Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?

Você sabia que atividade física e exercício físico são coisas diferentes?

Diego Sousa, professor da Academia Unifor, explica que exercício físico é toda modalidade sistemática, pensada e elaborada, com começo, meio e fim. Alguns exemplos: musculação, capoeira, hidroginástica, natação, etc.

Já a atividade física é todo e qualquer movimento que tire o indivíduo do repouso, como as tarefas diárias: varrer o chão, subir escadas, lavar roupa manualmente, entre outras.

Um carteiro que caminha vários quilômetros, durante o exercício de sua profissão, está realizando uma atividade física e poderá colher os benefícios de estar em constante movimento. (Foto: divulgação / Correios)

Nosso corpo entende os benefícios do movimento, independente de vir de exercício ou atividade física. Subir e descer escadas, por exemplo, é um movimento do nosso dia a dia, o que vai fazer diferença no organismo será a quantidade. (Foto: divulgação)

Natação é um exemplo de exercício físico, onde há uma sistemática, pensada e elabora, com começo, meio e fim. (Foto: divulgação)

Para praticar esportes de forma segura, é importante buscar orientação especializada de um profissional de Educação Física. (Foto: divulgação)

Qual é mais eficiente?

Muitas pessoas têm dúvidas se um é mais eficiente que o outro. O fato é que há muitos parâmetros a serem considerados para que o corpo possa colher benefícios do movimento, e aí entram tanto a atividade como o exercício físico. Aqui no Blog Saúde, nós já falamos sobre como sair do sedentarismo e demos algumas dicas e cuidados importantes na hora de colocar o corpo em movimento.

Educação Física na Unifor

O mundo mudou e você também pode mudar. Conheça as possibilidades de estudar Educação Física na Universidade de Fortaleza e juntos estaremos preparados para o futuro. Aproveite as inscrições gratuitas*, o novo vestibular online e confira as demais vantagens para ingressar em uma das melhores Universidades do mundo. Esperamos você!

*Exceto Medicina.

Materiais Gratuitos