Programa promove a saúde vocal de funcionários da Universidade de Fortaleza

A voz é uma característica humana relacionada à necessidade de socialização. Traduz personalidade e é única a cada indivíduo. Alterações emocionais e físicas provocam modificações vocais.

Além de um instrumento de comunicação, a voz é também uma ferramenta de trabalho para muitos profissionais. Pensando em cuidar do bem-estar vocal de professores e colaboradores da Universidade de Fortaleza, o Viver Bem+, programa institucional de Qualidade de Vida, desenvolvido pela Gerência de Recursos Humanos, promove o Programa de Saúde Vocal em parceria com professores do curso de Fonoaudiologia.

Com a função de educar, prevenir e tratar a voz, o Programa é dividido em duas etapas:

1ª Etapa – Curso teórico a distância: apresentação de metodologia, estrutura e conceitos. Ao final do curso, o participante preencherá uma ficha de avaliação vocal que será encaminhada direto aos fonoaudiólogos responsáveis pelos atendimentos.

2ª Etapa – Atendimentos: até 10 sessões de orientações sobre o uso da comunicação profissional. O participante realiza exercícios de melhoria da voz, aprende sobre o uso de microfone, uso da comunicação em videoconferências, entre outros recursos.

“É um programa gratuito, disponível para todos os funcionários da Unifor, incluindo docentes e técnico-administrativos. Por causa da pandemia do coronavírus, o Programa está sendo realizado de forma inteiramente online”, explica Cecília Freitas, analista de recursos humanos e responsável pelo Programa.

O acompanhamento vocal com um fonoaudiólogo traz benefícios para a saúde, como elevação da autoestima e melhores resultados profissionais. “As pessoas utilizam a voz durante muito tempo ou de maneira equivocada e com isso podem sofrer de incômodos, como ficar roucas com frequência, sentir dor ao falar, ter pigarros, falhas na voz e em alguns casos podem chegar até a quadros de afonia [perda parcial ou total da voz]. O programa tem como objetivo minimizar esses problemas e melhorar a qualidade de fala, para que as pessoas utilizem a comunicação como uma ferramenta de trabalho de maneira mais eficaz”,  esclarece o professor e fonoaudiólogo Charleston Palmeira, responsável pelo Programa.

Alimentação x voz

Alguns hábitos do cotidiano são prejudiciais à saúde da voz e devem ser evitados. “Falar em excesso pode causar uma sobrecarga na musculatura da voz. Falar de modo inadequado: muito alto, de uma forma que não é natural e rápido pode causar descontrole na respiração.

Outro hábito que pode trazer prejuízos para a voz diz respeito à alimentação. Uma alimentação desequilibrada pode trazer refluxo gastroesofágico e pode provocar irritação na mucosa das pregas vocais. Alguns alimentos ressecam a garganta ou aumentam a secreção, causando desconforto na hora do uso da voz. Convém que as pessoas observem se existe algum alimento que cause desconforto durante sua fala”, afirma Charleston Palmeira.

Os principais indícios do desgaste vocal são rouquidão, voz fraca e sem resistência, cansaço ao falar, falha na voz, problemas com dicção e para articular palavras. “Caso alguém sinta rouquidão por mais de duas semanas, deve procurar um médico, em especial um otorrinolaringologista. Após a avaliação, o médico vai prescrever um tratamento, que pode ser medicamentoso e/ou fonoaudiológico. Quando o médico encaminha para o fonoaudiólogo, é porque detectou que o problema do paciente está relacionado ao uso errado da voz”.

Exercícios vocais

A prevenção é necessária para evitar problemas mais sérios como a perda parcial ou total da voz. “As pessoas devem beber água na quantidade limite do corpo, ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos para melhorar postura, respiração e condicionamento físico, repousar a voz toda vez que ela estiver cansada e desgastada e fazer exercícios vocais com fonoaudiólogos. Orientamos que os exercícios sejam feitos sob a supervisão de um profissional, pois eles são individuais para cada pessoa. Por isso, convocamos todos os funcionários da Unifor a participarem do nosso programa”, recomenda o fonoaudiólogo.

“As inscrições para o Programa de Saúde Vocal são realizadas através de C.I. pelo Unifor Online. O funcionário inscrito recebe a liberação em seu Unifor Online para utilizar a plataforma do curso. O Programa é divulgado a cada seis meses ou um ano, a depender do andamento dos atendimentos e dos resultados obtidos com os participantes", informa Cecília Freitas.