Filipe Brito, professor curso de Nutrição da Unifor.

Conversamos com ele para esclarecer algumas das principais dúvidas sobre o assunto.

É possível otimizar a perda de gordura comendo menos refeições?

O mais importante para a redução de peso é o déficit calórico, ingerir menos caloria do que precisa. São várias as possibilidades para gerar o déficit calórico, tanto com mais ou menos refeições, com jejum ou não. Para perder peso, dependemos mais dos hábitos do indivíduo - alimentares ou não.

Como realizar o jejum intermitente?

É importante que o indivíduo passe por uma anamnese com um nutricionista para que [o profissional] entenda a situação clínica do paciente e analise se naquele momento a estratégia do jejum intermitente é interessante. O nutricionista vai solicitar alguns exames para estudar o metabolismo do paciente.

Quais são os benefícios do jejum intermitente?

Os benefícios ainda estão em estudo, mas algumas das potenciais melhorias são:

• Aumento do tempo de vida (efeito anti-aging);

• Aumento de resistência ao estresse metabólico (Hormese);

• Redução da produção de radicais livres (metabolismo mitocondrial);

• Redução da velocidade de degeneração tecidual e envelhecimento;

• Redução da sensação de fome;

• Melhora da Doença Reumática;

• Melhora da Síndrome da Dor Crônica;

• Aumento da sensação de alerta, senso de calma e melhoria de humor.

É necessário realizar refeições a cada três horas para ficar nutrido?

A necessidade de comer de três em três horas para ser saudável é mito. Nem todos têm fome ou necessidade de comer nesse intervalo de tempo. Isso é algo individual.

É normal sentir fome enquanto faz o jejum intermitente?

Sim, um indivíduo em jejum intermitente pode sentir fome. Por isso é necessário fazer uma preparação para que a pessoa consiga realizá-lo. Nós fazemos uma preparação metabólica, modificando a dieta, para que o paciente possa fazer o jejum de forma mais confortável.

Quais são as restrições?

O jejum intermitente não é interessante para alguns tipos de pacientes. Solicito que atendo interrompam a estratégia para melhorar algumas queixas [de saúde].

Pessoas com contraindicação para fazer o jejum intermitente:

• Indivíduos com transtorno alimentar;

• Desnutrição ou caquexia (perda excessiva de peso e massa muscular);

• Gestantes;

• Hipotireoidismo não tratado;

• Demência;

• Insuficiência hepática ou renal;

• Porfiria.

Se você busca uma maior praticidade para perder peso e pensa em realizar o jejum intermitente, busque orientação e acompanhamento de um nutricionista. E não esqueça de se manter hidratado entre as refeições.

Estude Nutrição na Unifor

O aluno formado em Nutrição pela Unifor leva consigo o preparo para o exercício profissional nos mais diversos campos de atuação, além de uma formação humanista com foco na ética, responsabilidade social e fortalecimento dos valores constitucionais.

Confira aqui as oportunidades e benefícios de estudar em uma das melhores universidades particulares da América Latina.