Precisa usar banheiro público? Saiba os cuidados necessários durante a pandemia de Covid-19

A higiene e limpeza correta ao usar banheiros sempre foram cuidados essenciais para evitar problemas de saúde. No atual cenário de pandemia, por conta da Covid-19, médicos e especialistas em saúde pública alertam para que esses hábitos sejam redobrados.

Recentemente, cientistas reconheceram que é possível ocorrer a transmissão de coronavírus pelo ar, por meio da chamada "nuvem do toalete". Essa "nuvem" é formada de gotículas que podem subir até 1 metro e pairar tempo suficiente para serem inaladas pelo próximo usuário, ou pousar nas superfícies do banheiro.

Com a retomada gradual das atividades econômicas, é possível que você precise utilizar um banheiro público e fique em dúvida sobre como proceder.

Em artigo publicado no The New York Times, o médico obstetra e ginecologista Jen Gunter dá algumas orientações práticas que a gente compartilha aqui.

Cuidados ao usar banheiros públicos

  • A principal recomendação continua sendo usar máscara, manter o distanciamento social e limitar as superfícies que você toca; lembrando sempre de higienizar as mãos.
     

  • Se for possível, escolha banheiros maiores com várias cabines. Em geral, banheiros grandes possuem maior circulação de ar.
     

  • Assim que outra pessoa sair de uma cabine ou banheiro individual, espere, pelo menos, 60 segundos antes de entrar. Preste atenção se a tampa do vaso está aberta, pois isso significa mais "nuvem".
     

  • Se for preciso descartar um produto menstrual, levante a tampa com um pedaço de papel higiênico e depois higienize as mãos. Segundo o médico Jen Gunter, essas tampas estão entre as piores superfícies do banheiro, pois são tocadas por muitas mãos não lavadas e banhadas com nuvens infecciosas.
     

  • Feche a tampa do vaso sanitário antes de dar a descarga, de forma a prender a "nuvem". Imagine que a tampa do vaso é a "máscara para o banheiro".
     

  • Se a descarga do banheiro for automática, dê um passo para trás, porque esses equipamentos borrifam.
     

  • O médico alerta que a forma como você seca as mãos após a lavagem não importa muito - toalhas de papel ou secadoras a ar dão no mesmo. Mas a dica do médico é: evite toalhas de mão compartilhadas e reutilizáveis.
     

  • Saia do local o quanto antes. Nada de conversas no banheiro, pois aumenta o tempo de exposição à "nuvem".
     

  • Se precisar tocar na porta, use um desinfetante para as mãos depois de sair.

Banheiros compartilhados

Em casa, a recomendação é que o banheiro seja lavado com água sanitária, no mínimo, uma vez ao dia, especialmente se houver idosos, que são grupo de risco.

Se houver algum familiar contaminado ou com suspeita de Covid-19, o ideal é que ele tenha um banheiro para uso exclusivo. Caso não seja possível, é necessário higienizar o banheiro completamente após cada uso.