Lives da Superação: a atleta Laila Ferrer descobriu seu talento na graduação e chegou aos Jogos Olímpicos

Imagine você crescer com aptidão para o mundo do esportes desde criança, no município de Pacatuba, no Ceará. Ganha bolsas em colégios, treina handball desde cedo.

Aí você termina o Ensino Médio e o sonho de se formar em Educação Física acaba cedendo espaço para o mercado de trabalho, pois outras opções demandam investimento. Até que sua irmã oferece ajuda para realizar o sonho da graduação; você entra na Universidade, onde descobre um talento para o esporte que vai lhe levar aos Jogos Olímpicos.

Tudo isso e mais um pouco aconteceu na vida de Laila Ferrer! Atleta brasileira do lançamento de dardo, ela começou o curso de Educação Física na Unifor e conheceu o atletismo através de um de seus professores, no ano de 2005, aos 25 anos. Idade considerada “tarde” para iniciar uma carreira esportiva. “O que eu queria era terminar meu curso, que era o meu sonho”, diz ela.

De Pacatuba às Olimpíadas

Laila começou a participar de competições esportivas, representando a Unifor nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), o qual sagrou-se campeã em 2007. No final daquele mesmo ano, resolveu mudar-se para São Paulo. “Quando eu saí daí (Fortaleza), eu fiz uma promessa: que eu ainda ia para uma Olimpíada”, revela.

A trajetória de Pacatuba até as Olimpíadas de Londres, em 2012, foi relatada por Laila em mais uma Live da Superação, promovida pela Universidade de Fortaleza no último dia 20 de maio. Mediada pela professora Sônia Ficagna, do curso de Educação Física, a transmissão aconteceu nas mídias sociais da Universidade: Instagram; Facebook; YouTube e na TV Unifor, pelo canal 181 da NET.

Na conversa, Laila revela as dificuldades que enfrentou, seus momentos de superação, o que faria de diferente, suas conquistas, dicas para os mais jovens, como tem treinado em tempos de coronavírus e seus planos para o futuro.

Sobre esse último ponto, a gente adianta: “A bagagem que ganhei eu preciso devolver para o lugar que me fez nascer tudo isso”.

Confira o bate-papo na íntegra: