Lives do Conhecimento: Leandro Karnal fala sobre o processo de construção da felicidade

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz recebeu,na última terça-feira (26), o historiador, escritor e professor universitário Leandro Karnal, em mais uma Live do Conhecimento. A conversa, que teve como enfoque central a gestão dos sentimentos em tempos de pandemia e a descoberta da felicidade, foi mediada pela professora Katherinne Mihaliuc, diretora do Centro de Ciências Jurídicas da Unifor.

Aclamada pelo público, a transmissão aconteceu nos perfis da Unifor no Facebook, Instagram, YouTube e na TV Unifor (canal 181 da NET). Karnal é um dos mais requisitados pensadores da atualidade no Brasil, suas ideias conseguem atingir milhares de pessoas e tornam seus livros best-sellers.

A conquista pela felicidade

A live foi contemplada com diversas reflexões feitas pelo escritor, que nos sugere novas perspectivas sobre o que é felicidade, inclusive no momento de pandemia. Para ele, a felicidade é um processo de construção histórica que depende de nossas escolhas feitas durante a vida, e cita: “não acredito em destino, acredito em esforço, em construção", afirma Leandro.

Karnal também comenta sobre a relação entre a alegria e a tristeza. “É preciso botar a mão na consciência, aproveitar tudo que está à nossa disposição e seguir. Pois para ser feliz é preciso coragem. A tristeza, não se enganem, é uma forma de preguiça e de covardia. A tristeza é uma forma de 'entregar o jogo', não lutar pela alegria. Pessoas felizes são pessoas corajosas, que admitem que felicidade é uma conquista e não um momento de felicidade”, reflete o pensador.

Otimismo x pessimismo

Dentre outras pontuações feitas na live, Karnal agradece a experiência com o magistério e relata que este o torna mais otimista e, consequentemente, um ser melhor. “Eu agradeço aos meus alunos, em meus 38 anos de magistério, porque eles me tornaram ainda mais otimista. Eu sempre achei otimismo mais produtivo do que o pessimismo. Sou bastante realista, mas sempre acho que pode melhorar e que vai melhorar se as pessoas agirem”, explana o convidado.

Confira a live completa: