Por que o álcool 70% é mais eficaz na desinfecção do que o álcool absoluto?

Desde que o mundo parou por conta da Covid-19, muito se fala sobre medidas de prevenção; e a higiene - pessoal e dos objetos - é um dos principais agentes no combate ao coronavírus.

No meio dessa pandemia, o álcool 70% figura entre os itens mais procurados; mas você sabe a razão disso? Será que o álcool absoluto tem a mesma eficácia?

Para tirar essas e outras das principais dúvidas acerca do tema, nós conversamos com a professora Wellyda Aguiar, do curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza.

Por que o álcool 70% é mais eficaz e indicado?

Quando se fala em álcool 70%, significa dizer que é composto por 70% de álcool e 30% de água. Para que a desnaturação das proteínas dos microrganismos ocorra de forma eficaz, é necessária a presença de água, que irá facilitar a entrada do álcool no microrganismo e retardar sua volatilização, permitindo maior tempo de contato com o local aplicado.

Quando se utiliza o álcool 99,6% ou álcool absoluto, ocorre uma coagulação extremamente rápida das proteínas, não havendo penetração do álcool no interior da célula e, portanto, não eliminando de forma eficaz os microrganismos.

O uso do álcool 70% é indicado apenas para higienização das mãos ou é possível aplicá-lo em outras superfícies?

O álcool 70% também é recomendado para a higienização de superfícies, como vidros, bancadas, sacolas, objetos como chaves e embalagens vindas de supermercados.

Com relação aos produtos vindos de supermercados, importante ressaltar que o álcool é útil para higienizar a embalagem externa, mas ela deverá estar íntegra, pois o álcool não deverá entrar em contato direto com o alimento.

No caso de ausência do álcool 70%, que substitutos são mais indicados para higienizar as mãos e objetos?

O álcool 70% é um importante aliado pela sua praticidade de poder levá-lo consigo, quando não se tem à disposição imediata água e sabão para lavagem de mãos ou quando não é possível lavar o objeto com esses dois recursos. Já a lavagem de mãos com água e sabão, desde que feita de forma correta, é extremamente eficaz.

Existe álcool 70% em gel e espuma; há outra forma de apresentação do produto?

Existe também o álcool 70% na forma líquida, que é indicado para superfícies e objetos como chaves, por exemplo.

Todas essas formas do produto têm a mesma eficácia? Qual a principal diferença entre eles para quem vai usar?

O álcool em gel é essencialmente destinado para assepsia de pele (mãos, punhos e antebraço) e o álcool líquido é especialmente indicado para higienização de superfícies e objetos. Ambos usados na concentração de 70% terão ação microbicida.

O uso de álcool em gel nas mãos é um risco em relação à proximidade do fogo?

Por ser inflamável e por conter concentração elevada de álcool, o uso e armazenamento inadequado do álcool 70% pode gerar grande risco de queimaduras e incêndios, principalmente se for feito próximo a fontes de calor. Portanto, não é recomendado a higienização das mãos com álcool antes de cozinhar, por exemplo, ou manipular outras fontes de calor. Antes de cozinhar, a lavagem de mãos com água e sabão sempre será a melhor opção.

Como o usuário pode ter segurança da qualidade e procedência do álcool em gel que ele está adquirindo?

É importante observar se o produto apresenta os devidos registros sanitários, bem como responsável técnico e informações importantes sobre o uso. Esses são dados que deverão constar de forma obrigatória na embalagem e que dão indícios de boa procedência do produto.