Sistema imunológico e Covid-19: saiba como fortalecer seu organismo

Especialistas afirmam que a Covid-19 causa alterações no corpo, especialmente no sistema pulmonar. A doença também pode causar alterações metabólicas. Você sabia?

Segundo a endocrinologista Ana Flávia Torquato, há registros da relação bidirecional entre doenças metabólicas e risco de desenvolvimento de quadros mais graves após infecção pela Covid-19, por exemplo.

Outro aspecto importante a se tomar cuidado é relativo ao nosso sistema imunológico. Para mantê-lo equilibrado, aqui vão algumas dicas: 

  • Sono adequado;
  • Praticar exercício físico;
  • Ter uma alimentação com maior quantidade de alimentos naturais - comidas preparadas em casa, frutas, vegetais, castanhas, sementes, etc.

Por outro lado, estresse, sono inadequado, alimentação com excesso de produtos ultraprocessados (industrializados), fast-food, doces e alimentos refinados podem afetar negativamente sua imunidade.

Vitamina C ajuda a prevenir o coronavírus?

Muita gente tem essa dúvida, mas a resposta é bem objetiva: não.

Filipe Brito, nutricionista e professor do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza, explica que a suplementação de vitamina C não impede que nós sejamos contaminados pelo coronavírus ou fiquemos gripados.

+ ESTUDE NA UNIFOR; PARTICIPE DO PROCESSO SELETIVO

"O efeito que ela (a vitamina C) promove é de redução da intensidade dos sintomas gripais e da duração da gripe. Infelizmente, pela intensidade da inflamação causada pela Covid-19, sua suplementação não ajudaria. Contudo, uma boa ingestão de alimentos ricos em vitamina C dará suporte ao bom funcionamento do sistema imune”, esclarece o nutricionista.

Cuidados para quem possui diabetes

Pesquisas mostram que pessoas portadoras de doenças crônicas não controladas - diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, por exemplo - têm maior risco de desenvolver quadros graves da Covid-19. Já aqueles que estejam sob controle - seja medicamentoso, dieta, exercício, etc - apresentam risco semelhante aos demais. 

"Indivíduos portadores de doenças crônicas já passam por um processo inflamatório contínuo; isso faz com que a intensidade da inflamação causada pela Covid-19 seja maior. Nesse momento, é mais importante ainda o tratamento adequado das doenças crônicas", alerta Filipe Brito.

“Pela situação (da pandemia), muitos pacientes têm ficado com medo de ir às clínicas fazer suas consultas de rotina. Isso pode piorar o controle da doença. O brasileiro, em geral, acha que basta tomar a medicação e tudo está controlado. Infelizmente não é simples assim. Você só tem um controle se usar a medicação adequadamente, se alimentar adequadamente e se exercitar”, finaliza.

Estude Nutrição na Unifor

Na Unifor, você se forma profissional da saúde apto a contribuir para a promoção de saúde e prevenção e tratamentos de doenças, a partir das suas necessidades, costumes e hábitos alimentares.

+ ESTUDE NA UNIFOR; PARTICIPE DO PROCESSO SELETIVO

Além disso, você participa ainda de eventos didáticos, encontros com egressos, iniciação à docência e científica, atividades culturais e de extensão. Outros diferenciais da graduação em Nutrição da Unifor são os programas de apoio ao estudante, como os Programas Tutorial Acadêmico, de Apoio Didático, de Apoio Psicopedagógico, além da inserção do aluno em pesquisas, monitorias acadêmicas, grupos de estudo, intercâmbios internacionais, programas de extensão, ciclos de atualização e fóruns de pesquisa, dentre outros.