Saúde bucal e coração: saiba qual a relação entre dentes e problemas cardíacos

Quando pensamos nos incômodos que uma má saúde bucal pode trazer, lembramos logo de cáries, gengivite, mau hálito e tártaro. "Com relação à falta de higiene, podemos ter vários problemas, mas do ponto de vista oral, a gente tem três principais doenças: cáries, doenças periodontais e candidíase (infecção fúngica mais comum em idosos)”, explica Bruno Rocha, professor do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza.

Segundo ele, essas são as doenças que mais afetam a população no mundo todo em decorrência da falta de cuidados e de instruções orais. No entanto, a saúde bucal é importante para o bem-estar do corpo como um todo.

Diversos estudos evidenciam, por exemplo, a relação entre a má saúde bucal e problemas cardiovasculares. Um deles, realizado pelo Instituto do Coração (Incor), mostrou que 36% das mortes por problemas cardíacos e 45% das doenças cardíacas são de origem bucal. A seguir, entenda como funciona essa relação.

Saúde bucal e problemas cardíacos 

Como a boca é uma porta de entrada para bactérias causadoras de várias moléstias, esses microrganismos podem acabar gerando infecções e agravando lesões pela falta de uma higiene adequada. As bactérias também podem atingir a corrente sanguínea e, consequentemente, diversos órgãos - inclusive o coração -, desencadeando graves doenças cardiovasculares.

“Já existem diversos estudos que relacionam essas doenças com alguns desses fenômenos. Não exatamente com o aparecimento dessas lesões, mas já se sabe que pacientes com esses problemas podem ter agravantes da situação cardiovascular, como dificuldade no controle da pressão arterial, que dá até cinco vezes mais chances de um infarto agudo do miocárdio, e Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, informa Bruno Rocha.

Com relação aos problemas cardiovasculares, existe uma associação maior dessas doenças com a gengivite e com a periodontite que, segundo o professor, podem agravar males cardíacos, aumentando o risco de surgimento no paciente.

Quem pode sofrer com essa situação?   

Quem mais corre o risco, segundo o professor, são pacientes que já possuem algum tipo de problema cardiovascular ou síndrome - mais especificamente na válvula cardíaca - como malformação do coração ou utilização de próteses valvares.

Tais condições apresentam maior probabilidade no desenvolvimento da chamada “Endocardite Bacteriana”; ela acontece com a saída das bactérias da cavidade oral para a corrente sanguínea, podendo chegar ao coração, gerando problemas infecciosos que, em casos mais graves, podem levar uma pessoa a óbito.

“Esses pacientes precisam ter um cuidado redobrado com a higiene, e o próprio profissional que os atende deve tomar um cuidado especial, muitas vezes administrando antibiótico em terapia prévia, para evitar que essas bactérias orais venham a se instalar na região cardíaca”, pontua Bruno.

Sinais de advertência e prevenção

Geralmente, os sinais de doenças infecciosas que se agravam são:

  • Vermelhidão gengival;
  • Lesões nos dentes;
  • Céu da boca muito vermelho;
  • Dor e ardência.

A prevenção pode ser realizada com a escovação e higiene regular da cavidade bucal. Já na parte cardíaca, é recomendado ter uma boa alimentação, praticar exercícios regulares e, principalmente, quando o paciente tem histórico familiar de doenças cardiovasculares, a consulta e o acompanhamento junto ao médico especialista.

Saiba mais

A gengivite é uma inflamação gengival causada por bactérias que se acumulam pela falta de higiene.

A periodontite é uma evolução da gengivite e ocorre quando a inflamação não fica restrita à gengiva, indo para o tecido ósseo, que vai ser perdido, amolecendo os dentes, além de outros sintomas.