Problemas de ansiedade ou sono desregulado? Conheça os benefícios do triptofano

O nome pode parecer um pouco estranho, mas seus benefícios são bem conhecidos. O triptofano é um aminoácido e faz parte de algumas proteínas. Uma de suas funções é auxiliar na produção de melatonina, hormônio que favorece a qualidade do sono e que ajuda a evitar toxinas que aumentam a ansiedade. Além disso, o aminoácido ajuda na formação de neurotransmissores benéficos para a saúde mental.

Parece uma maravilha, não é?

Para ficar ainda melhor, a professora Nara Parente, do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza, explica que o triptofano é naturalmente encontrado em alimentos como banana, peixe, ovo, abacate, morango, tomate, morango, tâmara, gergelim, entre outros.

Para que serve

Essencial em diversas funções metabólicas, o triptofano serve para:

• Melhorar a memória;
  • Controlar a ansiedade;
  • Combater a depressão;
  • Controlar o peso;
  • Melhorar a habilidade de aprendizagem;
  • Regular o sono.

Quanto consumir

Segundo a professora Nara Parente, não há uma medida exata para consumo do aminoácido, mas é preciso incluí-lo dentro de uma dieta equilibrada e com hábitos de vida saudáveis.

"Não há risco, mas quando o(a) paciente tem inflamação, ele(a) não forma melatonina, o triptofano é desviado para uma via metabólica que gera compostos tóxicos ao organismo. Por essa razão, o aminoácido não deve ser suplementado sem recomendação", esclarece a nutricionista.

Estude Nutrição na Unifor

Na Unifor, você se forma profissional da saúde apto a contribuir para a promoção de saúde e prevenção e tratamentos de doenças, a partir das suas necessidades, costumes e hábitos alimentares.

> Participe do processo seletivo e estude na Universidade de Fortaleza

Como nutricionista, pode atuar como gestor em unidades de alimentação e nutrição; pode exercer atividades privativas da profissão, como assistência e educação nutricional de coletividades ou indivíduos, assistência dietoterápica hospitalar, ambulatorial e em nível de consultórios de nutrição e dietética.